Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
ALTA NO PREÇO

Bolsonaro diz que alta nos preços dos alimentos é consequência do "fique em casa"

O chefe do Executivo também culpou a pandemia pelo desajuste no mercado

23 Nov 2020 - 15h48Por Correio Braziliense

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta segunda-feira (23/11) que a alta dos preços enfrentada pelos consumidores brasileiros na compra de itens como arroz, óleo e carne é resultado do isolamento social, o que chamou de o “fique em casa”. A declaração foi feita a apoiadores na saída do Palácio do Alvorada.

“O pessoal tem reclamado do preço dos alimentos. Tem subido, sim, além do normal. A gente lamenta isso daí. Também é uma consequência do 'fique em casa', quase quebraram a economia", declarou.

Bolsonaro voltou a criticar o governador de São Paulo, João Doria, ao afirmar que o tucano aumentou os impostos na capital e emendou que está fazendo o possível para que os preços no país voltem à normalidade, mas que a culpa pelo encarecimento deve ser dirigida aos governadores.

“São Paulo aumentou o ICMS [Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços] de quase tudo, inclusive de produtos da cesta básica. Tem muita coisa errada, sabemos disso, mas a responsabilidade tem que ser apontada para quem é de direito. Todo mundo aponta para mim essa questão dos preços dos alimentos. Estamos fazendo o possível para voltar à normalidade”, apontou sem dizer quais medidas estão sendo adotadas.

Segundo o mandatário, caso o governo não tivesse implementado o auxílio emergencial, o Brasil estaria numa situação pior. “Se não tivéssemos feito o possível, como foi lá atrás, para ajudar pequena e microempresa, o auxílio emergencial, acho que estaria terrível a situação aqui no Brasil”.

Agronegócio

Ele ainda rebateu críticas ao agronegócio e disse ser a favor do “livre mercado” e que não pode diminuir a exportação de alimentos.

“Agora tem uns criticando o agronegócio. Não é pouca gente, não. Coisas infundadas, mas não ouça, gente. Todo tempo, [dizendo] mentira e tentando desgastar o governo. Em vez da esquerdalha mostrar o que fez. Não vão mostrar porque só roubaram. Então, têm que tentar caluniar os outros”, alegou.

“O pessoal esquece que a gente se endividou em R$ 700 bilhões [na pandemia] e passa a criticar que o agronegócio tem que vender aqui para dentro, não para fora. Olha, a soja toda tem que ser exportada, não tem como se consumir tudo aqui dentro. E eu sou a favor do livre mercado", complementou.

Política ambiental

Bolsonaro também voltou a dizer que tem sofrido ataques infundados e com objetivo comercial por parte das comunidades internacionais em relação à política ambiental e ao agronegócio.

"Eu postei hoje [em redes sociais] em inglês, para mostrar como nós tratamos o agronegócio aqui. Não da forma como eles dizem que nós tratamos, de forma mentirosa, que nós tocamos fogo em tudo. Nós não plantamos na Amazônia. E criticam que estamos fazendo derrubada na Amazônia. São críticas infundadas e com objetivo comercial", concluiu.

No domingo (22), no segundo dia de reunião do G20, grupo formado pelas maiores economias mundiais, o chefe do Executivo garantiu que o país é um dos que mais protege as áreas verdes e que mantém o compromisso de preservação da Amazônia, do Pantanal e de todos seus biomas.

Mais cedo, pelas redes sociais, Bolsonaro respondeu a alguns comentários de internautas que cobravam providências para o barateamento dos produtos.

"Procure saber sobre a carga tributária nos alimentos e os custos de produção. Peço então apontar os verdadeiros responsáveis. No mais não se esqueça do que ainda vivemos, a pandemia, que desajustou, em parte, os mercados. Tudo fizemos para que o 'fique em casa' não chegasse no campo, caso contrário teríamos algo pior, o desabastecimento", disse a um deles.

Em resposta a um outro que disse ser seu apoiador, mas que com os preços altos estava “difícil”, Bolsonaro respondeu usando um print de publicação antiga do mesmo defendendo o isolamento social. “Você mesmo estimulou o 'fique em casa'. Houve um desarranjo em quase tudo no Brasil. Socorremos 67 milhões de pessoas no auxílio emergencial, exatamente para que pudessem, em grande parte, se alimentar. Temos trabalhado, e muito, para a volta da normalidade", esbravejou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Veículo de transporte escolar (Ilustrativa - Mídia Max) PROCESSO SELETIVO
Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
DETRAN-MS - Foto: Rachid Waqued ATENÇÃO CONDUTORES
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente
FÁTIMA DO SUL - PRESTANDO CONTAS
Usina Fátima do Sul Agro-Energética publica relatório de Transparência e Igualdade salarial
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS