Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 27 de novembro de 2020
SADER_FULL
Busca
UNIGRAN DOURADOS
Sindicatos

Sindicatos de MS querem a criar Frente Parlamentar em defesa dos Comerciários

18 Fev 2014 - 14h30Por Noticias

Empregados no comércio de Mato Grosso do Sul estão trabalhando junto a deputados e senadores do Estado, para a instalação de uma Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Comerciários.  Por intermédio de seus sindicatos instalados nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Aquidauana, Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Maracaju, Paranaíba e Nova Andradina e da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS, eles têm mantido reuniões com parlamentares para alcançar esse objetivo, da mesma forma que sindicatos e federações da categoria estão fazendo em todos os Estados brasileiros.

“Essa Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários tem como objetivo principal colocar os dirigentes sindicais dentro do Legislativo, frente a frente com os representantes eleitos pelo povo e, através do diálogo, mostrar as razões  justas que embasam nossas reivindicações e nossas lutas em favor do trabalhador”, explicou Idelmar da Mota Lima, presidente da Fetracom/MS e diretor da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), autora da ideia que está sendo trabalhada em todo o Brasil.

“Essa frente será a voz do trabalhador e do movimento sindical dentro do parlamento”, reforçou José Lucas da Silva, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias e Serviços de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – Feintramag MT/MS. Ele também é diretor da CNTC.

Na semana passada Idelmar, que também coordena a Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul e José Lucas, coordenador da Central dos Sindicatos do Brasileiros – CSB, estiveram com o deputado estadual licenciado, Carlos Marun (PMDB), secretário de Estado de Habitação, para contar com o apoio político dele na criação dessa Força Parlamentar Estadual em Defesa dos Comerciários de Mato Grosso do Sul.

Carlos Marun, que sempre apoiou esse segmento, prontificou-se em ajudar. Quando vereador por Campo Grande, Marun conseguiu acordo entre comerciantes e comerciários para estabelecer feriados comuns, para que todos os empregados nesse setor pudessem gozá-los em família, fortalecendo as relações entre pais e filhos e entre os cônjuges.

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB), também deverá se empenhar nessa tarefa em favor dos comerciários. A idéia, segundo Idelmar, é realizar o lançamento dessa frente na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com o maior número possível de deputados.

O movimento sindical, segundo José Lucas da Silva, tem tentado, nos últimos anos, eleger companheiros para o poder legislativo, “mas nossas dificuldades têm sido enormes para vencer a barreira do poder econômico, e por isso temos que debater e dialogar com aqueles que foram legitimamente eleitos pelo povo, independente de suas matrizes ideológicas. Para isso, necessitamos de espaço no Legislativo, e ele surge com a criação das frentes parlamentares em nível nacional, estadual e municipal”, afirmou.

“Tudo isso dentro do que nossa Constituição Federal  estabelece, sem perder ou retirar  dos sindicatos seu papel de representantes  dos trabalhadores na luta do cotidiano em suas bases; das federações nos Estados e da CNTC em Brasília”, explicou Idelmar da Mota Lima.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários, instalada em agosto do ano passado no Congresso Nacional, é mista e plúrima, com a participação de todo sos partidos com assento  naquelas casas. Conta hoje com a adesão de 178 deputados e 23 senadores. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ: Mais de R$ 640 mil ainda não foram resgatados do Nota MS Premiada
Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul
FALTA DE ENERGIA
Está sem luz? Energisa diz que temporal com '6 mil raios' é responsável por queda de energia
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C