Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
conflito em japorã

Vizinhos de propriedades rurais invadidas se sentem ameaçados

29 Out 2013 - 13h26Por Assessoria de Imprensa Sistema Famasul

Os vizinhos das propriedades rurais invadidas em Mato Grosso do Sul se sentem ameaçados com as ações dos indígenas. As queixas envolvem desde coação e ameaças até desaparecimento de animais. Um dos casos é o da Fazenda Campo Flor, localizada em Iguatemi, próxima à fazenda Cambará, invadida em agosto de 2011. De acordo com o administrador da Campo Flor, Domingos Borges Sorgatto, desde a invasão vários bovinos desapareceram da propriedade.

O administrador relata que, por estar a propriedade localizada entre a aldeia e a área invadida, os indígenas tumultuam o manejo, quebram cercas e fazem ameaças. "Eu fico inseguro de exercer o meu trabalho. Eles entram gritando com os animais até eles pularem a cerca, agem em bando e circulam o tempo todo dentro da propriedade", afirma. Segundo Sorgatto, já foram realizados Boletins de Ocorrências junto à polícia civil relatando o desaparecimento de quatro cabeças de gado e o mesmo procedimento será feito agora na Polícia Federal.

Também com propriedade próxima à fazenda Cambará, Paulo Schemberger, dono da Fazenda Campo Flor da Lagoa, se diz intimidado com a presença dos indígenas. "Quando preciso passar pelo caminho próximo à área invadida e os encontro reunidos, fico receoso com a abordagem. Além disso, eles têm o costume de jogar pedras nos veículos", ressalta o produtor. As duas propriedades citadas estão fora da área pretendida pela Funai.

Em reunião entre produtores e dirigentes da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), a proprietária da Fazenda Quitandinha, Dalva Malaquias Ferreira, de Dois Irmãos de Buriti, fez um relato das constantes ameaças, furtos e intimidações dos indígenas em sua propriedade. "Eu não tenho sossego. Os indígenas capturam meu gado, dão tiro, carneiam e levam meus animais. Já acionei a Força Nacional por duas vezes e a recomendação que tive era para levar os animais para outra área e tomar cuidado. Ou seja, eu não tenho para quem pedir ajuda", desabafou.

De acordo com as informações do Sistema Famasul, atualmente existem 79 propriedades invadidas em MS. Deste total, 21 foram invadidas depois de acordo firmado entre produtores e indígenas com Ministério da Justiça, pelo qual os últimos se comprometeram em não promover novas invasões.

Diante da morosidade do Governo Federal em resolver os impasses fundiários, os produtores rurais de MS fixaram o prazo de 30 novembro para que seja apresentada pelo Governo Federal proposta de ação concreta para os litígios de terra no Estado. A partir da data, serão retomadas as ações e medidas para o cumprimento das decisões judiciais e o setor vai se retirar da mesa de negociação.

Fazenda Cambará

A fazenda Cambará, pertencente ao produtor Osmar Bonamigo, foi invadida no dia 08 de agosto de 2011 por um grupo de índios guarani kaiowá. Em setembro de 2012, a Justiça Federal em Naviraí determinou reintegração de posse da fazenda, mas os indígenas permanecem na área.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Ofertas da Semana com os melhores preços você encontra no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com gás a R$ 79,99, veja as OFERTAS desta quarta e quinta VERDE do Jorge Mercado em Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS