Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
PARABÉNS AGRICULTOR

Dia do agricultor: ações do Governo fortalecem a produção do campo

O dia 28 de julho reforça o papel das pessoas que vivem e trabalham na agricultura.

27 Jul 2021 - 07h47Por Portal do MS

O dia 28 de julho reforça o papel das pessoas que vivem e trabalham na agricultura. Criado em 1960, em razão do centenário do Ministério da Agricultura, o Dia do Agricultor valoriza os agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade.

Muito além de colocar alimento na mesa das famílias, o agricultor é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos consumidos no dia a dia, a exemplo de roupas, móveis, e do cafezinho de toda manhã. 

Em Mato Grosso do Sul o Governo do Estado tem investido para fortalecer o setor agrícola. Somente para o triênio 2020/2022 a expectativa de investimento gira em torno de R$ 4,2 bilhões. A aplicação dos recursos se dá de diversas formas, incluindo a entrega de máquinas e equipamentos para os 79 municípios. 

A entrega de patrulhas mecanizadas e equipamentos agrícolas auxilia na modernização do setor e contribuem para o bom desempenho da produção.  

A assistência técnica disponibilizada aos agricultores do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) também tem sido fundamental para famílias que vivem da produção no campo. 

Junto a esposa Elaine Aparecida Fonseca e duas filhas, o agricultor Gedimar Martinez de Aragão, cultiva banana, queijo, quiabo, jiló, pimentão, abobrinha e tomates, numa área de 5 hectares no lote 36 do Assentamento Conquista, a 30 quilômetros de Campo Grande. 

Mesmo tendo perdido a produção de fora das estufas para a geada, ele conta que a família segue unida e já refazendo o trabalho que conta com suporte técnico do Estado. "Onde cheguei até hoje, tudo que conquistei é com orientação da Agraer. A gente precisa de desse acompanhamento, e eles são meu braço direito", afirma. 

Na agricultura familiar vale destacar que cerca de 120 hortas são assistidas pela agência em todo Estado. De acordo com Fernando Nascimento, diretor executivo da Agraer, através do Programa PRO Fertiliza, Mato Grosso do Sul transportou, nos últimos 10 meses, 1.800 toneladas de calcário, para a agricultura familiar, em 6 municípios do Estado.

Mireli Obando, Subcom

Foto capa: Saul Schramm 

Leia Também

MS - A RETOMADA
Governo do Estado lança pacote com projetos que garantem a retomada segura em MS
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Fundação do Trabalho oferta 1.953 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
UNIÃO
Pantaneiros destacam efetividade do Estado no combate aos incêndios florestais
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
CONCURSO DE DESENHO
Educação Fiscal de MS lança concurso de desenho 'Desenhando os caminhos dos tributos'
AÇÕES DO GOVERNO MS
Governo economiza milhões com trabalho prisional em obras públicas
Quando sorteado, consumidor precisa se cadastrar no site para receber prêmio. (Foto: Paulo Francis/Arquivo - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS SORTUDO NOTA MS PREMIADA
Sortudo que ganhou R$ 100 mil no Nota MS Premiada ainda não sacou o prêmio, veja se foi você
FÁTIMA DO SUL - DIA "J" MERCADO JULIFRAN
HOJE tem dia 'J' com tudo abaixo do preço no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Marcelo Armôa AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Rumo ao Estado Carbono Neutro, MS contribui na criação do Consórcio Brasil Verde
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Pavimentação de rodovia interligando os pantanais coloca Rio Verde no cenário nacional do turismo