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Comércio Eletrônico

Conheça as vantagens e riscos ao abrir sua filial na internet

28 Jan 2014 - 16h48

Gestor comercial especialista em internet, João Paulo Balthazar, explica como investir da melhor forma no comércio eletrônico, e o que deve ser levado em consideração na hora de iniciar

Como já mencionado na matéria anterior sobre comércio eletrônico, de acordo com projeção da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o mercado brasileiro de e-commerce deve fechar o ano de 2013 com um crescimento de 29% em vendas e um faturamento total de R$ 31 bilhões, o que equivale a 3% das vendas totais do varejo brasileiro.

Mas você sabe como investir?

Para iniciar o comércio eletrônico é preciso entender a realidade da empresa e, especialmente, seus pontos fortes. João Paulo Balthazar, gestor comercial especialista em internet, diz que isso permitirá a determinação de estratégias realmente poderosas. “A busca pela excelência em atendimento ao cliente, desde a captação, venda, entrega e relacionamento, certamente influenciará todos os processos da empresa, promovendo uma evolução além do âmbito da internet. Em suma, a empresa melhora como um todo”.

Na hora de investir em um e-commerce, o grande destaque, obviamente, fica com os recursos financeiros que precisam ser suficientes para a compra de uma plataforma tecnológica adequada (a loja virtual), como também para sustentar os investimentos iniciais em estoque, estrutura física, profissionais qualificados e, principalmente, para os investimentos em marketing até que o ponto de equilíbrio seja alcançado.

“Sempre é bom começar pelas metas de lucros em curto, médio e longo prazo. Assim, será possível estabelecer o quanto precisará ser vendido, com qual margem de lucro, e uma série de outros indicadores que determinarão os recursos necessários para o alcance destas metas”, orienta Balthazar.

Alcançando o ponto de equilíbrio do e-commerce

Os resultados às vezes podem até ser surpreendentes. Há casos de marcas já consolidadas no mercado que precisaram de poucos meses para o ponto de equilíbrio. Mas também há novos negócios 100% digitais de grande sucesso. “Porém, é recomendável uma projeção de 12 a 18 meses para que os recursos sejam dimensionados de forma a permitir a aplicação dos recursos sem atropelos”, recomenda o gestor comercial.

“Encontrar rapidamente a relação 20/80 (20% de ações/investimentos que levam a 80% do resultado) é crucial para acelerar não só o ponto de equilíbrio como também o retorno sobre os investimentos (ROI), minimizando gastos desnecessários.”

 

O que leva um consumidor a escolher determinada loja virtual?

Não há dúvidas que o fator preço tem alta relevância, visto a facilidade de pesquisa e comparação online. E o frete grátis passa a ser estratégia importante na precificação.

Além disso, há uma série de outros fatores que influenciam muito na escolha.
O gestor comercial especialista em internet destaca a segurança técnica, a confiança passada pelo design do site, a facilidade de navegação e compra, políticas de privacidade, garantias e atendimento pós-venda, e as avaliações da loja realizadas pelos clientes em redes sociais e sites como o e-bit e Reclame Aqui.

 

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