Menu
SADER_FULL
quarta, 25 de novembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
saúde

Banco de Leite do HU/UFGD recebe classificação máxima em certificação nacional

27 Dez 2013 - 17h03Por Assessoria

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU) da UFGD recebeu recentemente o Prêmio de Credenciamento e Certificado de Excelência na categoria Ouro, classificação máxima emitida pelo programa Ibero Americano de Bancos de Leite Humano, organizador da pesquisa de certificação.

A entrega dos prêmios ocorreu no dia 16 de dezembro na sede da governadoria, em Campo Grande. De todos os bancos de leite avaliados no Brasil, as cinco unidades de Mato Grosso do Sul receberam o credenciamento, todas com a classificação máxima. Os prêmios foram entregues pelo governador André Puccinelli. Do HU/UFGD, participaram da cerimônia as nutricionistas Tailci Cristina da Silva, responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do hospital, e Miriam Pereira Soares, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética.

A certificação é referente ao desempenho do ano de 2013 e leva em conta a qualidade do serviço oferecido, equipamentos, qualificação profissional, produção, volume de leite coletado e recursos humanos. São concedidos certificados nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

Hoje, existem no País 214 bancos de leite humano. Destes, 182 participaram da pesquisa de certificação para o credenciamento, mas somente 115 foram credenciados. Mato Grosso do Sul foi o único estado em que todas as unidades foram credenciadas e receberam o padrão Ouro. Além de serem elementos importantes na Política Estadual de Aleitamento Materno, o serviço oferecido pelos bancos de leite do estado também faz parte das estratégias da Rede Cegonha e está vinculado à redução da desnutrição e mortalidade no período neonatal e infantil na região.

Para a responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do HU/UFGD, o credenciamento é um resultado importante que evidencia a qualidade do serviço oferecido. “A pesquisa demonstrou que nosso trabalho realmente atende às necessidades da população”, comemorou Tailci.

No HU/UFGD, o Banco de Leite Humano é composto por uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionistas, psicóloga, farmacêutica, fisioterapeuta, fonoaudióloga, técnica em enfermagem, técnica em banco de leite e médico responsável.

No mês de novembro, foram 115 litros de leite coletados, sendo 48 pasteurizados e 86 distribuídos entre os bebês internados na UTI neonatal e UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) do HU/UFGD. No mês passado, foram 130 doadoras atendidas, incluindo internas e externas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PATRULHA AMBIENTAL
Estado e Sudeco se unem para adequar estradas e evitar turvamento de rios de Bonito
TORRA ESTOQUE MS
Torra Estoque MS segue até sábado com descontos especiais para população
GOVERNO PRESENTE EM DOURADOS
GOVERNO PRESENTE: Obra do acesso do Aeroporto à BR-463 contempla pedido de Barbosinha em Dourados
ALTA NO PREÇO
Bolsonaro diz que alta nos preços dos alimentos é consequência do "fique em casa"
AUXILIO POPULAÇÃO
Ala política defende prorrogar auxílio emergencial, mas Bolsonaro ainda não decidiu
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Com apoio da Defesa Civil Nacional, Estado construirá 15 pontes de concreto no Pantanal
COMBATE AO MOSQUITO
Ação estratégica: Governo faz Dia D da campanha "Aproveite a Quarentena e Limpe o seu Quintal"
AÇÕES DO GOVERNO MS
Antecipação de salários, incluindo 13º, aquece o mercado e resgata a confiança do consumidor, avalia
VENDA DE CARROS
A venda de carros novos continua crescendo
OPORTUNIDADE
Concurso público tem 78 vagas e salários chegam a R$ 3,2 mil em MS