O Sindicato Rural de Fátima do Sul buscando cada vez mais oferecer cursos de capacitação que possa melhorar a vida do produtor rural, conclui na semana passada os cursos de Informática Básica, realizado do Distrito de Culturama e o de Artesanato em Palha de Milho na cidade de Fátima do Sul.
Com o objetivo de desenvolver habilidades manuais e oferecer uma alternativa de ganho extra, aproximadamente 10 mulheres, participaram do cursos de Artesanato em Palha de Milho, na Sede do Clube de Mães Santa Rita de Cássia, ministrado pela educadora do Senar/MS, Rosita Teixeira, através da parceria entre o Sindicato Rural de Fátima do Sul, Senar e Famasul.
De acordo com a educadora, o custo de produção de cada peça é muito baixo e a lucratividade é grande. “O custo é quase zero, somente o da mão-de-obra”, ressaltou. Para Rosita, o artesanato pode ser um bom empreendimento principalmente para a classe feminina. “Qualquer coisa que a mulher fizer a mais para vender, vai ter uma renda diária e não precisa esperar até o fim do mês. Com o artesanato, elas podem até ganhar mais que os maridos”, sorri otimista. (Jane Casotti e Rosita Teixeira Foto: Washington Lima / Fátima News).
O artesanato em Palha de Milho propicia criar objetos diversos, como bonecas, cestas, enfeites e diversos objetos de utilidade, um trabalho que pode gerar uma boa fonte de renda.
No encerramento do Curso, o Presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, Roberto Vasconcelos, salientou que os alunos aproveitaram uma oportunidade importante ao ingressar nessa capacitação. Ele lembrou que, além de terapêutico, o trabalho com artesanato pode colaborar para o sustento familiar. "É com a criatividade e a inovação de vocês que desenvolveremos nossas feiras e enriqueceremos nosso trabalho", concluiu. (Presidente do Sindicato Roberto Vasconcelos. Foto: Washington Lima / Fátima News).
Durante a capacitação, os alunos aprenderam mais sobre o histórico do artesanato com palha de milho, conhecer variedades de milho, colheita, armazenamento e seleção das espigas e palhas, higienização da palha, cortes em filetes e tiras. No acabamento das peças, a educadora ensinou ainda a técnica de envernizamento e de tingimento com corante para roupa.
CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul), em parceria com o Sindicato Rural de Fátima do Sul que contou com o apoio da Sub-prefeitura do Distrito de Culturama realizaram gratuitamente, o curso de Informática Básica, que tem por objetivo capacitar homens e mulheres do campo sobre o uso adequado eficiente das novas tecnologias.
De acordo com informações da Secretária do Sindicato Rural e Mobilizadora do Senar em Fátima do Sul, Jane Casotti, o curso de informática básica foi ministrado em um Telecentro, montado na sub-prefeitura do Distrito e coordenado pela professor Nery Areco. O curso tem duração de 16 horas e conta com o seguinte conteúdo: Conhecimento da área de trabalho,; O que é internet,; Canal do Produtor,; Conhecendo os aplicativos do Broffice,; Navegando na Internet.
Todos os alunos receberão certificado de conclusão do curso.
Foto: Assessoria
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Procon de MS discute em encontro nacional aprimoramento dos sistemas de defesa do consumir

Frente fria chega com o primeiro frio do ano na próxima semana, confira na previsão

Transporte com conforto ajuda garantir tratamento humanizado a pacientes com câncer em Jateí

Definidos presidentes de duas comissões permanentes da ALEMS

Governo de Mato Grosso do Sul assina decreto de emergência ambiental por 180 dias no Estado
Mais Lidas

Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

Muita tristeza na despedida da jovem Angélica de Fátima do Sul

40ª Romaria de Fátima do Sul a Aparecida do Norte aconteceu neste final de semana

Câmara Municipal de Fátima do Sul aprova criação da Associação de Brigadistas em votação unânime
