Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Sindicatos

Sindicatos de MS querem a criar Frente Parlamentar em defesa dos Comerciários

18 Fev 2014 - 14h30Por Noticias

Empregados no comércio de Mato Grosso do Sul estão trabalhando junto a deputados e senadores do Estado, para a instalação de uma Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Comerciários.  Por intermédio de seus sindicatos instalados nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Aquidauana, Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Maracaju, Paranaíba e Nova Andradina e da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS, eles têm mantido reuniões com parlamentares para alcançar esse objetivo, da mesma forma que sindicatos e federações da categoria estão fazendo em todos os Estados brasileiros.

“Essa Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários tem como objetivo principal colocar os dirigentes sindicais dentro do Legislativo, frente a frente com os representantes eleitos pelo povo e, através do diálogo, mostrar as razões  justas que embasam nossas reivindicações e nossas lutas em favor do trabalhador”, explicou Idelmar da Mota Lima, presidente da Fetracom/MS e diretor da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), autora da ideia que está sendo trabalhada em todo o Brasil.

“Essa frente será a voz do trabalhador e do movimento sindical dentro do parlamento”, reforçou José Lucas da Silva, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias e Serviços de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – Feintramag MT/MS. Ele também é diretor da CNTC.

Na semana passada Idelmar, que também coordena a Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul e José Lucas, coordenador da Central dos Sindicatos do Brasileiros – CSB, estiveram com o deputado estadual licenciado, Carlos Marun (PMDB), secretário de Estado de Habitação, para contar com o apoio político dele na criação dessa Força Parlamentar Estadual em Defesa dos Comerciários de Mato Grosso do Sul.

Carlos Marun, que sempre apoiou esse segmento, prontificou-se em ajudar. Quando vereador por Campo Grande, Marun conseguiu acordo entre comerciantes e comerciários para estabelecer feriados comuns, para que todos os empregados nesse setor pudessem gozá-los em família, fortalecendo as relações entre pais e filhos e entre os cônjuges.

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB), também deverá se empenhar nessa tarefa em favor dos comerciários. A idéia, segundo Idelmar, é realizar o lançamento dessa frente na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com o maior número possível de deputados.

O movimento sindical, segundo José Lucas da Silva, tem tentado, nos últimos anos, eleger companheiros para o poder legislativo, “mas nossas dificuldades têm sido enormes para vencer a barreira do poder econômico, e por isso temos que debater e dialogar com aqueles que foram legitimamente eleitos pelo povo, independente de suas matrizes ideológicas. Para isso, necessitamos de espaço no Legislativo, e ele surge com a criação das frentes parlamentares em nível nacional, estadual e municipal”, afirmou.

“Tudo isso dentro do que nossa Constituição Federal  estabelece, sem perder ou retirar  dos sindicatos seu papel de representantes  dos trabalhadores na luta do cotidiano em suas bases; das federações nos Estados e da CNTC em Brasília”, explicou Idelmar da Mota Lima.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários, instalada em agosto do ano passado no Congresso Nacional, é mista e plúrima, com a participação de todo sos partidos com assento  naquelas casas. Conta hoje com a adesão de 178 deputados e 23 senadores. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
FOTO: DIVULGAÇÃO - PRF A MAIOR JÁ DESTE ANO DE 2024
Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína
FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FOTOS E CAMPEÕES
Veja FOTOS e quem foram os campeões da Final da Taça Semelt de futebol suíço masculino de Jateí

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon