Menu
SADER_FULL
terça, 3 de agosto de 2021
Busca
racismo no futebol

STJD suspende jogo de volta entre Santos e Grêmio para apurar racismo

30 Ago 2014 - 10h42Por Uol

O presidente do STJD, Caio César Rocha Vieira, disse na noite desta sexta-feira que a partida entre Santos e Grêmio, marcada para próxima quarta-feira, em duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, está suspensa. O jogo foi adiado até que o clube gaúcho seja julgado em todas as instâncias pelos insultos racistas contra o goleiro Aranha, no duelo de ida, na última quinta, em Porto Alegre.

"Se o Grêmio for punido, poderemos aplicar uma pena sem efeito algum. Essa questão do fato consumado poderia afetar o julgamento", disse Caio à Rádio Guaíba.

Ou seja, se o Grêmio já estivesse eliminado da Copa do Brasil, isso poderia influenciar na pena imposta pelos atos racistas ocorridos na última quinta, contra o goleiro Aranha. Os torcedores do time gaúcho chamaram o camisa 1 de 'macaco'.

A solicitação foi feita pela procuradoria do STJD e o adiamento vai aguardar todo julgamento. A ideia é que o trâmite absoluto ocorra em 20 dias, já levando em conta possíveis recursos e apreciação no Pleno do tribunal.

"Achei um pedido adequado, algo feito pela procuradoria, e deferi o pedido", disse. "Quando falo em 20 dias já projeto a decisão final, com julgamento no pleno e tudo mais", completou.

O perfil oficial do Grêmio no Twitter confirmou a suspensão do jogo. "Acolhendo pedido da Procuradoria de Justiça Desportiva, o STJD suspendeu a partida de volta entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil", postou o perfil do clube.

Nesta sexta-feira, o presidente Fábio Koff convocou coletiva, disse ter entrado em contato com o Santos e pediu desculpas formais pelos atos de alguns torcedores gremistas. O clube identificou cinco por injúria racial contra o goleiro Aranha, sendo dois sócios. Todos estão proibidos de comparecer em jogos no estádio e os sócios foram suspensos do quadro do clube. Entre os associados estava Patrícia Moreira, flagrada pelas câmeras de televisão da ESPN claramente chamando Aranha de 'macaco'. Ela, ainda, foi afastada do emprego por conduta inadequada.

Além do Grêmio, a denúncia da procuradoria do STJD também atinge o trio de arbitragem. Wilton Pereira Sampaio, Carlos Berkenbrock e Kleber Lúcio Gil serão alvos de julgamento porque na súmula enviada após a partida sequer citaram os atos racistas. Na manhã desta sexta, foi acrescentado o relato de racismo alterando o relatado inicialmente.

A data provável para o primeiro julgamento é a próxima quarta-feira, dia 3. No entanto, o STJD não garante tempo hábil para intimação das partes e formação da defesa.

"Dependendo da gravidade da infração e da consistência das provas, um clube condenado por discriminação racial, segundo regras da FIFA, pode ser até ser punido com a exclusão do campeonato que estiver disputando", declarou o presidente do Tribunal.

Porém, o Grêmio não acredita em tal medida extrema. "O Grêmio pode ser penalizado. Mas não acredito em medidas extremas. Exclusão é algo muito forte, algo que não se tem feito hoje em dia. Medidas extremas são para casos extremos. No caso, foram alguns torcedores já identificados e punido", disse o advogado Gabriel Vieira, que defende o Grêmio, ao UOL Esporte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVÍRUS EM MS
Prosseguir: coletiva de imprensa híbrida será realizada nesta terça-feira, às 10h15
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Na volta às aulas, Reinaldo Azambuja destaca investimento de R$ 289 milhões em reformas de escolas
BORA TRABALHAR
BORA TRABALHAR: Semana começa com 1,3 mil vagas de empregos em 28 cidades de MS
AÇÃO DA PMA
Fazenda com 520 cabeças de gado sem comida, alguns são encontrados mortos, PMA autua arrendatário
Corpo foi encontrado no quintal da casa da vítima, em Sidrolândia (MS).  Foto: PMMS/Reprodução CASO DE POLÍCIA
Polícia encontra corpo de idoso enterrado em quintal e sobrinha confessa homicídio
FRIO INTENSO FRIO INTENSO E CHUVA
Frio não foi embora não e Agosto será mais gelado do que o normal com duas frentes frias e chuva
Crédito: Divulgação/Prefeitura de Dourados DOURADOS - VACINAÇÃO COVID-19
Prefeitura informa novo recorde de vacinação com 7,6 mil doses em 24h
Maria agarrando jacaré sem medo de ser mordida. Foto: Kisie Ainoã) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS LUTO - CIDADES
Maria do Jacaré morre aos 55 anos após queda em casa
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Após ser estuprada, jovem de 18 anos precisa passar por cirurgia e está na UTI
Mato Grosso do Sul deve receber Pfizer e Coronavac neste fim de semana - Bruno Henrique MAIS VACINAS CHEGANDO
ESPERANÇA: Mais 79,4 mil doses de vacina contra Covid chegam neste sábado ao MS