Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
racismo no futebol

STJD suspende jogo de volta entre Santos e Grêmio para apurar racismo

30 Ago 2014 - 10h42Por Uol

O presidente do STJD, Caio César Rocha Vieira, disse na noite desta sexta-feira que a partida entre Santos e Grêmio, marcada para próxima quarta-feira, em duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, está suspensa. O jogo foi adiado até que o clube gaúcho seja julgado em todas as instâncias pelos insultos racistas contra o goleiro Aranha, no duelo de ida, na última quinta, em Porto Alegre.

"Se o Grêmio for punido, poderemos aplicar uma pena sem efeito algum. Essa questão do fato consumado poderia afetar o julgamento", disse Caio à Rádio Guaíba.

Ou seja, se o Grêmio já estivesse eliminado da Copa do Brasil, isso poderia influenciar na pena imposta pelos atos racistas ocorridos na última quinta, contra o goleiro Aranha. Os torcedores do time gaúcho chamaram o camisa 1 de 'macaco'.

A solicitação foi feita pela procuradoria do STJD e o adiamento vai aguardar todo julgamento. A ideia é que o trâmite absoluto ocorra em 20 dias, já levando em conta possíveis recursos e apreciação no Pleno do tribunal.

"Achei um pedido adequado, algo feito pela procuradoria, e deferi o pedido", disse. "Quando falo em 20 dias já projeto a decisão final, com julgamento no pleno e tudo mais", completou.

O perfil oficial do Grêmio no Twitter confirmou a suspensão do jogo. "Acolhendo pedido da Procuradoria de Justiça Desportiva, o STJD suspendeu a partida de volta entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil", postou o perfil do clube.

Nesta sexta-feira, o presidente Fábio Koff convocou coletiva, disse ter entrado em contato com o Santos e pediu desculpas formais pelos atos de alguns torcedores gremistas. O clube identificou cinco por injúria racial contra o goleiro Aranha, sendo dois sócios. Todos estão proibidos de comparecer em jogos no estádio e os sócios foram suspensos do quadro do clube. Entre os associados estava Patrícia Moreira, flagrada pelas câmeras de televisão da ESPN claramente chamando Aranha de 'macaco'. Ela, ainda, foi afastada do emprego por conduta inadequada.

Além do Grêmio, a denúncia da procuradoria do STJD também atinge o trio de arbitragem. Wilton Pereira Sampaio, Carlos Berkenbrock e Kleber Lúcio Gil serão alvos de julgamento porque na súmula enviada após a partida sequer citaram os atos racistas. Na manhã desta sexta, foi acrescentado o relato de racismo alterando o relatado inicialmente.

A data provável para o primeiro julgamento é a próxima quarta-feira, dia 3. No entanto, o STJD não garante tempo hábil para intimação das partes e formação da defesa.

"Dependendo da gravidade da infração e da consistência das provas, um clube condenado por discriminação racial, segundo regras da FIFA, pode ser até ser punido com a exclusão do campeonato que estiver disputando", declarou o presidente do Tribunal.

Porém, o Grêmio não acredita em tal medida extrema. "O Grêmio pode ser penalizado. Mas não acredito em medidas extremas. Exclusão é algo muito forte, algo que não se tem feito hoje em dia. Medidas extremas são para casos extremos. No caso, foram alguns torcedores já identificados e punido", disse o advogado Gabriel Vieira, que defende o Grêmio, ao UOL Esporte.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
FOTO: DIVULGAÇÃO - PRF A MAIOR JÁ DESTE ANO DE 2024
Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína
FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FOTOS E CAMPEÕES
Veja FOTOS e quem foram os campeões da Final da Taça Semelt de futebol suíço masculino de Jateí

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul