Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
trocaram fogo de artilharia

Tensão entre as Coreias aumenta após troca de fogo no mar

31 Mar 2014 - 10h44

A tensão entre as duas Coreias se intensificou nesta segunda-feira depois que os exércitos de Pyongyang e de Seul trocaram fogo de artilharia sobre as águas da conflituosa fronteira do Mar Amarelo.

Após anunciar o início de novos exercícios com fogo real ao norte da fronteira marítima que separa ambos os países, o Exército Popular norte-coreano lançou cerca de 500 rodadas de artilharia, das quais aproximadamente 100 caíram no lado do Sul, assegurou o Ministério da Defesa de Seul.

Diante dessa ação incomum, a Força Naval sul-coreana respondeu imediatamente com o lançamento de várias dezenas de obuses autopropulsados howitzer K-9 rumo a águas do Norte.

Mais tarde, o exército enviou aviões de combate F-15 à região diante da possibilidade de novos incidentes e aconteceu a evacuação a refúgios dos residentes das ilhas sul-coreanas próximas à fronteira do Mar Amarelo.

Seul também advertiu que o regime norte-coreano enviou cerca de mil canhões de artilharia e 70 aerobarcos ao longo de sua costa sudoeste.

A troca de artilharia na linha fronteiriça foi o primeiro desde novembro de 2010, quando a Coreia do Norte bombardeou a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, matando quatro pessoas, duas delas, civis.

Os líderes do governo e a oposição na Coreia do Sul condenaram o regime de Kim Jong-un após o incidente de hoje, que qualificaram como "uma provocação" de Pyongyang que põe em risco a paz no nordeste da Ásia.

Por sua vez, a China, aliada histórica da Coreia do Norte e importante parceiro comercial do Sul, pediu a ambos os governos a "atuar com moderação, evitar medidas que possam elevar a tensão e fazer esforços conjuntos para manter a paz e a estabilidade".

A Comissão Militar do Armistício do Comando das Nações Unidas, na fronteiriça aldeia de Panmunjom enviou um fax a Coreia do Norte para pedir que cessação suas manobras com fogo real e propor uma reunião em nível geral para aliviar a tensão.

A disputada fronteira do Mar Amarelo é uma das áreas mais sensíveis e conflituosas da região que foi cenário nos últimos anos de outros fatos mais ou menos graves, como o afundamento da embarcação Cheonan em março de 2010, com 46 mortos, que a Coreia do Sul atribui ao Norte.

A troca de artilharia entre as duas Coreias hoje acirrou ainda mais a tensão em um ambiente já caldeado pelos exercícios militares que Seul e Washington realizam em território sul-coreano do final de fevereiro até 28 de abril e nos quais participam 7.500 soldados americanos.

A Coreia do Norte respondeu as passadas semanas ao Foal Eagle, que considera um "teste de invasão" a seu país, com o lançamento de dezenas de projéteis de curto alcance e dois de seus mísseis Rodong de médio alcance ao mar suscitando uma dura condenação da comunidade internacional.

Veículos de assalto sul-coreanos lançam bombas de fumaça à medida que avançam para pousar em terra durante operação em Pohang Foto: Reuters Veículos de assalto sul-coreanos lançam bombas de fumaça à medida que avançam para pousar em terra durante operação em Pohang Foto: Reuters

Além disso, ontem o país comunista anunciou em comunicado que "não descarta um novo tipo de teste atômico para elevar a capacidade de dissuasão nuclear" diante da "ameaça" que os Estados Unidos fizeram.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Chico Ribeiro - Avenida Duque de Caxias AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
FOTO: MÍDIA MAX FEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS