Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 3 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
VICENTINENSE - FOTÓGRAFO EM DESTAQUE

Fotógrafo de VICENTINA ganha em 1º lugar no Concurso Estadual do IBGE em prêmio fotográfico

Fotógrafo de VICENTINA ganha em 1º lugar no Concurso Estadual do IBGE em prêmio fotográfico

5 Dez 2018 - 08h57Por FÁTIMA NEWS - DA REDAÇÃO

VICENTINA - No ano de 2017 aconteceu o Censo agropecuário do IBGE que foi finalizado em fevereiro de 2018, tive o prazer de trabalhar como recenseador na região de Vicentina/MS onde conheci um pouco mais o município onde moro e conhecer pessoas maravilhosas que fazem a produção agropecuária acontecer, mesmo em meio a dificuldade climáticas e financeiras ainda trabalham com esperança por dias melhores.

E nessas idas e vindas pela zona rural fiz alguns registros fotográficos ao qual como um incentivo ao nosso trabalho o IBGE proporcionou concorrer ao Prêmio Fotográfico do Censo Agro 2017 ao qual eu concorri ao prêmio estadual e fui premiado em 1º lugar. Na Categoria: Cenários Rurais nacional ficou em 9º.

Quem quiser ver todas as fotos do concurso, clique no link: https://censoagro2017.ibge.gov.br/premio

Gostaria de agradecer a todos que tiveram a oportunidade de votar e conhecer não somente o meu trabalho mais de todos que enviaram, obrigado a todos.Foto: Geone Bernardo - Foto premiada no Concurso

Sobre a história da foto: Mais ou menos nos anos de 1992 a 1994 ( dos meus 07 a 09 anos ) eu morei em um sitio junto da minha bisavó com meus pais e todos nós morávamos em casas de madeira como a da foto, acredito que isso me remeteu para um pouco da minha infância e mesmo depois de mudar para a cidade quase todos os finais de semana ia no sítio de bicicleta andando pela zona rural aproximadamente 09 km e havia muitas casas como estas e muitas pessoas conhecidas morando nelas, o ônibus escolar de 52 lugares ia lotado passando em apenas duas linhas ( linha Barreirão e Barreirinho - lado nascente ), hoje basta um micro-ônibus e ainda assim vem com lugares de sobra.

E com o tempo tudo isso foi mudando casas ficaram abandonadas e muitas foram derrubas as pessoas foram procurar um meio de vida “melhor” na zona urbana e os sítios pequenos passaram a ser vendidos se tornando grandes áreas de apenas um produtor ou arrendas apenas para cultivo ou pastagem, eu sinto um pouco de tristeza em ver isso, pois, ao meu modo de "ver" a vida das pessoas que moravam no sítio deveriam ter maior incentivo para ficar, pois assim, não haveria um inchamento das pessoas nas cidades.

Hoje o que há na minha região grande parte zona rural apenas plantação de soja ou milho e cana-de açúcar. Por onde os grandes produtores chegaram as casas foram derrubadas poucas ainda estão em pé, e quando estão é para armazenar alguns utensílios. Finalizando não é que seja totalmente ruim isso, mas, cada sitio tinha uma família, tinha uma história, festas e jogos nas zonas rurais, além disso, muitas vezes proporcionava empregos para outras famílias que vinham da cidade para a zona rural e hoje é apenas lembranças e histórias de como era bom a vida no sítio.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINENSE EM DESTAQUE
Vicentinense se une a outros artistas para Festival Multicultural em favor dos povos Guarani-Kaiowá
VICENTINA - DELIVERY PESQUEIRO 7 BELLO
Bora comer peixe!, confira os pratos do delivey Pesqueiro 7 Bello com entregas em Fátima e Vicentina
ASA - VICENTINA
Assistência Social Adventista de Vicentina distribuiu mais de 2 toneladas de alimentos
VICENTINA - ZERANDO OS CASOS
ZERANDO OS CASOS: População tem que manter o isolamento e distanciamento, veja boletim de Vicentina
VICENTINA - DELIVERY PESQUEIRO 7 BELLO
Delivery do Pesqueiro 7 Bello tem pratos deliciosos, CONFIRA, entrega em Fátima do Sul e Vicentina
CONDOLÊNCIAS NAS REDE SOCIAIS
Amigos usam as redes sociais no Adeus ao Chiquinho da conveniência, morto na BR-376 em Vicentina
ACIDENTE FATAL
Identificado a vítima fatal de acidente entre Fátima do Sul e Vicentina
COMBATE AO COVID-19
SEM SAÍDA: Pesquisadores recomendam lockdown em Dourados e mais 11 cidades, incluindo Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL E VICENTINA
Ruguinhas começaram a aparecer e auto-estima cair?, Botox ajuda agora em Fátima do Sul e Vicentina
VICENTINA - BOLETIM COVID-19
Vicentina já tem 86% dos pacientes curados de coronavírus, confira o boletim