Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS -SAÚDE

Secretário diz que HE será cobrado por equipamentos que deveriam 'existir' no HV

Camas sucateadas que estavam em uso dentro da unidade foram retiradas para reforma

1 Set 2014 - 13h47Por Dourados News

A partir desta segunda-feira, dia 1º de setembro, o gestor e total responsável pelo Hospital da Vida passou a ser a Secretaria Municipal de Saúde. Após quatro anos, o HE (Hospital Evangélico) saiu do comando da unidade de saúde, que é a referência para o atendimento de alta e média complexidade na região.

No entanto, conforme afirmado pelo próprio secretário municipal de saúde, Sebastião Nogueira, em entrevista ao Dourados News, a administração do HE ainda terá de prestar muitos esclarecimentos sobre a gestão dos últimos anos. A secretaria realizou nas últimas semanas um levantamento detalhado de patrimônio e também das condições estruturais do HV. Este trabalho apontou, por exemplo, um cenário de equipamentos comprados em nome do HV, mas que, fisicamente, não estão na unidade de saúde, ou seja, existem apenas no ‘papel’.

“Existiram muitas emendas parlamentares e convênios para compra de equipamentos em nome do Hospital da Vida e não os encontramos aqui. Vamos apurar a responsabilidade do HE nisso e cobrar. O que tiver de equipamento do HE aqui, será devolvido e substituído. E o que tiver de equipamentos do HV que deveriam estar aqui e não estão, deverá ficar esclarecido”, garantiu Nogueira.

O HE recebia mensalmente um montante de pouco mais de R$ 2,5 milhões da prefeitura para gerir o HV. Conforme Nogueira, a situação encontrada pela administração municipal foi de sucateamento e problemas com a infraestrutura de equipamentos da unidade de saúde. Uma pilha de camas enferrujadas que estavam em uso para os pacientes e foram retiradas para reforma, reflete a situação de ‘caos’ de acordo com a avaliação do próprio secretário. “Das coisas mais simples às mais complexas, não houve zelo algum com o patrimônio e com a estrutura para receber o paciente de forma adequada e humana”.

A reportagem do Dourados News flagrou pacientes amontoados em salas com pouquíssima ou nenhuma ventilação, outros em macas pelos corredores, ambientes com equipamentos e móveis desgastados, entre outros problemas. Em meio ao relato dos próprios pacientes, o atendimento dos profissionais que atuam na unidade é bom, e as críticas se concentram justamente nas condições de infraestrutura.

Mais leitos de UTI

Ainda de acordo com Nogueira, serão abertos no hospital como uma providência imediata e emergencial mais 10 leitos de UTI e 11 de semi-UTI (onde ficam pacientes em estado grave, mas com quadro mais estabilizado).

As obras já acontecem, mas o secretário não apontou uma data para a entrada desses leitos em operação. Com a mudança, o HV vai poder passar a disponibilizar um total de 20 leitos de UTI além dos de semi-UTI. “É algo em caráter emergencial. Encontramos espaços inutilizados e estamos fazendo essa mudança para que eles tenham um uso dentro de uma das necessidades urgentes do hospital, que é a disponibilização de mais leitos de UTI”, disse o secretário.

Além dessas obras que já estão em andamento, a secretaria informou já ter o processo licitatório para mais obras, dessa vez na infraestrutura total do prédio. Para essas obras, também, ainda não há prazo divulgado para início.

Pacientes em uma das salas do hospital reclamaram de 'aperto' e falta de ventilação (Foto: Thalyta Andrade) Pacientes em uma das salas do hospital reclamaram de 'aperto' e falta de ventilação (Foto: Thalyta Andrade)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Fotos: Corpo de Bombeiros de MS / Divulgação AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal
CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul