Menu
SADER_FULL
terça, 24 de novembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
UNIGRAN DOURADOS
economia

Conta de luz vai subir de 9,4% a 14,1%, abaixo do pedido pela Enersul

6 Mai 2014 - 13h24Por Campo Grande News

O reajuste anual na tarifa de energia vai ser de 9,40% para os consumidores residenciais,  que representam 75% da clientela da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul). A decisão é da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que realizou reunião na manhã de hoje. O percentual é menor do que o solicitado pela empresa, que era de 16,10%.

Para os consumidores de alta tensão, que incluem os grandes clientes como a indústria, o reajuste será de 14,11%, segundo a assessoria de imprensa da Aneel.

O aumento é retroativo ao mês de abril, quando ocorre a recomposição tarifária todos os anos, desde que a Enersul foi privatizada. A reunião chegou a ser marcada, para o dia 7 de abril passado, mas uma liminar da Justiça Federal impediu a realização da sessão, acatando o argumento de que não foram cumpridos prazos determinados em normativa da própria agência.

Na semana passada, no dia 30, o TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª região), com sede em São Paulo, julgou recurso da Aneel e aceitou o argumento do órgão de que os prazos já foram cumpridos, revogando a liminar concedida no dia 7 de abril. Com a decisão favorável, foi marcada para hoje a sessão.

O deputado estadual Marcos Trad (PMDB), que entrou com a ação que suspendeu o processo, fez, durante a reunião, a sustentação de um aumento menor do que o solicitado pela Enersul, em razão das medidas anunciadas em abril pela presidente Dilma Rousseff (PT), que reduziram o valor da tarifa, em 18% para os consumidores residenciais.

O percentual aprovado para o Estado é um dos menores entre as companhias que tiveram reajuste recentemente. Em outros estados, a Aneel concedeu reajuste de até 22,64%.

A Enersul está sob o comando do grupo Energisa, desde o dia 11 de abril, depois de enfrentar uma crise financeira que colocou a empresa sob intervenção da Aneel e depois à venda. A empresa tem 909 mil clientes, em 74 municípios sul-mato-grossenses.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GOVERNO PRESENTE EM DOURADOS
GOVERNO PRESENTE: Obra do acesso do Aeroporto à BR-463 contempla pedido de Barbosinha em Dourados
ALTA NO PREÇO
Bolsonaro diz que alta nos preços dos alimentos é consequência do "fique em casa"
AUXILIO POPULAÇÃO
Ala política defende prorrogar auxílio emergencial, mas Bolsonaro ainda não decidiu
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Com apoio da Defesa Civil Nacional, Estado construirá 15 pontes de concreto no Pantanal
COMBATE AO MOSQUITO
Ação estratégica: Governo faz Dia D da campanha "Aproveite a Quarentena e Limpe o seu Quintal"
AÇÕES DO GOVERNO MS
Antecipação de salários, incluindo 13º, aquece o mercado e resgata a confiança do consumidor, avalia
VENDA DE CARROS
A venda de carros novos continua crescendo
OPORTUNIDADE
Concurso público tem 78 vagas e salários chegam a R$ 3,2 mil em MS
ROTA BIOCEÂNICA
Avanço em obras no Paraguai e em MS marcam mais uma etapa na consolidação da Rota Bioceânica
GREVE DE FOME
Professores fazem greve de fome por revogação de edital de temporários