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Economia

Com ideias inovadoras, empresários de MS desfrutam sucesso na internet

30 Dez 2013 - 18h15

Fronteira é um termo inexistente quando o assunto é mundo dos negócios na internet. Especialistas afirmam que qualquer empreendedor pode ter uma empresa em um local específico e manter clientes de vários lugares do mundo. Apostando nessa lógica, empresários de Mato Grosso do Sul aventuraram-se pelo universo da rede e colhem os frutos do sucesso.

Os sócios Alessandro Fontes, de 26 anos, e Amador Gonçalves, de 30 anos, são exemplos disso. De origem humilde, eles desenvolveram o site Ofertas de E-mail em Ivinhema (MS), onde nasceram e moram até hoje.

Em operação desde julho de 2012, a startup - empresa em fase inicial que tem ideias inovadoras e criativas - agrega aproximadamente 14 mil e-mails marketing por ano e 220 mil oportunidades de compras promocionais. Números que, segundo os empresários, já renderam R$ 5 milhões em vendas. Entre os parceiros estão lojas de eletrônicos, de equipamentos de informática, de calçados e livraria.

"Percebemos que as melhores ofertas eram do e-mail. Então, achamos que seria melhor ter tudo em um site. Além de beneficiar os consumidores, nossa ferramenta mantém a caixa de e-mails limpa e organizada", explicou Fontes, que abandonou a biologia para apostar nos negócios na rede mundial de computadores.

Para muitos, a internet só fica para diversão, mas há muito ali dentro. Então as pessoas que já sonham com isso têm que ter visão, sonho"
Amador Gonçalves, empresário

Gonçalves, que fez curso superior de gestão em marketing, afirmou que eles conseguiram recuperar os R$ 100 mil investidos e que o site proporciona lucro mensal de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Ele destacou que a startup lida com ferramentas como Big Data e Data Mining, que atuam na captura e tratamento de dados digitais e tiram imperfeições do sistema.

"É uma vitrine das melhores ofertas promocionais, onde tudo passa por um crivo. Cada loja tem uma programação. Para alguém nos copiar vai ter que trabalhar muito", disse Gonçalves.

Com 22.341 habitantes, o município, que fica a 297 quilômetros de Campo Grande, tem 2.011 domicílios com computadores conectados à internet, de acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Certamente os empresários ivinhemenses não estavam focados apenas nos conterrâneos quando tiveram a ideia, em novembro de 2011.

"Muitas pessoas acabam nem sabendo que isso é de Ivinhema. É legal a impressão das pessoas de fora. Quando vamos falar para as empresas que vão nos contratar que somos do Mato Grosso do Sul, é até um choque", relatou Fontes, destacando ainda que a internet rompeu fronteiras.

"Para a pessoa que tem visão, não é impossível fazer um trabalho com dedicação e chegar aonde quer. Tanto eu, quanto o Amador, quanto o Herlon [que desenvolveu o site], lutamos muito. O que importa é o que você pense para o futuro. Tivemos a ideia, trabalhamos por ela, continuamos trabalhando muito e queremos levar essa ideia muito mais longe”, pontuou o biólogo de formação.

Gonçalves frisou a importância de criar algo de valor para os usuários. Sobre o universo da internet, ele opinou que há um grande mundo a ser criado. “Para muitos, a internet só fica para diversão, mas há muito ali dentro. Então as pessoas que já sonham com isso têm que ter visão, sonho. Não devem focar em ganhar dinheiro, mas focar em se dedicar e criar um negócio duradouro. Quanto mais pessoas você tocar com o seu negócio, com certeza o retorno financeiro vai vir”, declarou.

Daniel Bianchin criou classificados de carros em 2002 em Campo Grande MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Daniel Bianchin criou classificados de carros
em 2002 (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)

Classificados na rede
O nicho de classificados na internet traz resultados positivos para o empresário Daniel Rabello Bianchin, de 31 anos. Formado em engenharia da computação, ele trabalha com anúncios de veículos, de imóveis e de barcos.

