Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
BALANÇO - DIA DO TRABALHO

Em seis anos, Funtrab encaminha mais de 497 mil pessoas ao mercado de trabalho

1 Mai 2022 - 08h04Por Bruno Chaves, Subcom

Em Mato Grosso do Sul, parceria da Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho) com empresas privadas encaminhou mais de 497 mil pessoas ao mercado de trabalho em seis anos, de 2015 a 2021. O saldo consta no balanço divulgado neste 1° de maio para celebrar o Dia do Trabalhador.

No período analisado, 107,8 mil trabalhadores conseguiram emprego com apoio da Fundação. Foram 143 mil vagas oferecidas em seis anos e 7,4 mil pessoas qualificadas. Ao todo, a Funtrab fez 2,3 milhões de atendimentos, tanto na agência de Campo Grande quanto nas 32 casas do trabalhador instaladas no interior do Estado.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a atuação da Funtrab é um direito do trabalhador garantido pelo Estado através de uma gestão organizada e dinâmica, que dá segurança aos empresários e investidores, que geram oportunidades e movimentam o mercado de trabalho.

“Mesmo atravessando períodos difíceis como a recessão de 2015 e 2016 e também a pandemia de covid em 2020 e 2021, estamos mantendo um quadro positivo de empregos. Esse é um resultado que deve ser celebrado, pois mostra a dinâmica e a força da nossa economia e os avanços do governo na manutenção da oportunidade de trabalho”, destacou o governador.

Conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, de 2015 a 2022 1.776.055 trabalhadores foram admitidos em Mato Grosso do Sul.

Para o diretor-presidente da Funtrab, Marcos Derzi, esse resultado na geração é reflexo de uma política econômica vitoriosa, dinâmica e diversificada, “que incentivou e atraiu a implantação de novas empresas – só em 2021 foram abertas 51.705 novas empresas no Estado – que geraram milhares de novos empregos, ampliando a matriz econômica do Estado no grande grupamento de atividade econômica: agropecuária, comércio, construção civil, indústria serviços”.

Cidadão em atendimento na Funtrab de Campo Grande (Foto: Bruno Rezende)

Da intermediação da mão de obra à qualificação profissional

Com 19 anos de atuação em Mato Grosso do Sul, a Funtrab foi criada em 2003 para atuar no desenvolvimento dos trabalhadores e do mercado de trabalho, contribuindo assim para o crescimento socioeconômico do Estado.

Entre os serviços oferecidos pela Fundação estão a intermediação da mão de obra, com captação de vagas junto aos empregadores e encaminhamento dos trabalhadores para as vagas abertas; habilitação do seguro-desemprego; emissão de carteira de trabalho; oferecimento de qualificação social e profissional; e oferta de microcrédito.

A Funtrab atua ainda na orientação profissional para entrevistas de emprego, elaboração de currículos e palestras. Pelo setor de serviço social, a Fundação atende trabalhadores desempregados com pouca ou nenhuma qualificação profissional, baixa escolaridade, acima de 40 anos, idosos e pessoas com deficiência (PcD).

Na área da qualificação, a Fundação atua para promover o aperfeiçoamento dos trabalhadores, oferecendo cursos como atendimento ao público, técnicas e práticas Administrativa, informática básica, marketing pessoal e profissional, escrita para o mundo do Trabalho e empreendedorismo feminino, entre outros.

Para dinamizar o mercado, ainda é prestado serviço na área economia solidária, onde a Fundação apoia a organização de empreendimentos solidários em Mato Grosso do Sul, como cooperativas ou associações, assessorando e acompanhando grupos produtivos e fomentando o acesso deles ao mercado, por meio de pontos fixos de comercialização, em regiões estratégicas do Estado.

Agência na Capital (Foto: Saul Schramm)

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Veículo de transporte escolar (Ilustrativa - Mídia Max) PROCESSO SELETIVO
Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
DETRAN-MS - Foto: Rachid Waqued ATENÇÃO CONDUTORES
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente
FÁTIMA DO SUL - PRESTANDO CONTAS
Usina Fátima do Sul Agro-Energética publica relatório de Transparência e Igualdade salarial
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS