Menu
SADER_FULL
terça, 24 de novembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
BANNER ALVORADA
RECONHECIMENTO

Uso sustentável da energia dá prêmios em 93 escolas

12 Dez 2013 - 11h05Por Assessoria

O momento histórico na vida de alunos e professores veio por meio do projeto ABC da Energia, uma iniciativa   pioneira que uniu, este ano, o Município de Campo Grande,  o  Conselho de Consumidores da Enersul - CONCEN e a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul. A parceria tem como finalidade promover o entendimento e a prática da cidadania, pela divulgação em todas as escolas da rede pública dos municípios que integram a área de concessão, de material pedagógico sobre a utilização da energia elétrica de forma segura, econômica e  sustentável, em termos de conservação e proteção. 

Na edição 2013, o projeto contemplou  as escolas públicas da capital. Foram 93 unidades, onde o conteúdo do projeto continuará disponível para ser trabalhado com cerca de 60 mil alunos do ensino fundamental. As informações chegaram às crianças e adolescentes por meio dos coordenadores pedagógicos que, no início deste semestre letivo, receberam todo o conteúdo do ABC da Energia, em um seminário na Concessionária.

No evento, os educadores assistiram a palestras, realizaram visitas guiadas nas áreas técnicas, tais como o Centro de Operação do Sistema e o Centro de Eficiência e Inovação, este último responsável por projetos de Pesquisa & Desenvolvimento, bem como receberam um  kit com um diversificado e amplo conteúdo das campanhas sobre uso seguro e eficiente de energia, em formato de cartilhas, livros e vídeos,  para ser multiplicado e aplicado como disciplina transversal nas  escolas.

 

PREMIAÇÃO

 

Além de ser uma oportunidade de agregar novos conhecimentos, tanto para os professores quanto para os alunos, o projeto ABC da Energia dá como prêmio, uma máquina fotográfica de última geração, ao melhor trabalho desenvolvido sobre o tema, em cada uma das escolas. Os critérios e a avaliação do material produzido pelos alunos foram definidos pela Secretaria Municipal de Educação. É mais uma oportunidade para estimular e revelar talentos, já que nesses trabalhos as crianças e os adolescentes podem expressar o entendimento e a criatividade por meio de redação, desenho, artesanato, peça teatral e outros.  O projeto também  reconhece, com a oferta de notebook, também com avançada tecnologia, o empenho e a dedicação dos coordenadores pedagógicos envolvidos nessa tarefa cidadã: o compromisso de usar a energia elétrica de forma sustentável, visando garantir a disponibilidade e o conforto para as futuras gerações e para o planeta. 

A solenidade de premiação, realizada na Secretaria de Educação da capital, foi de muita celebração para os vencedores da edição 2013 e de expectativa para outros alunos a partir do ano que vem. A boa noticia foi dada pelo interventor na Enersul Jerson Kelman: “depois de passarmos por duas etapas do programa, temos a satisfação de  anunciarmos que o ABC da Energia seguirá não só premiando mas, acima de tudo, contribuindo na formação de cidadãos conscientes quanto ao uso seguro, econômico e sustentável da energia.  O orçamento para a edição de 2014 já está aprovado” garantiu.

A proposta do CONCEN agora é realizar o projeto nas escolas municipais de Dourados e Corumbá.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul
FALTA DE ENERGIA
Está sem luz? Energisa diz que temporal com '6 mil raios' é responsável por queda de energia
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você
MS DESTAQUE
Com práticas voltadas para Educação e Gestão Pública, MS é destaque em 1º Prêmio do Brasil Central