Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de julho de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
VENDAS ON LINE

Governo lança plataforma para agricultores familiares de MS venderem on line

O Estado conta atualmente com 43 mil propriedades enquadradas como agricultura familiar.

31 Mai 2020 - 07h44Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – Com objetivo de ampliar os horizontes da Agricultura Familiar, o Governo de Mato Grosso do Sul , por meio da  secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, lançou uma plataforma digital para dar aos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul a oportunidade de readequar o modelo de comercialização de seus produtos diante das mudanças causadas pela pandemia de coronavírus. O Estado conta atualmente com 43 mil propriedades enquadradas como agricultura familiar.

A plataforma surge da necessidade de socorrer pequenos produtores para escoar a produção de hortifrutigranjeiros. O segmento viu o consumo cair devido a reajuste no modelo de comercialização e por isso novas formas de vender a produção que é perecível se fizeram necessárias.

Diante do gargalo, a Superintendência de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro decidiu agir para minimizar as perdas dos produtores, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas. Na plataforma os produtos poderão ser oferecidos gratuitamente ao mercado consumidor de vários segmentos interessados nos hortifrútis.

A plataforma recebeu o nome de Manucã. A palavra em guarani que significa ‘vou trabalhar na roça’ e é uma maneira de homenagear aqueles que tiram do campo seu sustento e levam alimentos de qualidade à mesa de muitas famílias. A plataforma já está no ar e pode ser acessada no link manuca.semagro.ms.gov.br.

Após o cadastro feito na plataforma, a negociação passa a ser realizada entre ambos, para decisão de preços e formas de entregas. Não há pagamento para uso da plataforma por nenhuma das partes, já que a ideia é justamente ligar um ao outro sem onerar os custos.

O titular da Semagro, secretário Jaime Verruck explica que a Manucã foi criada para resolver um problema dos agricultores familiares neste momento de pandemia, mas que deve se fortalecer com o tempo mesmo depois do coronavírus. “Recebemos o apoio da AMAS e da Abrasel/MS, que se interessaram pela proposta. Assim o Estado cumpre o seu papel de divulgar os produtores e conectá-los com os compradores, utilizando a tecnologia a favor”.

A divulgação da plataforma está sendo realizada com reuniões virtuais e com equipe técnica da Agraer responsável por informar e auxiliar os produtores a se cadastrarem. O projeto também conta com apoio do SEBRAE e SENAR e da UFGD, onde dois acadêmicos da Engenharia da Computação passaram por um processo seletivo para  bolsistas  financiado pelo CNPq/MCTIC, que tem atuado em conjunto com a Semagro, por meio do Projeto Bioeconomia.

Para se cadastrar é simples e rápido. Basta acessar a plataforma, se cadastrar (como pessoa física ou jurídica) e anunciar os produtos. Dessa forma os compradores podem ampliar a sua rede de fornecedores e as empresas de logística podem participar viabilizando e otimizando as entregas.

Dentro da plataforma não é realizado e-commerce, somente é permitido disponibilizar anúncios de oferta e demanda. É um local virtual onde agricultores familiares e consumidores podem se encontrar e anunciar tudo relacionado a produção e comercialização de frutas, hortaliças, mudas e plantas ornamentais – gratuitamente.

Priscilla Peres –  Semagro

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Nova gasolina a partir de agosto; combustível será mais caro, mas deixará veículos mais econômicos
APLICATIVO - TECNOLOGIA
Como a Binomo Funciona no Modo App Em 130 Países, Inclusive para Residentes Brasileiros
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Mais de 700 vagas de emprego estão disponíveis na Capital e 23 cidades sul-mato-grossenses
GOVERNO DE MS
TÁ NA CONTA: saques de salários dos servidores estaduais já estão disponíveis
FATIMA DO SUL - MARMITEX
Saborosa comida caseira por 5 reais é na Cantina Sabor da Maria em Fátima do Sul
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Devido a pandemia, Governo de MS prorroga medidas de apoio aos empresários
BORA PRA BONITO - MS - REABERTO
Hotel Águas de Bonito reabre com segurança e estrutura proporcionada para o aconchego em Bonito (MS)
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura em MS abre seleção para médico com salário de R$ 13,2 mil
DINHEIRO NA CONTA
Governo deposita R$ 400 milhões em salários nesta sexta-feira