O ranking está publicado no portal de notícias da Agencia Nacional de
Energia Elétrica e mostra que o cliente na área de concessão da Enersul,
que reúne 74 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, está com um índice
de qualidade no atendimento superior aos níveis de estados como São Paulo,
Minas Gerais e até Rio Grande do Sul, que tem as unidades de consumo em
áreas mais concentradas e próximas, inclusive, a centros de geração de
energia e que ainda são detentores do maior poderio econômico do País.
O levantamento da Aneel, divulgado esta semana, revela que, enquanto em
2013 o brasileiro ficou, em média, quase 20 horas sem energia elétrica, por
aqui, a soma de todas as interrupções durante o ano passado chegou a,
apenas, 11,8 horas; um índice 18% melhor que o estabelecido pela Agência
Reguladora.
Ao lado desse indicador, que leva o nome de DEC- duração equivalente por
cliente, a Aneel estabelece o FEC- freqüência equivalente por cliente, ou
seja, quantas vezes, em média, o cliente pode ter o fornecimento
interrompido durante um ano inteiro. Nessa apuração a performance da
Enersul também apresentou melhoria expressiva. Para uma meta de 11,3
interrupções, em média ao ano, em 2013 o cliente Enersul foi impactado
apenas por cerca de 7,5 vezes.
Com esses níveis dos indicadores, agora, a Enersul evolui do grupo das nove
para o das 6 melhores do País. Um fato que torna esse resultado ainda mais
notável é que, no ano passado, a rede de distribuição de energia, por conta
de novos clientes, foi ampliada em quase 1,5 mil quilômetros, uma extensão
equivalente a 4 vezes a distancia entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
O novo patamar de classificação reflete a forma de planejamento e gestão dos
investimentos que a Empresa tem feito para garantir a continuidade no
fornecimento de energia. Uma das ações que são decisivas para este
resultado em benefício do conforto do cliente, é a manutenção em linha
viva, uma tecnologia que permite a realização de serviços sem que o
cliente perceba porque a energia não é desligada nas redes e subestações.
A utilização dessa nova tecnologia, a exemplo de outros avanços que criam
condições para eliminar etapas e otimizar procedimentos, só é possível com
grandes investimentos, tanto em material como em mão de obra especializada.
Em 2013 os programas de investimentos da Concessionária somaram a
expressiva cifra de R$ 116,8 milhões, um montante 33% maior que o do ano
anterior. Essa é uma prioridade que a Enersul atende para dar seqüência
aos processos de melhoria contínua necessária ao mercado de energia em Mato
Grosso do Sul que está com uma notável taxa de crescimento chegando até
8%. São esses investimentos que fazem com que os clientes da Enersul
recebam energia elétrica com os indicadores de continuidade classificados
entre os “top dez” do Setor Elétrico Nacional.
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