Menu
SADER_FULL
terça, 1 de dezembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SITIOCA ALVORADA
ECONOMIA

Franquias que mais cresceram em 2013 são de cerveja e limpeza

1 Abr 2014 - 11h23Por Folha

Com 307 novas unidades em 2013, a  Nosso Bar Brahma foi a microfranquia que mais abriu pontos comerciais no país, segundo ranking elaborado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) a pedido do UOL. Essas redes exigem investimento inicial de até R$ 80 mil

Na segunda posição, ficou a rede Mr. Limp (serviços de limpeza), com 187 novas lojas no ano passado. Em seguida, vem o Cartório Postal (franquia de envio e transferência de documentos), com 182 pontos comerciais, a franquia Spa da Sobrancelha (centro de estética para os olhos), com 169 lojas e a rede House Shine (limpeza residencial), com 161 lojas.

Completam a lista as franquias Seguralta (corretora de seguros), com 112 novos pontos comerciais, em 2013; Prepara Cursos (cursos profissionalizantes), com cem unidades abertas; Ensina Mais (reforço escolar), com 95 inaugurações; Divulgapão (publicidade em sacos de pão), com 92 novas unidades; e Jadlog (transporte de cargas), com 63 pontos inaugurados. 

Apesar de figurar no ranking do ano passado, a rede Spa das Sobrancelhas, em 2014, não tem mais a classificação de microfranquia. É que a rede elevou o seu custo inicial para a partir de R$ 120 mil, enquanto que a ABF manteve o teto de investimento das microfranquias em R$ 80 mil.

Para o diretor de microfranquias da ABF, Edson Ramuth, a abertura de novos pontos comerciais se deve ao baixo investimento exigido por estas redes e à possibilidade de operar o negócio, em muitos casos, da própria casa.

"As microfranquias contam com suporte e treinamento de uma franquia normal, mas exige um investimento menor, o que possibilitou que empreendedores com menor renda se tornassem donos do negócio próprio", afirma.

Segundo a ABF, em 2013, o número de unidades de microfranquias chegou a 17,2 mil, 29% a mais do que no ano anterior (13,3 mil pontos comerciais). Já o faturamento dessas redes subiu de R$ 4,5 bilhões, em 2012, para R$ 5,9 bilhões, no ano seguinte, alta de 31%.

Faturamento das redes vai até R$ 40 mil

Entre as dez microfranquias que mais avançaram no ano passado, a de menor investimento é a Seguralta. Com R$ 18 mil é possível montar uma unidade da rede e trabalhar em casa. No entanto, a marca é a que oferece o menor faturamento médio mensal: R$ 8.000.

Em relação ao faturamento, as redes House Shine, Jadlog e Mr. Limp oferecem receita mensal de R$ 40 mil. O lucro líquido, porém, varia de 15% a 20% deste valor, ou seja, de R$ 6.000 a R$ 8.000.

"A maioria das microfranquias que prestam serviços podem ser operadas de casa, o que aumenta a lucratividade do franqueado. Em alguns casos, o lucro obtido pode chegar a 50% do faturamento bruto", diz Ramuth. 

Ampliar

Clique e veja franquias para abrir em casa a partir de R$ 9.900

Auto Spa Express, lavagem a seco de veículos: investimento inicial a partir de R$ 9.900 (incluso apenas material para lavagem, não há cobrança de taxa de franquia e a rede não informa capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 3.000 a R$ 6.000, com lucro líquido de 50% (de R$ 1.500 a R$ 3.000) e retorno do investimento em seis meses. Divulgação

Franquia que nunca teve loja própria tende a "maquiar" valores

De acordo com o diretor da consultoria Rizzo Franchise, Marcus Rizzo, há redes que oferecem microfranquias sem nunca terem operado o negócio com unidades próprias, o que eleva o risco do investimento para o franqueado.

"Por nunca terem operado o negócio, algumas franqueadoras apresentam números de faturamento e lucro líquido acima da realidade. O empreendedor deve desconfiar e conversar com outros franqueados da rede para saber qual é o retorno real do investimento", afirma.

O consultor declara, ainda, que o desempenho de uma microfranquia depende da atuação do franqueado. Como ele, geralmente, cuida do negócio sozinho, o trabalho de captação de clientes tem de ser maior.

"Se numa franquia convencional a atuação do empreendedor é importante, na microfranquia é ainda mais. Ele precisa se esforçar em dobro para atrair o público e entregar o produto ou o serviço oferecido dentro das expectativas do cliente."

Empresário deve avaliar opções de pontos comerciais disponíveis

Para a consultora Ana Vecchi, sócia da consultoria em franchising Vecchi Ancona, quando uma marca opera com muitas lojas, o novo franqueado tem mais facilidade para se tornar conhecido na região onde atua devido ao nome que a franquia tem no mercado.

"O esforço de venda é menor, pois as pessoas conhecem a marca e os produtos. Além disso, a empresa já tem experiência como franqueadora e, na teoria, pode oferecer maior suporte ao franqueado", afirma.

No entanto, Vecchi diz que ao investir em uma franquia com muitas unidades em funcionamento, os pontos disponíveis tendem a ser menos privilegiados. "Em tese, os locais de maior interesse já foram ocupados por outros franqueados e a rede precisa procurar pontos de menor fluxo ou com menor presença de seu público-alvo."

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO MS
Governo apoia projeto de geração de renda com cerâmicas Kadiwéu
A PEDIDO DOS SERVIDORES
A pedido dos servidores, Governo de MS paga 13° salário nesta terça-feira
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Pavimentação da MS-389 está entre as obras do Governo Presente
AÇÕES DO GOVERNO MS
Governo lança programa estadual para incentivar cooperativismo em MS
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab intermedia 1.117 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Estado monitora sítios arqueológicos na MS-450 e pavimentará trecho de 765 metros
EMPREGO E RENDA
Cerca de 5 mil indígenas de MS são contratados por empresas de SC e RS para a colheita da maçã
FÁTIMA DO SUL - DIA "J" MERCADO JULIFRAN
Hoje tem Dia 'J' com tudo abaixo do preço no Mercado Julifran, VEJA OFERTAS em Fátima do Sul
PÁTIO ZERO
VEJA COMO PARTICIPAR: Detran-MS abre três leilões com mais de 700 motocicletas nesta terça-feira
NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ: Mais de R$ 640 mil ainda não foram resgatados do Nota MS Premiada