Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 25 de julho de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
DOURADOS -SAÚDE

Secretário diz que HE será cobrado por equipamentos que deveriam 'existir' no HV

Camas sucateadas que estavam em uso dentro da unidade foram retiradas para reforma

1 Set 2014 - 13h47Por Dourados News

A partir desta segunda-feira, dia 1º de setembro, o gestor e total responsável pelo Hospital da Vida passou a ser a Secretaria Municipal de Saúde. Após quatro anos, o HE (Hospital Evangélico) saiu do comando da unidade de saúde, que é a referência para o atendimento de alta e média complexidade na região.

No entanto, conforme afirmado pelo próprio secretário municipal de saúde, Sebastião Nogueira, em entrevista ao Dourados News, a administração do HE ainda terá de prestar muitos esclarecimentos sobre a gestão dos últimos anos. A secretaria realizou nas últimas semanas um levantamento detalhado de patrimônio e também das condições estruturais do HV. Este trabalho apontou, por exemplo, um cenário de equipamentos comprados em nome do HV, mas que, fisicamente, não estão na unidade de saúde, ou seja, existem apenas no ‘papel’.

“Existiram muitas emendas parlamentares e convênios para compra de equipamentos em nome do Hospital da Vida e não os encontramos aqui. Vamos apurar a responsabilidade do HE nisso e cobrar. O que tiver de equipamento do HE aqui, será devolvido e substituído. E o que tiver de equipamentos do HV que deveriam estar aqui e não estão, deverá ficar esclarecido”, garantiu Nogueira.

O HE recebia mensalmente um montante de pouco mais de R$ 2,5 milhões da prefeitura para gerir o HV. Conforme Nogueira, a situação encontrada pela administração municipal foi de sucateamento e problemas com a infraestrutura de equipamentos da unidade de saúde. Uma pilha de camas enferrujadas que estavam em uso para os pacientes e foram retiradas para reforma, reflete a situação de ‘caos’ de acordo com a avaliação do próprio secretário. “Das coisas mais simples às mais complexas, não houve zelo algum com o patrimônio e com a estrutura para receber o paciente de forma adequada e humana”.

A reportagem do Dourados News flagrou pacientes amontoados em salas com pouquíssima ou nenhuma ventilação, outros em macas pelos corredores, ambientes com equipamentos e móveis desgastados, entre outros problemas. Em meio ao relato dos próprios pacientes, o atendimento dos profissionais que atuam na unidade é bom, e as críticas se concentram justamente nas condições de infraestrutura.

Mais leitos de UTI

Ainda de acordo com Nogueira, serão abertos no hospital como uma providência imediata e emergencial mais 10 leitos de UTI e 11 de semi-UTI (onde ficam pacientes em estado grave, mas com quadro mais estabilizado).

As obras já acontecem, mas o secretário não apontou uma data para a entrada desses leitos em operação. Com a mudança, o HV vai poder passar a disponibilizar um total de 20 leitos de UTI além dos de semi-UTI. “É algo em caráter emergencial. Encontramos espaços inutilizados e estamos fazendo essa mudança para que eles tenham um uso dentro de uma das necessidades urgentes do hospital, que é a disponibilização de mais leitos de UTI”, disse o secretário.

Além dessas obras que já estão em andamento, a secretaria informou já ter o processo licitatório para mais obras, dessa vez na infraestrutura total do prédio. Para essas obras, também, ainda não há prazo divulgado para início.

Pacientes em uma das salas do hospital reclamaram de 'aperto' e falta de ventilação (Foto: Thalyta Andrade) Pacientes em uma das salas do hospital reclamaram de 'aperto' e falta de ventilação (Foto: Thalyta Andrade)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Casal utiliza escada da Lagoa Misteriosa durante mergulho  Foto: Redes Sociais IMAGENS INCRÍVEIS
'Escada mais famosa' de MS vira cenário para turistas durante mergulho e viraliza, ASSISTA
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
AGEPAN AGEPAN - FISCALIZAÇÃO
Agepan retoma fiscalização programada e verifica serviço de saneamento em 3 municípios
FRIO INTENSO
Frio chega com força e pode ser o mais intenso do século no Brasil
Primeira onda de frio intenso chegou ao MS no final de junho (Foto: Arquivo/Marcos Maluf) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS OLHA QUEM TÁ VOLTANDO
Frio volta na próxima semana e mínimas podem chegar aos 3ºC
SEGURANÇA E TECNOLOGIA
Princípios básicos da segurança cibernética em empresas
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Investimentos do Governo na área habitacional melhoram a qualidade de vida de famílias de Bela Vista
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Estrada Viva: Seinfra, UEMS e Ong's se unem para mitigação de morte de animais nas rodovias de MS
LOCKDOWN EM CIDADE DE MS
Cidade de MS decreta 'lockdown' de 4 dias e manda população estocar alimentos
by baymetrics.analytics SEGURANÇAS CIBERNÉTICA
Princípios básicos da segurança cibernética em empresas