Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
empregos

Sobram vagas em supermercados da Capital devido ao trabalho aos domingos e feriados

25 Nov 2013 - 14h59Por Assessoria

Jovens e adultos estão evitando trabalhar em supermercados de Campo Grande, devido às escalas (de trabalho) nos finais de semana e feriados. A avaliação é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG, que tem lutado, insistentemente, com a classe patronal, para melhorar as condições de trabalho nesse setor.

“Se as empresas não oferecerem qualidade de vida para seus empregados, com escalas que favoreçam folgas em finais de semana, para que possam passar mais tempo em família, esse quadro de escassez de mão de obra permanecerá assim ou até tende a agravar mais, com uma carência cada vez maior”, afirmou Nelson Benitez, vice-presidente do SECCG.

O sindicalista informou também que os supermercados devem se conscientizar de que é preciso remunerar muito melhor seus empregados. Se fizerem isso, certamente conseguirão suprir a necessidade de mão de obra nas diversas unidades na Capital.

O SECCG não tem estimativa de quantos funcionários são necessários hoje para suprir a demanda das empresas, mas não tem dúvida de que é um número significativo. “Os trabalhadores estão cada vez mais exigentes. Se não tiverem uma boa remuneração e escalas de trabalho que favoreçam o descanso em finais de semana, será cada vez mais difícil sua entrada no mercado para suprir a demanda que já é grande”, afirma Benitez.

Apesar da existência de legislação que regulamenta o trabalho aos domingos, algumas empresas acabam burlando esse direito do trabalhador. O sindicato está sempre vigilante e fiscalizando o setor para evitar esses abusos. A entidade já encontrou inúmeros casos de funcionários que ficam praticamente um mês sem folga aos domingos. “Isso é muito grave e o trabalhador precisa nos ajudar na fiscalização”, afirma Rúbia Santana, diretora do SECCG, que tem promovido constantes fiscalizações de todo o comércio para evitar abusos.

QUALIDADE DE VIDA – Para o vice-presidente do SECCG, Nelson Benitez, o convívio do trabalhador com sua família nos finais de semana é muito importante para o fortalecimento familiar. “Pais e filhos precisam se encontrar, conversar e se divertirem juntos. Isso é muito importante para se evitar problemas sérios de esfacelamento da família”, afirma o sindicalista.

O diretor sindical André Luiz Garcia faz um apelo aos funcionários de supermercados de Campo Grande para que denunciem ao sindicato (3348-3232) qualquer irregularidade não só com relação à escala de folga nos finais de semana, como também qualquer outra questão trabalhista. “Se cada comerciário for um fiscal, teremos um mercado de trabalho mais justo e disciplinado”, afirmou Garcia. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho