Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Fátima do Sul - Sindicato rural

Sindicato Rural concluiu curso de Informática em Culturama e de Artesanato em Fátima do Sul

26 Nov 2013 - 13h51Por Washington Lima / Fátima News

O Sindicato Rural de Fátima do Sul buscando cada vez mais oferecer cursos de capacitação que possa melhorar a vida do produtor rural, conclui na semana passada os cursos de Informática Básica, realizado do Distrito de Culturama e o de Artesanato em Palha de Milho na cidade de Fátima do Sul.

Com o objetivo de desenvolver habilidades manuais e oferecer uma alternativa de ganho extra, aproximadamente 10 mulheres, participaram do cursos de Artesanato em Palha de Milho, na Sede do Clube de Mães Santa Rita de Cássia, ministrado pela educadora do Senar/MS, Rosita Teixeira, através da parceria entre o Sindicato Rural de Fátima do Sul, Senar e Famasul.

De acordo com a educadora, o custo de produção de cada peça é muito baixo e a lucratividade é grande. “O custo é quase zero, somente o da mão-de-obra”, ressaltou. Para Rosita, o artesanato pode ser um bom empreendimento principalmente para a classe feminina. “Qualquer coisa que a mulher fizer a mais para vender, vai ter uma renda diária e não precisa esperar até o fim do mês. Com o artesanato, elas podem até ganhar mais que os maridos”, sorri otimista. (Jane Casotti e Rosita Teixeira Foto: Washington Lima / Fátima News).

O artesanato em Palha de Milho propicia criar objetos diversos, como bonecas, cestas, enfeites e diversos objetos de utilidade, um trabalho que pode gerar uma boa fonte de renda.

No encerramento do Curso, o Presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, Roberto Vasconcelos, salientou que os alunos aproveitaram uma oportunidade importante ao ingressar nessa capacitação. Ele lembrou que, além de terapêutico, o trabalho com artesanato pode colaborar para o sustento familiar. "É com a criatividade e a inovação de vocês que desenvolveremos nossas feiras e enriqueceremos nosso trabalho", concluiu. (Presidente do Sindicato Roberto Vasconcelos. Foto: Washington Lima / Fátima News).

Durante a capacitação, os alunos aprenderam mais sobre o histórico do artesanato com palha de milho, conhecer variedades de milho, colheita, armazenamento e seleção das espigas e palhas, higienização da palha, cortes em filetes e tiras. No acabamento das peças, a educadora ensinou ainda a técnica de envernizamento e de tingimento com corante para roupa.

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul), em parceria com o Sindicato Rural de Fátima do Sul que contou com o apoio da Sub-prefeitura do Distrito de Culturama realizaram gratuitamente, o curso de Informática Básica, que tem por objetivo capacitar homens e mulheres do campo sobre o uso adequado eficiente das novas tecnologias.

De acordo com informações da Secretária do Sindicato Rural e Mobilizadora do Senar em Fátima do Sul, Jane Casotti, o curso de informática básica foi ministrado em um Telecentro, montado na sub-prefeitura do Distrito e coordenado pela professor Nery Areco. O curso tem duração de 16 horas e conta com o seguinte conteúdo: Conhecimento da área de trabalho,; O que é internet,; Canal do Produtor,; Conhecendo os aplicativos do Broffice,; Navegando na Internet.

Todos os alunos receberão certificado de conclusão do curso.

Foto: Assessoria
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho