Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 19 de outubro de 2021
Busca
TRISTE REALIDADE

FALTANDO CHUVA: Rio Miranda sofre com assoreamento e corre risco de 'secar'

22 Set 2021 - 16h38Por Jardim Noticias Online

Segue agonizando o nosso Rio Miranda Santo Antônio e seus afluentes. Essa é a real situação do rio atualmente, assoreado e degradado por falta de proteção ambiental. 

O Rio Miranda e Santo Antônio são rios de grande importância para a região, e os municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna, o texto a seguir, e as imagens dão conta do tamanho do estrago em nossos rios. 

A matéria e entrevista foi feita pelo canal Bonito News, e serve como um alerta para que autoridades municipais, adote medidas para frear a degradação do rio.

Mayckon ressalta mais uma vez que se não for feito nada em menos de 08 anos ou muito antes. O Rio Miranda pode secar totalmente, e isso vai se tornar irreversível é um problema é muito sério e que pode afetar o nosso futuro. É preciso com urgência uma atitude de todos os órgãos municipal, estadual, e orgãos ambiental. 

Ou tomaremos uma atitude drástica agora para tentar salvar o Rio Miranda, Santo Antônio e seus afluentes ou será tarde demais. Destaca o comunicador social.

Rio Miranda anos 80 em Jardim/,Guia Lopes/ Foto Reprodução

Medidas no Município de Jardim

Mayckon Prates diz que políticas públicas e uma gestão ambiental eficiente, é o que falta para salvar o Rio Miranda, porém ele destaca que a falta de interesse de políticos é nítida "É nítida a falta de interesse de vereadores e demais representantes políticos, digo com certeza que faz falta para mim um mandato eletivo, pois muitas vezes, cheguei a conversar com políticos e explicar apresentando projetos e idéias,mas muitos não deram importância alguma, pois para eles falar do rio miranda é só em conversa fiada de campanha eleitoral, mas depois esquecem do grave problema que estamos vivendo hoje" , e ressalta que salvar nosso rio é uma questão que tem que ser tratada com urgência e responsabilidade. Além de manejo eficiente, nos leitos do rio e que com ajuda do judiciário, intermediar conversas e propor soluções com donos de propriedades, que liberam nos rios dejetos de pastagens prejudicando assim, o seu leito. "A elaboração de projetos de sustentabilidade e manejo adequado do Rio Miranda, e um grande colaborador é também o Professor Ilzo Meireles (Biólogo) que também vai estar ajudando na área ambiental em realizações e planejamento sobre a conservação do rio. A secretaria de meio ambiente municipal, é fundamental para definir estratégias.

Projeto de Recuperação do Rio Miranda:

"Ah curto prazo, a recuperação das matas ciliares trarão de volta as águas do rio Miranda, que agoniza ao passar pela nossa cidade. Investir em programas e palestras nas escolas para melhorar a conscientização sobre a preservação ambiental para que as futuras gerações nao repitam o erro de agredir nosso planeta.

O trabalho de recuperação do rio continua sem definições de estratégias com proprietários rurais para evitar atividades pecuárias na nascente. "O Rio Miranda tem uma calha muita bem definida", mas a chuva rápida pode "maquiar" a situação e levando risco aos moradores da região. 

Medidas do Legislativo Estadual

Em uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Lucas de Lima (SOLIDARIEDADE) para discussão principal o assoreamento da bacia do rio miranda, foram feitas reivindicações a fim de tentar resolver o problema, com os órgãos de proteção ambiental. Mas o trabalho vai continuar agora em 2021, dessa vez buscar soluções e recursos junto ao poder legislativo estadual e municipal.

O turvamento dos rios e córregos da Bacia Hidrográfica da Serra da Bodoquena ameaça um dos cartões-postais do ecoturismo mundial: as águas cristalinas de Bonito e região. O problema foi discutido em 2019, durante audiência pública, realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), por proposição do deputado Lucas de Lima (Solidariedade), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa de Leis.


Lucas de Lima deverá apresentar projetos de lei sobre o assunto

Como encaminhamento, o parlamentar deverá enviar, ao governo do Estado, carta com as discussões da reunião e pedido de medidas emergenciais para mitigar o problema do turvamento dos rios. Além disso, Lucas de Lima analisará a possibilidade de apresentação de projetos de leis relacionados ao assunto.

No início da audiência realizada em 2019, especialistas falaram sobre a situação dos rios e córregos da Bacia Hidrográfica da Serra da Bodoquena a partir de estudos diversos. As apresentações foram feitas pelo gestor ambiental Rodolfo Portela Souza, superintendente-executivo da Fundação Neotrópica do Brasil, pelo biólogo Sérgio Barreto, do Instituto Homem Pantaneiro, e pelo engenheiro agrônomo Felipe Augusto Dias, diretor executivo do Instituto SOS Pantanal.

Um dos maiores problemas da região é a falta de mata ciliar, o que deixa os córregos e rios desprotegidos e suas águas, turvas. Devido ao problema, há o total de 38.322 hectares de áreas que precisam ser recuperadas nos municípios da bacia, conforme dados de monitoramento da Fundação Neotrópica do Brasil, apresentados por Souza. Da área que necessita de recuperação, 7.752 hectares estão em Bonito, 4.794,54 em Bodoquena, 4.155,39 em Jardim, 6.412,07 em Miranda e 22.960,8 em Porto Murtinho.

 

Deputado Estadual Lucas de Lima/ Reprodução Facebook
Imagens Rio Miranda Atualmente

Matéria Editada 19/09/2021 para acréscimos de informações!

 

Redação / José Luís

Leia Também

AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
CPI foi aberta após questionamentos quanto supostos abusos na prestação de serviços pela concessionária - Crédito: Divulgação CPI DA ENERGISA
CPI da Energisa será retomada semana que vem em MS
PODEROSA DO AGRO
Pecuarista de Ivinhema integra "Lista Forbes das 100 Mulheres Poderosas do Agro"
Elaine Paes, SAD OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Inscrições abertas para o Processo Seletivo da Agepan, confira as vagas
PROCURA-SE PAPAI NOEL
Com economia aquecida, vagas de trabalho crescem 15% em 24 horas na Capital
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concurso público da Sanesul com 74 vagas recebe inscrições até 11 de novembro
MAIS SOCIAL
Governo entrega 1,6 mil cartões do "Mais Social" nesta segunda-feira na Capital
QUILOMBOLAS
Subs Racial finaliza a entrega de 5.600 cestas de alimentos para as comunidades quilombolas
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
De reforma de escola infantil a prédio da PM, trabalho prisional beneficia população em Coxim
CASA DOS ASSADOS
Neste domingo Casa dos Assados de Fátima do Sul terá assados para todos os paladares