Energisa alerta que o uso correto dos equipamentos ajudam a equilibrar a conta de energia
Todas as dicas de economia de energia são válidas para quem busca um respiro no orçamento no fim do mês, principalmente nesse momento de altas temperaturas e baixa umidade do ar. E escolher bem os eletrodomésticos para a casa é uma das principais recomendações, especialmente se queremos utilizar energia com consciência e poupar na fatura de luz. Mas existe uma questão fundamental que deve ser considerada na hora da compra, que vai muito além da estética, preço, funcionalidade e marca: a eficiência energética do produto.
“Hoje os equipamentos são vendidos com Selo Procel de eficiência, que mostra ao consumidor os equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia. Deve-se sempre observar as etiquetas no momento da compra. O selo A é o mais eficiente e o E menos eficiente”, destaca Helier Fioravante, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.
Outro fator importante e decisivo para um consumo mais sustentável é o uso consciente de um dos equipamentos mais explorados durante nesse período. “Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, como o ar condicionado, recomenda-se que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. Recomenda-se também utilizar o ar condicionado na temperatura no 23º, manter o ambiente sempre fechado e programar para desligar, pelo menos 30 minutos antes de sair do ambiente”, completa.
Confira outras dicas que a Energisa para que você use de forma consciente os aparelhos e poupe na conta de luz do mês:
A posição do ar-condicionado
Posicionar o aparelho de ar-condicionado na parte superior dos cômodos é mais indicado. Isso porque o ar quente do ambiente é menos denso, e, quando sobe, é resfriado e depois desce frio. Assim, é importante que o aparelho fique em um lugar onde o sol não incida diretamente, para facilitar a convecção térmica.
Além disso compre o aparelho de ar-condicionado com o correto dimensionamento para o ambiente a ser utilizado. Quanto maior o ambiente, mais potente precisa ser o aparelho e vice-versa.
Uso do Ventilador
Sempre opte pelo ventilador, não só porque o ar-condicionado é um vilão de consumo de energia, mas também pela qualidade do ar. Mas evite liga-los com antecedência, para resfriar o ambiente, pois não funciona. Só serve para desperdiçar energia. E quando não estiver utilizando, desligue-o
Uso da Geladeira
Opte por um aparelho com selo Procel com consumo A. Verifique constantemente se a vedação do equipamento está em boas condições para o ar frio não escapar.
A geladeira deve ficar preferencialmente longe de fogões, fornos e outras fontes de calor, ou em um local onde o sol não incida diretamente
No site www.energisa.com.br é possível conhecer outras dicas de economia e também um simulador de consumo que permite estimar o custo em reais de cada equipamento, dependendo da potência e do período utilizados.
Deixe seu Comentário
Leia Também

JBS anuncia 154 vagas de emprego para unidades de Dourados e Ponta Porã

Reinaldo Azambuja autoriza concurso público com 250 vagas para Polícia Civil

Estado de MS vai ter programa próprio de auxílio emergencial

Parceria capacita pessoas de baixa renda para atuarem no promissor mercado da energia solar

Servidores estaduais já podem emitir Informe de Rendimentos 2020

Entenda como paineis solares vão garantir energia elétrica a 5 mil no Pantanal

Homem ganha loteria com números do biscoito da sorte: 3 milhões

Saque do FGTS paga novo grupo este mês; confira valores e calendário completo

Começa temporada de pesca; cota estipulada pelo Governo de MS é um exemplar e cinco piranhas
