Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 8 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
empregos

Sobram vagas em supermercados da Capital devido ao trabalho aos domingos e feriados

25 Nov 2013 - 14h59Por Assessoria

Jovens e adultos estão evitando trabalhar em supermercados de Campo Grande, devido às escalas (de trabalho) nos finais de semana e feriados. A avaliação é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG, que tem lutado, insistentemente, com a classe patronal, para melhorar as condições de trabalho nesse setor.

“Se as empresas não oferecerem qualidade de vida para seus empregados, com escalas que favoreçam folgas em finais de semana, para que possam passar mais tempo em família, esse quadro de escassez de mão de obra permanecerá assim ou até tende a agravar mais, com uma carência cada vez maior”, afirmou Nelson Benitez, vice-presidente do SECCG.

O sindicalista informou também que os supermercados devem se conscientizar de que é preciso remunerar muito melhor seus empregados. Se fizerem isso, certamente conseguirão suprir a necessidade de mão de obra nas diversas unidades na Capital.

O SECCG não tem estimativa de quantos funcionários são necessários hoje para suprir a demanda das empresas, mas não tem dúvida de que é um número significativo. “Os trabalhadores estão cada vez mais exigentes. Se não tiverem uma boa remuneração e escalas de trabalho que favoreçam o descanso em finais de semana, será cada vez mais difícil sua entrada no mercado para suprir a demanda que já é grande”, afirma Benitez.

Apesar da existência de legislação que regulamenta o trabalho aos domingos, algumas empresas acabam burlando esse direito do trabalhador. O sindicato está sempre vigilante e fiscalizando o setor para evitar esses abusos. A entidade já encontrou inúmeros casos de funcionários que ficam praticamente um mês sem folga aos domingos. “Isso é muito grave e o trabalhador precisa nos ajudar na fiscalização”, afirma Rúbia Santana, diretora do SECCG, que tem promovido constantes fiscalizações de todo o comércio para evitar abusos.

QUALIDADE DE VIDA – Para o vice-presidente do SECCG, Nelson Benitez, o convívio do trabalhador com sua família nos finais de semana é muito importante para o fortalecimento familiar. “Pais e filhos precisam se encontrar, conversar e se divertirem juntos. Isso é muito importante para se evitar problemas sérios de esfacelamento da família”, afirma o sindicalista.

O diretor sindical André Luiz Garcia faz um apelo aos funcionários de supermercados de Campo Grande para que denunciem ao sindicato (3348-3232) qualquer irregularidade não só com relação à escala de folga nos finais de semana, como também qualquer outra questão trabalhista. “Se cada comerciário for um fiscal, teremos um mercado de trabalho mais justo e disciplinado”, afirmou Garcia. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

RIO AQUIDAUANA - FOTO: O PANTANEIRO DESAPARECEU NO RIO
Homem desaparece após barco virar com 03 pessoas no Rio; ASSISTA A LIVE
CONCURSO DA SANESUL
CONCURSO da SANESUL segue com inscrições abertas com vagas para Pessoa com Deficiência, veja EDITAL
FOTO: GEONE BERNARDO ALERTA VERMELHO
ALERTA VERMELHO coloca MS na rota de chuvas intensas, confira até quando na previsão do tempo
(Foto: Fala Povo) ACIDENTE FATAL
Acidente entre carro e ônibus que transportava trabalhadores deixa um morto
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Festival Paralímpico promove inclusão e apresentação de modalidades para crianças com e sem deficiên

Mais Lidas

LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se entristece com a morte de Cida Martinez
Ação Solidária
Suellen Benites: Uma luta pela visão e pela vida em Fátima do Sul
FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - HORÁRIO DE NATAL
Comércio tem horário especial de Natal a partir desta segunda-feira, veja como será em Fátima do Sul
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre no Jardim Carioca / Repórter TopSaúde
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre
SUPERAÇÃO
O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma