Menu
SADER_FULL
quarta, 25 de novembro de 2020
SADER_FULL
Busca
CIA DO BICHO
Fátima do Sul - “Colorindo a Dor”

Psicólogas realizam projeto Colorindo a Dor em Fátima do Sul

28 Jan 2014 - 12h55Por Lucimara Luca / Assessoria

Crianças chorando, ansiosas e estressadas, este pode ser o cenário de diversos hospitais e clínicas em geral, mas no Centro de Especialidades Médica de Fátima do Sul a realidade já é outra, pois, está sendo desenvolvido o projeto “Colorindo a Dor”.

Idealizado pelas psicólogas Carla Cristina Braga Valota Esteves e Emmeline Nunes de Camargo, o projeto tem como objetivo subtrair, ao máximo, o receio que as crianças possuem de interagir com o médico e de estar num ambiente hospitalar.

As psicólogas explicaram que devido aglomeração nos corredores, as crianças que aguardavam o atendimento pediátrico, ficavam ansiosas, irritadas e choravam muito, ocasionando estresse tanto nos usuários como nos funcionários deste e de outros serviços.

Versão para Impressão
O projeto Colorindo a Dor é realizado no Centro de Especialidades Médica de Fátima do Sul. (Foto: Rosana Silva/ AgoraNews).

Por este motivo foi colocado em prática o projeto Colorindo a Dor, que é desenvolvido pelas psicólogas, que foram preparadas para terem um olhar clínico diferenciado, no que se refere ao mal estar emocional, que o ambiente pode causar, prevenindo agravos psicológicos.

As psicólogas explicaram que as crianças são acolhidas no corredor e encaminhadas à sala, onde são desenvolvidas atividades lúdicas, que ajudam as crianças a perderem seus medos, entre eles, do médico de jaleco branco. São disponibilizados diversos brinquedos e materiais pedagógicos, incluindo desenhos para coloração com ilustrações, que esbocem a situação médico-paciente.

Este trabalho vem de encontro com a Política do SUS denominada Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) proposto pela PortariaGM/MS nº 881, de 19 de junho de 2001. O PNHAH propõe um conjunto de ações integradas que visam mudar substancialmente o padrão de assistência ao usuário nos hospitais e instituições de saúde pública do Brasil, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços hoje prestados por estas instituições.

A psicóloga Carla explicou que o projeto é realizado todas as sextas-feiras, em horário concomitante a consulta pediátrica. “As mãe nos procuram e agradecem pelo atendimento oferecido aos seus filhos e reconhecem a importância desse acolhimento de tal modo, que elas mesmas contribuem para o projeto doando brinquedos com isso percebemos uma mobilização da própria comunidade para que este projeto seja cada dia melhor”, disse a psicóloga.

Simone Lara da Silva é mãe do Pedro Henrique e comentou a importância do projeto. “Distrai a criança e eu acho bom, porque meu filho é arisco e agora até se soltou mais com o projeto”, disse Simone.

Cristiane Ferreira revelou que sua filha Eduarda participou e até chorou ao ir embora do projeto. “Antes era uma guerra para ir ao médico, já é a segunda vez que eu levo ela na pediatra e dessa vez senti que ela estava mais a vontade e ate pediu para ir à sala do projeto”, alegou Cristiane.

A psicóloga Emmeline comentou a evolução do Colorindo a Dor. “No início do precisávamos chamar as crianças e pedir permissão para os acompanhantes para se dirigirem a sala, hoje as próprias crianças e os responsáveis assim que chegam para a consulta médica buscam imediatamente o serviço de acolhimento. Outra observação importante é que com o jaleco colorido as crianças não temem em se aproximar de nós”, afirmou a psicóloga.

O prefeito Júnior Vasconcelos (PSDB) parabenizou as profissionais, que tem auxiliado o atendimento pediátrico. “É gratificante saber que o nosso município presta este tipo de atendimento médico, além do auxílio das psicólogas com esse belíssimo projeto que está de parabéns, pois, os pais aprovaram essa iniciativa”, finalizou o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul
FALTA DE ENERGIA
Está sem luz? Energisa diz que temporal com '6 mil raios' é responsável por queda de energia
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você