Menu
SADER_FULL
quinta, 29 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
ECONOMIA NA CONTA DE LUZ

Escolher os equipamentos certos ajudam a economizar na conta de luz, confira as dicas

Escolher os equipamentos certos ajudam a economizar na conta de luz, confira as dicas

5 Out 2020 - 12h18Por Eva Marques

Energisa alerta que o uso correto dos equipamentos ajudam a equilibrar a conta de energia 

Todas as dicas de economia de energia são válidas para quem busca um respiro no orçamento no fim do mês, principalmente nesse momento de altas temperaturas e baixa umidade do ar. E escolher bem os eletrodomésticos para a casa é uma das principais recomendações, especialmente se queremos utilizar energia com consciência e poupar na fatura de luz. Mas existe uma questão fundamental que deve ser considerada na hora da compra, que vai muito além da estética, preço, funcionalidade e marca: a eficiência energética do produto.

 “Hoje os equipamentos são vendidos com Selo Procel de eficiência, que mostra ao consumidor os equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia. Deve-se sempre observar as etiquetas no momento da compra. O selo A é o mais eficiente e o E menos eficiente”, destaca Helier Fioravante, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.

Outro fator importante e decisivo para um consumo mais sustentável é o uso consciente de um dos equipamentos mais explorados durante nesse período. “Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, como o ar condicionado, recomenda-se que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. Recomenda-se também utilizar o ar condicionado na temperatura no 23º, manter o ambiente sempre fechado e programar para desligar, pelo menos 30 minutos antes de sair do ambiente”, completa.

Confira outras dicas que a Energisa para que você use de forma consciente os aparelhos e poupe na conta de luz do mês:

A posição do ar-condicionado

Posicionar o aparelho de ar-condicionado na parte superior dos cômodos é mais indicado. Isso porque o ar quente do ambiente é menos denso, e, quando sobe, é resfriado e depois desce frio. Assim, é importante que o aparelho fique em um lugar onde o sol não incida diretamente, para facilitar a convecção térmica.

Além disso compre o aparelho de ar-condicionado com o correto dimensionamento para o ambiente a ser utilizado. Quanto maior o ambiente, mais potente precisa ser o aparelho e vice-versa.

Uso do Ventilador

Sempre opte pelo ventilador, não só porque o ar-condicionado é um vilão de consumo de energia, mas também pela qualidade do ar. Mas evite liga-los com antecedência, para resfriar o ambiente, pois não funciona. Só serve para desperdiçar energia. E quando não estiver utilizando, desligue-o

Uso da Geladeira

Opte por um aparelho com selo Procel com consumo A. Verifique constantemente se a vedação do equipamento está em boas condições para o ar frio não escapar.

A geladeira deve ficar preferencialmente longe de fogões, fornos e outras fontes de calor, ou em um local onde o sol não incida diretamente

No site www.energisa.com.br é possível conhecer outras dicas de economia e também um simulador de consumo que permite estimar o custo em reais de cada equipamento, dependendo da potência e do período utilizados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fios caídos na calçada NA ESCURIDÃO
769 clientes de Fátima do Sul que gerou nota de repúdio à Energisa estão sem luz
SALARIO EM DIA
Governador divulga pagamento de outubro e diz que servidor pode escolher data do 13°
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Reinaldo Azambuja anuncia promoção de 3,7 mil servidores civis e militares
PESQUISA PROCON/MS
DIA DE FINADOS: Procon apresenta variação de mais de 660% no preço das flores em MS
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Salário em dia e valorização dos servidores são prioridades do Governo do Estado
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab oferece 461 vagas de emprego nesta quarta e salários chegam a R$ 2 mil
Energisa aumentou número de equipes para dar conta da demanda Foto: Divulgação 100 ENERGIA
Nove bairros de Dourados ainda apresentam problemas com falta de energia
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Obras de pavimentação e recapeamento em Corguinho serão concluídas nesta semana
MS 43 ANOS
Com apoio do Governo, Rio Negro pode atingir 100% de coleta e tratamento de esgoto
100 PAGAMENTOS
Mais de 17 milhões devem ficar sem todas as parcelas do auxílio