Menu
SADER_FULL
segunda, 26 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Fátima do Sul - ave rara

Um urutau, ave rara conhecida como ‘ave-fantasma’, é visto em Fátima do Sul

A aparição de um urutau, ave rara em nossa região e conhecida como ‘ave-fantasma’,

16 Nov 2013 - 14h40Por Washington Lima / Fátima News

A aparição de um urutau, ave rara em nossa região e conhecida como ‘ave-fantasma’, ‘mãe-dalua’, de hábitos noturnos, tem atraído a atenção dos alunos, professores e funcionários do Colégio Ideal, localizado na Rua Pedro Felizardo de Souza, Jardim Tatiane em Fátima do Sul.

Presente nos cerrados, o urutau é uma das aves de comportamento mais intrigante que se conhece. Ele vive se abrigando em galhos e pedaços de madeira queimada ou ressecada. A razão disso é seu mecanismo de camuflagem: sua penugem é de cor muito parecida à da madeira seca, o que lhe permite passar despercebido, principalmente quando fecha os olhos. Aí, alguém mais distraído não identifica mais do que um prolongamento de um galho seco, na maioria das vezes. Tanto que só foi identificado porque o Professor Ivan percebeu o tronco da árvore um tanto diferente, em frente a janela da sala de aula a qual lecionava.

Com a aparição da ave no Colégio, todos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o passáro, sendo oportuno o conceito de preservação, extinção hábitos alimentares, reprodução através de conteúdos trabalhados nas disciplinas de ciências e biologia.

SOBRE O URUTAU

De acorodo com o Wikipédia, a enciclopédia livre, os urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do Novo Mundo, que pertencem ao género Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também é chamado de Mãe-da-lua e Emenda-toco. Conhece-se um fóssil de Nyctibius griseus do Pleistoceno de Lapa da Escrivaninha, Lagoa Santa, Minas Gerais.

O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Alcança até 37 cm fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.

Crenças populares

O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar. Identificado também, pela sua maneira de pousar em tocos, como EMENDA-TÔCO.

Origem do nome

Alguns pesquisadores argumentam que o nome da ave vem da união de duas palavras do guarani: guyra (ave) e taú (fantasma). Outros dizem que o nome é uma onomatopéia para o canto do pássaro: urutau, urutau, em notas graves e decrescentes.

Espécies

    Nyctibius griseus (Gmelin, 1789) - Urutau-comum

    Nyctibius grandis (Gmelin, 1789) - Mãe-da-lua-gigante

    Nyctibius aetherus (Wied-Neuwied, 1820) - Mãe-da-lua-parda

    Nyctibius leucopterus (Wied-Neuwied, 1821) - Urutau-de-asa-branca

    Nyctibius bracteatus Gould, 1846 - Urutau-ferrugem

    Nyctibius maculosus Ridgway, 1912

    Nyctibius jamaicensis (Gmelin, 1789)

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você
MS DESTAQUE
Com práticas voltadas para Educação e Gestão Pública, MS é destaque em 1º Prêmio do Brasil Central
FERIADÃO CHEGANDO
Feriado prolongado na pandemia: consciência, reponsabilidade e cuidados redobrados
TURISMO
Conheça o Vancouver com um visto Canadense
DEFESA CIVIL ALERTA
ALERTA DEFESA CIVIL: Tempo seco pode trazer riscos à saúde e incêndios florestais em todo MS
TECNOLOGIA
Detran-MS implementa sistema inovador para pagamento de guias por cartão de débito de todos os bancos
TRAGÉDIAS DA COVID-19
Grávida morre após pegar Covid durante chá de fraldas surpresa
ESPAÇO SAÚDE
Gripe, alergia ou resfriados? Você sabe a diferença?