Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
RECONHECIMENTO

Uso sustentável da energia dá prêmios em 93 escolas

12 Dez 2013 - 11h05Por Assessoria

O momento histórico na vida de alunos e professores veio por meio do projeto ABC da Energia, uma iniciativa   pioneira que uniu, este ano, o Município de Campo Grande,  o  Conselho de Consumidores da Enersul - CONCEN e a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul. A parceria tem como finalidade promover o entendimento e a prática da cidadania, pela divulgação em todas as escolas da rede pública dos municípios que integram a área de concessão, de material pedagógico sobre a utilização da energia elétrica de forma segura, econômica e  sustentável, em termos de conservação e proteção. 

Na edição 2013, o projeto contemplou  as escolas públicas da capital. Foram 93 unidades, onde o conteúdo do projeto continuará disponível para ser trabalhado com cerca de 60 mil alunos do ensino fundamental. As informações chegaram às crianças e adolescentes por meio dos coordenadores pedagógicos que, no início deste semestre letivo, receberam todo o conteúdo do ABC da Energia, em um seminário na Concessionária.

No evento, os educadores assistiram a palestras, realizaram visitas guiadas nas áreas técnicas, tais como o Centro de Operação do Sistema e o Centro de Eficiência e Inovação, este último responsável por projetos de Pesquisa & Desenvolvimento, bem como receberam um  kit com um diversificado e amplo conteúdo das campanhas sobre uso seguro e eficiente de energia, em formato de cartilhas, livros e vídeos,  para ser multiplicado e aplicado como disciplina transversal nas  escolas.

 

PREMIAÇÃO

 

Além de ser uma oportunidade de agregar novos conhecimentos, tanto para os professores quanto para os alunos, o projeto ABC da Energia dá como prêmio, uma máquina fotográfica de última geração, ao melhor trabalho desenvolvido sobre o tema, em cada uma das escolas. Os critérios e a avaliação do material produzido pelos alunos foram definidos pela Secretaria Municipal de Educação. É mais uma oportunidade para estimular e revelar talentos, já que nesses trabalhos as crianças e os adolescentes podem expressar o entendimento e a criatividade por meio de redação, desenho, artesanato, peça teatral e outros.  O projeto também  reconhece, com a oferta de notebook, também com avançada tecnologia, o empenho e a dedicação dos coordenadores pedagógicos envolvidos nessa tarefa cidadã: o compromisso de usar a energia elétrica de forma sustentável, visando garantir a disponibilidade e o conforto para as futuras gerações e para o planeta. 

A solenidade de premiação, realizada na Secretaria de Educação da capital, foi de muita celebração para os vencedores da edição 2013 e de expectativa para outros alunos a partir do ano que vem. A boa noticia foi dada pelo interventor na Enersul Jerson Kelman: “depois de passarmos por duas etapas do programa, temos a satisfação de  anunciarmos que o ABC da Energia seguirá não só premiando mas, acima de tudo, contribuindo na formação de cidadãos conscientes quanto ao uso seguro, econômico e sustentável da energia.  O orçamento para a edição de 2014 já está aprovado” garantiu.

A proposta do CONCEN agora é realizar o projeto nas escolas municipais de Dourados e Corumbá.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Chico Ribeiro - Avenida Duque de Caxias AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
FOTO: MÍDIA MAX FEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido