Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 20 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
empregos

Sobram vagas em supermercados da Capital devido ao trabalho aos domingos e feriados

25 Nov 2013 - 14h59Por Assessoria

Jovens e adultos estão evitando trabalhar em supermercados de Campo Grande, devido às escalas (de trabalho) nos finais de semana e feriados. A avaliação é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG, que tem lutado, insistentemente, com a classe patronal, para melhorar as condições de trabalho nesse setor.

“Se as empresas não oferecerem qualidade de vida para seus empregados, com escalas que favoreçam folgas em finais de semana, para que possam passar mais tempo em família, esse quadro de escassez de mão de obra permanecerá assim ou até tende a agravar mais, com uma carência cada vez maior”, afirmou Nelson Benitez, vice-presidente do SECCG.

O sindicalista informou também que os supermercados devem se conscientizar de que é preciso remunerar muito melhor seus empregados. Se fizerem isso, certamente conseguirão suprir a necessidade de mão de obra nas diversas unidades na Capital.

O SECCG não tem estimativa de quantos funcionários são necessários hoje para suprir a demanda das empresas, mas não tem dúvida de que é um número significativo. “Os trabalhadores estão cada vez mais exigentes. Se não tiverem uma boa remuneração e escalas de trabalho que favoreçam o descanso em finais de semana, será cada vez mais difícil sua entrada no mercado para suprir a demanda que já é grande”, afirma Benitez.

Apesar da existência de legislação que regulamenta o trabalho aos domingos, algumas empresas acabam burlando esse direito do trabalhador. O sindicato está sempre vigilante e fiscalizando o setor para evitar esses abusos. A entidade já encontrou inúmeros casos de funcionários que ficam praticamente um mês sem folga aos domingos. “Isso é muito grave e o trabalhador precisa nos ajudar na fiscalização”, afirma Rúbia Santana, diretora do SECCG, que tem promovido constantes fiscalizações de todo o comércio para evitar abusos.

QUALIDADE DE VIDA – Para o vice-presidente do SECCG, Nelson Benitez, o convívio do trabalhador com sua família nos finais de semana é muito importante para o fortalecimento familiar. “Pais e filhos precisam se encontrar, conversar e se divertirem juntos. Isso é muito importante para se evitar problemas sérios de esfacelamento da família”, afirma o sindicalista.

O diretor sindical André Luiz Garcia faz um apelo aos funcionários de supermercados de Campo Grande para que denunciem ao sindicato (3348-3232) qualquer irregularidade não só com relação à escala de folga nos finais de semana, como também qualquer outra questão trabalhista. “Se cada comerciário for um fiscal, teremos um mercado de trabalho mais justo e disciplinado”, afirmou Garcia. 

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

PRF - FOTOS: JARDIM MS NEWS MUITA CHUVA NA REGIÃO
Após chuvas, BR-267 continua interditada e PRF orienta motoristas a evitarem a região
FOTO: ASSESSORIA AÇÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS
Presidente Gerson Claro inaugura novo refeitório da ALEMS na próxima terça-feira
Foto: Saul Schramm/Secom/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS garante R$ 38 milhões em novos convênios para obras no Nova Lima e Córrego Anhanduí
FOTO; ASSESSORIA JATEÍ - NOTÍCIA BOA
Em Jateí, Beto Pereira anuncia recursos para novo veículo para a Saúde
FATIMASSULENSE - NOVO RECORDE
Fatimassulense Fábio Marambaia quebra seu próprio recorde pedalando 400km em 12 horas

Mais Lidas

Reprodução/ Redes SociaisNÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia
Semana Santa
Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe
Ajude
Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave
FATIMASSULENSE - NOVO RECORDE
Fatimassulense Fábio Marambaia quebra seu próprio recorde pedalando 400km em 12 horas
FOTO: REDES SOCIAIS - TOP MÍDIA NEWSTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Vereador morre na Santa Casa dias após sofrer acidente, esposa dele segue em estado grave na UTI