Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
MS - A RETOMADA

Governo do Estado lança pacote com projetos que garantem a retomada segura em MS

27 Set 2021 - 14h52Por Rodson Lima, SES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com o apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS) e da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL) lançou nesta segunda-feira (27),  no Centro de Convenções Albano Franco, o Programa ‘Retomada Segura MS’.

O programa estabelece um pacote de medidas sanitárias que garantam maior segurança para o funcionamento dos diversos setores da economia do estado e da população em geral, bem como, a comemoração da marca histórica atingida pelo Estado, de mais de 70% da população acima de 18 anos ou mais, já imunizada.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, com base nos indicadores atuais da pandemia, com redução de casos ativos, queda sustentada das taxas de hospitalização e dos óbitos é o momento de retornar às atividades rotineiras. “Mas precisamos garantir que este retorno seja seguro para todos, por isso, as nossas equipes criaram medidas que visam estabelecer cuidados, de forma a não impactar e retroceder os índices alcançados no combate à pandemia Covid-19”.

O presidente da Fiems, Sergio Longen, destacou que o empenho de todos na campanha de imunização contra Covid-19. “Mato Grosso do Sul não lidera a cobertura vacinal por acaso. Agradecemos o empenho de todos, em especial do secretário Geraldo Resende, por termos conseguido a imunidade de coletiva”, disse.

Mato Grosso do Sul ultrapassou a marca de 70% da população maior de 18 anos com o ciclo completo de imunização contra a covid-19. Celebrar a chegada a essa marca é importante porque a pandemia já ceifou diretamente a vida de sul-mato-grossenses, restringiu o acesso aos cuidados de saúde e forçou o encerramento precoce de muitos negócios, induzindo ao desemprego e limitando o crescimento da nossa economia. Na ocasião, 700 balões recheados com sementes de girassol foram lançados em homenagem às vítimas da covid-19. Trabalhadores da saúde também foram homenageados.

Retomada Segura MS

O Programa Retomada Segura MS visa fortalecer as medidas de proteção individual e coletiva contra o Coronavírus, contendo um conjunto de seis ações que possibilite o cidadão sul-mato-grossense a retomar suas atividades cotidianas dentro de um ambiente mais favorável à sua segurança: Biossegurança MS, Teste MS, Conscientiza MS, Passaporte Vacina MS, Imuniza Trabalhadores MS e Vacina MS.

  • Projeto Biossegurança MS – Reforça as medidas gerais de biossegurança a serem empregadas pelos diversos setores da sociedade, como forma de controle e mitigação da COVID-19, o qual está tramitando no Governo do Estado e será encaminhado para a ALEMS ;
  • Projeto Teste MS – Amplia a realização de testes rápidos de antígeno, a notificação dos resultados e a contraprestação de utilização dos mesmos, que serão empregados pelos 79 municípios. A SES/MS ampliará a distribuição desses aos municípios, os quais dependem de um resultado oportuno para auxiliar na conduta clínica imediata.
  • Projeto Conscientiza MS – Orienta o cidadão sobre a manutenção de cuidados de biossegurança após ser vacinado.
  • Projeto Passaporte Vacina MS – Exige a apresentação do comprovante de vacinação da 1ª dose, para acesso a eventos e atividades que reúnam público superior a 100 pessoas, o qual está tramitando no Governo do Estado e será encaminhado para a ALEMS;
  • Projeto Imuniza Trabalhadores MS – Realiza a busca ativa dos trabalhadores das indústrias que ainda não se vacinaram ou que ainda não completaram o seu ciclo vacinal. Parceira no projeto, a FIEMS vai oferecer aos seus associados um selo ouro, para as empresas que tiverem 100% dos colaboradores imunizados, como forma de incentivo.
  • Projeto Vacina MS – Aplicação de 275.000 doses pelos 79 municípios do estado, dentro de um período de sete dias, bem como, a realização do dia “D” da vacinação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Ofertas da Semana com os melhores preços você encontra no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com gás a R$ 79,99, veja as OFERTAS desta quarta e quinta VERDE do Jorge Mercado em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
Fotos - Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS