Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 29 de novembro de 2020
SADER_FULL
Busca
JUNINHO DENTISTA NOVO
Fátima do Sul - Sindicato rural

Sindicato Rural concluiu curso de Informática em Culturama e de Artesanato em Fátima do Sul

26 Nov 2013 - 13h51Por Washington Lima / Fátima News

O Sindicato Rural de Fátima do Sul buscando cada vez mais oferecer cursos de capacitação que possa melhorar a vida do produtor rural, conclui na semana passada os cursos de Informática Básica, realizado do Distrito de Culturama e o de Artesanato em Palha de Milho na cidade de Fátima do Sul.

Com o objetivo de desenvolver habilidades manuais e oferecer uma alternativa de ganho extra, aproximadamente 10 mulheres, participaram do cursos de Artesanato em Palha de Milho, na Sede do Clube de Mães Santa Rita de Cássia, ministrado pela educadora do Senar/MS, Rosita Teixeira, através da parceria entre o Sindicato Rural de Fátima do Sul, Senar e Famasul.

De acordo com a educadora, o custo de produção de cada peça é muito baixo e a lucratividade é grande. “O custo é quase zero, somente o da mão-de-obra”, ressaltou. Para Rosita, o artesanato pode ser um bom empreendimento principalmente para a classe feminina. “Qualquer coisa que a mulher fizer a mais para vender, vai ter uma renda diária e não precisa esperar até o fim do mês. Com o artesanato, elas podem até ganhar mais que os maridos”, sorri otimista. (Jane Casotti e Rosita Teixeira Foto: Washington Lima / Fátima News).

O artesanato em Palha de Milho propicia criar objetos diversos, como bonecas, cestas, enfeites e diversos objetos de utilidade, um trabalho que pode gerar uma boa fonte de renda.

No encerramento do Curso, o Presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, Roberto Vasconcelos, salientou que os alunos aproveitaram uma oportunidade importante ao ingressar nessa capacitação. Ele lembrou que, além de terapêutico, o trabalho com artesanato pode colaborar para o sustento familiar. "É com a criatividade e a inovação de vocês que desenvolveremos nossas feiras e enriqueceremos nosso trabalho", concluiu. (Presidente do Sindicato Roberto Vasconcelos. Foto: Washington Lima / Fátima News).

Durante a capacitação, os alunos aprenderam mais sobre o histórico do artesanato com palha de milho, conhecer variedades de milho, colheita, armazenamento e seleção das espigas e palhas, higienização da palha, cortes em filetes e tiras. No acabamento das peças, a educadora ensinou ainda a técnica de envernizamento e de tingimento com corante para roupa.

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul), em parceria com o Sindicato Rural de Fátima do Sul que contou com o apoio da Sub-prefeitura do Distrito de Culturama realizaram gratuitamente, o curso de Informática Básica, que tem por objetivo capacitar homens e mulheres do campo sobre o uso adequado eficiente das novas tecnologias.

De acordo com informações da Secretária do Sindicato Rural e Mobilizadora do Senar em Fátima do Sul, Jane Casotti, o curso de informática básica foi ministrado em um Telecentro, montado na sub-prefeitura do Distrito e coordenado pela professor Nery Areco. O curso tem duração de 16 horas e conta com o seguinte conteúdo: Conhecimento da área de trabalho,; O que é internet,; Canal do Produtor,; Conhecendo os aplicativos do Broffice,; Navegando na Internet.

Todos os alunos receberão certificado de conclusão do curso.

Foto: Assessoria
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMPREGO E RENDA
Cerca de 5 mil indígenas de MS são contratados por empresas de SC e RS para a colheita da maçã
MIRANDA - MS - PROJETO SALOBRA
Mais uma parceria CRAS e Projeto Salobra, em Miranda
SEGURANÇA NO FIM DE ANO
Segurança no Estado durante as festas de fim de ano terá mais de 2 mil policiais nas ruas em MS
NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ: Mais de R$ 640 mil ainda não foram resgatados do Nota MS Premiada
Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul