O inverno começa oficialmente no país nesta sexta-feira, 20 de junho, embora alguns estados, como Mato Grosso do Sul, já tenham registrado temperaturas mais baixas neste ano. Diante disso, os empresários sul-mato-grossenses precisam preparar seus negócios e vitrines para atrair o público durante os dias de frio. Embora a estação não seja marcada por temperaturas rigorosas e constantes, os períodos mais gelados podem representar um desafio para alguns setores, como moda e de sobremesas geladas. Empresários adotam diferentes abordagens par manter os clientes com a chegada do inverno Esse é o caso de Paulo Henrique de Souza, sócio-proprietário da Piú Bello Gelateria, fundada em 2023. Segundo ele, o inverno é um período desafiador, já que a procura por sobremesas como gelatos e sorvetes costuma cair. Paulo avalia que esse comportamento está muito ligado à cultura local, pois, em outros países, o frio não é um obstáculo para o consumo desses produtos. Apesar dos desafios, a paixão de Paulo e de seus sócios, seu companheiro e a sogra, pelo gelato os fizeram sempre buscar fazer a diferença na empresa. A solução encontrada para driblar a queda nas vendas durante o inverno foi ampliar o cardápio, incluindo também bebidas quentes. “Nós percebemos que não é cultural do campo-grandense sair para sorveterias no inverno, então estamos com alguns patrocinados direcionados às nossas bebidas quentes, como cafés e cappuccinos”, explica o proprietário. |
|
Adicionar bebidas quentes ao cardápio foi a solução encontrada para se diferenciar e manter o ritmo de vendas em dias de baixas temperaturas |
Mas esse não é um desafio enfrentado apenas pela Piú Bello Gelateria. A Casa do Açaí, também em Campo Grande, precisou adaptar a forma de atuação para enfrentar os meses de inverno. Desde 2016, ano em que fundou a açaiteria, a empresária Talita Faria Ferreira percebeu que seria necessário diversificar o cardápio para manter o ritmo de vendas durante os períodos de temperaturas mais baixas. |
|
As peças mais procuradas pelos clientes na Closet da Rô são blusas, calças e casacos |
Outras estratégias também podem ser tomadas pelos empresários para conseguir manter as vendas, como é o caso da proprietária da loja de roupas Pappagalleto, Rosimeire Nogueira a Silva. Apesar de trabalhar sozinha, ela conseguiu manter a sua clientela focando na produção de autoral. “Trocar a coleção não é um problema, já que eu crio peças atemporais ao longo do ano. Por usar a minha própria modelagem, já tenho os modelos e preciso apenas mudar detalhes nas peças que são exclusivas”, disse a proprietária. |
|
Trabalhar apenas com peças atemporais possibilitou que Rosimeire Nogueira da Silva não se preocupasse com a mudança da estação |
Planejar para continuar O analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, destaca que se preparar para os períodos sazonais – como as estações do ano e datas comemorativas – é fundamental para enfrentar as mudanças no comportamento de consumo. “Não dá para fugir do planejamento. É preciso preparar o negócio para cada época. Além disso, as redes sociais se tornam uma ferramenta essencial para atrair clientes e impulsionar as vendas nesse período”, orienta. “Além de manter sempre os produtos e serviços alinhados com a estação, também é fundamental caprichar na vitrine e investir no acolhimento ao cliente”, complementa o analista. Para mais informações sobre empreendedorismo, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800, ou por meio do site ms.sebrae.com.br. |
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Sustentabilidade: Iniciado os estudos para implantação da coleta seletiva em Jateí

Confira as OFERTAS da QUINTA FILÉ e VERDE e do aniversário de 62 anos de FÁTIMA DO SUL

Ivinhema apresenta novas obras no MS Ativo Municipalismo e vai alcançar 100% de asfalto no município

Governo de Mato Grosso do Sul lança licitação para projeto executivo do novo Ceasa em Dourados

Novo LEILÃO do Detran-MS tem Corsa Classic com lance inicial de R$ 3.545, veja como PARTICIPAR
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul

Polícia confirma que corpo encontrado é de menino de 11 anos que estava desaparecido