Tudo começou com o site Shopcar, em abril de 2002, quando Bianchin fez sociedade com dois amigos da faculdade. “Era questão de aprendizado. Pensamos: vamos aprender com coisa que a gente goste, acredite”, contou.

Aprendizado que deu resultado e possibilitou também a criação do Infoimóveis, em maio de 2005, e do Shopboats, em outubro de 2012. O que no início era uma microempresa tem hoje cerca de 20 colaboradores diretos.

“Começamos praticamente sem concorrente no estado. Na questão de classificados, temos que realmente vender o produto do cliente e que ele fique satisfeito com isso. Claro que envolveu muita coisa, o trabalho que fazíamos e fazemos. Querendo ou não, tinha certa frequência de visitar cliente, de qualidade, mas o primordial foi fazer a venda do produto”, detalhou, completando que o segredo é dar visibilidade para o anunciante e para o interessado em fazer a compra.

Uma estratégia que deu certo, segundo Bianchin, foi setorizar os negócios. “Valeu a pena insistir, acreditar. Um pouco de sorte, de insistência, de sabedoria, um pouco de tudo”, afirmou.

Classificados de imóveis e de carros tem de 15 a 20 colaboradores em Campo Grande MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Classificados de imóveis e de carros têm cerca de
20 colaboradores (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)

Dedicação, seleção cuidadosa de pessoal e empenho em casar serviço para o visitante e ao cliente são fatores que trouxeram sucesso aos classificados, conforme Bianchin. “Queremos facilitar, pois todo mundo está com pressa. Queremos fazer com que o visitante ache o que ele deseja de forma mais fácil possível e queremos que os serviços sejam de qualidade”, disse.

O que os especialistas dizem
Há 13 anos na área de empreendedorismo e inovação tecnológica, a coordenadora de extensão do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB), professora doutora Cristina Castro-Lucas, disse ao G1 que não importa se um empresário é de Mato Grosso do Sul ou de qualquer outro lugar, pois ele consegue atender ao cliente aonde este estiver.

“Hoje meu filho entra em um site, dá dois cliques e consegue comprar o livro dele em dois minutos, sem sair de casa. Tudo em tempo real. Então, o empreendedor deve buscar diferencial competitivo”, explicou, destacando que é fundamental correr contra o tempo, "porque tempo é dinheiro".

A pesquisadora da UnB pontuou que o mercado da internet sempre terá espaço para ideias novas, pois está em constante necessidade. Segundo ela, quanto mais aplicação tiver, mais um produto ou serviço vai despertar interesse no cliente. “Isso é sensacional. As pessoas devem ser visionárias, gerar necessidade e oportunidade de negócios”, disse.

Valeu a pena insistir, acreditar. Um pouco de sorte, de insistência, de sabedoria, um pouco de tudo"
Daniel Bianchin, empresário

Cristina elencou alguns aspectos fundamentais para um empreendedor ter sucesso na internet. “Planejamento, organizar a questão. Depois, pensar em inovação constantemente, em coisas diferentes que agreguem valor, em competências. Além disso, precisa ter disciplina constante dentro da organização. Planejamento seria a base, pensar em inovação seria a estratégia”, detalhou.

Entretanto, tudo depende do que a pessoa quer como empresária, de acordo com a coordenadora do CDT da UnB. “Quero sobreviver ou ter sucesso? Sobreviver eu sobrevivo um ou dois anos.”

O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS), Edgar da Silva Ramos, destacou que existem vários espaços para preencher e demandas para atender no estado.

Para ele, o empresário deve usar as ferramentas disponíveis para conquistar espaço na rede, pois boa parte da população tem conta em redes sociais e telefone com acesso à internet. “Primeiro de tudo, [o empreendedor] tem que conhecer o público dele, saber com quem está falando”, afirmou.

Um investimento fácil e barato para conhecer e segmentar público, segundo Ramos, é por meio das redes sociais. “Elas conseguem dar para o empresário uma segmentação muito grande. Ele consegue traçar perfil de usuários através do que eles postam, consegue descobrir interesses dele. Os dados estão disponíveis”, disse.

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