Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
domingo, 14 de junho de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Entrega de cartões do Mais Social leva segurança alimentar para famílias da aldeia urbana Água Funda

25 Jun 2025 - 18h00Por Paulo Fernandes, Comunicação Sead

"Só quem mora no barraco é que sabe o quão difícil é ficar sem alimento". A frase é da indígena Ana Farias Jose, que mora com a filha e o marido na aldeia Água Funda, no Jardim Noroeste, em Campo Grande. Nesta quarta-feira (25), ela recebeu o cartão do Mais Social, programa estruturante de segurança alimentar que paga R$ 450 para famílias de baixa renda.

A entrega é resultado da busca ativa feita por servidores da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, atrás de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que não recebem nenhum benefício.

Com a filha nos braços, Ana Farias Jose relembrou os momentos de desespero no fim de abril, quando uma enxurrada trouxe prejuízos aos moradores da aldeia. “Aquela semana foi difícil para todo mundo aqui porque a maioria do povo mora em barraquinha e muita gente perdeu muita coisa. A nossa vizinha perdeu as coisas, a água batia no pé da cama deles. Ela teve que subir as crianças na cama porque a água estava vindo com força”, conta.

Agora, o sentimento é de alívio. “Esse cartão vem num momento bom porque a gente precisa bastante. Faz tempo que a gente está tentando pedir o cartão, só que não dava para ir lá longe para a gente ir pedir. Eu agradeço a todos que vieram, se disponibilizaram para vir ajudar a gente porque só quem mora no barraco é que sabe o quão difícil é ficar sem alimento. A gente na semana ficava preocupado em pedir dinheiro emprestado porque ficava sem”.

A equipe do Mais Social entregou cartões para 23 famílias na Aldeia Água Funda, mas já são 1.111 cartões gerados desde o início da busca ativa, em 17 de março, e 4.037 visitas realizadas. A intenção é fazer de Mato Grosso do Sul o 1º estado do País a erradicar a extrema pobreza.

Hoje, o Mais Social atende 38.582 famílias no Estado. O cartão permite a compra de alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha. É proibida a aquisição de bebidas alcoólicas e à base de tabaco.

Outra a receber o cartão foi Suellen Mantovani Valejo. Ela mora com o marido e três filhos, de 5 e 6 anos e de 3 meses de idade. O esposo é pedreiro, mas não tem emprego fixo e falta dinheiro para comprar as coisas, explica a indígena. “Meu esposo trabalha, mas ganha pouco. Agora com o cartão dá pra comprar fralda para meu filho, dá de comer para ele”.

A busca ativa continua em todo o Estado, com a meta de fazer 17 mil visitas. Os servidores do Mais Social estão identificados com colete azul e crachá e usam tablets para fazer o pré-cadastro.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
Fotos: Laucymara Ayala Ajala/Sead

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LEILÃO
Novo leilão de veículos do Detran-MS oferece motocicleta 2025/2026 e esportivo turbo
AÇÕES GOVERNO MS
Tráfego meia pista começa nesta sexta na ponte sobre o Rio Paraguai para início de obra em Corumbá
FROTA MUNICIPAL
Prefeitura de Jateí anuncia aquisição de mais três veículos para frota municipal
AGRICULTURA FAMILIAR
Tecnofam: o professor que plantou banana para dar errado e virou vitrine da agricultura familiar
BONITO
Bonito ganha reforço na proteção ambiental com obra de saneamento que protege o Rio Formoso

Mais Lidas

LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
Região
A Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
Ana Célia de Medeiros Santana Vicente será a primeira mulher a presidir a ACIFAS. FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIAFÁTIMA DO SUL - NOVA DIRETORIA
Ana Célia entra para a história como a primeira mulher a assumir a presidência da ACIFAS de Fátima
Projeto de Lei de autoria da vereadora Elizângela da Komby garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima do SulAÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBY
Elizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
COPA DO MUNDO 2026
Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026