A aparição de um urutau, ave rara em nossa região e conhecida como ‘ave-fantasma’, ‘mãe-dalua’, de hábitos noturnos, tem atraído a atenção dos alunos, professores e funcionários do Colégio Ideal, localizado na Rua Pedro Felizardo de Souza, Jardim Tatiane em Fátima do Sul.
Presente nos cerrados, o urutau é uma das aves de comportamento mais intrigante que se conhece. Ele vive se abrigando em galhos e pedaços de madeira queimada ou ressecada. A razão disso é seu mecanismo de camuflagem: sua penugem é de cor muito parecida à da madeira seca, o que lhe permite passar despercebido, principalmente quando fecha os olhos. Aí, alguém mais distraído não identifica mais do que um prolongamento de um galho seco, na maioria das vezes. Tanto que só foi identificado porque o Professor Ivan percebeu o tronco da árvore um tanto diferente, em frente a janela da sala de aula a qual lecionava.
Com a aparição da ave no Colégio, todos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o passáro, sendo oportuno o conceito de preservação, extinção hábitos alimentares, reprodução através de conteúdos trabalhados nas disciplinas de ciências e biologia.
SOBRE O URUTAU
De acorodo com o Wikipédia, a enciclopédia livre, os urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do Novo Mundo, que pertencem ao género Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também é chamado de Mãe-da-lua e Emenda-toco. Conhece-se um fóssil de Nyctibius griseus do Pleistoceno de Lapa da Escrivaninha, Lagoa Santa, Minas Gerais.
O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.
É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Alcança até 37 cm fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.
Crenças populares
O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar. Identificado também, pela sua maneira de pousar em tocos, como EMENDA-TÔCO.
Origem do nome
Alguns pesquisadores argumentam que o nome da ave vem da união de duas palavras do guarani: guyra (ave) e taú (fantasma). Outros dizem que o nome é uma onomatopéia para o canto do pássaro: urutau, urutau, em notas graves e decrescentes.
Espécies
Nyctibius griseus (Gmelin, 1789) - Urutau-comum
Nyctibius grandis (Gmelin, 1789) - Mãe-da-lua-gigante
Nyctibius aetherus (Wied-Neuwied, 1820) - Mãe-da-lua-parda
Nyctibius leucopterus (Wied-Neuwied, 1821) - Urutau-de-asa-branca
Nyctibius bracteatus Gould, 1846 - Urutau-ferrugem
Nyctibius maculosus Ridgway, 1912
Nyctibius jamaicensis (Gmelin, 1789)
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

NOTÍCIA TRISTE: Mulher morta após acidente era socorrista e voltava de plantão

Governo de MS ouve coletivo com demandas e sugestões para fortalecer proteção às mulheres

Fátima do Sul no pódio com medalha de ouro e bronze no Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu 2025

Seleção de modelos para desfile de marcas autorais de MS no Campão Cultural acontece no fim de seman

Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda
Mais Lidas

HOMICÍDIO: Homem mata vizinho a facadas durante discussão

NOTÍCIA TRISTE: Mulher morta após acidente era socorrista e voltava de plantão

DEODÁPOLIS: Identificado homem morto em acidente, ele estava no meio da rodovia e usava muletas

Jovem de 15 anos morre após levar descarga elétrica em lava rápido
