Menu
SADER_FULL
quarta, 12 de agosto de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Jateí

Programa Antitabagismo é realizado com sucesso em Jateí

12 Dez 2013 - 09h29Por Valéria Batista / Fátima News

No município de Jateí realizado com sucesso o Programa Antitabagismo, na manhã desta terça-feira(10)em solenidade promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, foi entregueos certificados a dois grupos de ex-fumantes, uma comemoração pela grande vitória dos participantes.O programa que voltou a funcionar no município de Jateí à cinco meses, esta sendo coordenado pela psicóloga Janine Uchida e conta com o apoio das equipes de saúde da família (PSF), tais como: enfermeiras, médicos, psicóloga, agentes comunitários de saúde, nutricionista, farmacêutica e fisioterapeuta, com respaldo do prefeito Arilson Targino.

O grupo de Controle e Combate ao Tabagismo de maneira alegre e descontraída, em confraternizaçãoconcedeu a entrega de certificados a oito ex-fumantes que participaram durante quatro meses de tratamento com o intuito de abandonar a dependência. O tratamento além de ser direcionado à população em geral tevetambém atuação no Estabelecimento Penal Luiz Pereira da Silva Unidade Feminina da cidade, na qual uma paciente com grande êxito conseguiu parar de fumar.

A coordenadora do programa, Psicóloga Janine Uchida, fez questão de frisar que foinecessário muita força de vontade dos participantes, conseguindo com sucesso abandonar a dependência do cigarro. O programavisando transformá-los em agentes multiplicadores no combate ao fumo consistiu em conscientizá-los dos malefícios do tabagismo, proporcionando o tratamento através de encontros semanais, onde foi feito o acompanhamento psicológico e uso das medicações (quando necessário). “Sabemos que não foi fácil lutar contra esse vício, parabenizo a todos por alcançar o objetivo de cessação do cigarro, visto que esta é uma das drogas mais difíceis de combater” diz a coordenadora que destaca em especial a paciente reeducanda da penitenciária, na qual o objetivo se tornou mais difícil, devido a fatores emocionais.

O Secretário de Saúde Geberson Alves que esteve durante a solenidade,explica quena tentativa de prevenir que o número de fumantes aumente, o Ministério da Saúde criou o este Programa Antitabagismo que tem como objetivo realizar o trabalho de prevenção e tratamento nos municípios brasileiros. “As estimativas sobre o tratamento realizado devido uso do fumo,são alarmantes, caso houvesse menos fumantes, consequentemente diminuíagastos e a demanda na saúde pública” diz Geberson,parabenizando todos pela conquista.O Programa terá continuidade no próximo ano. Caso haja fumante que deseja parar, procure um agente de saúde e se informe sobre o programa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Programa do Governo MS beneficia Agricultura Familiar e assegura comida para famílias carentes
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança licitação para obra de asfalto na MS-270 em Ponta Porã
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
“Estamos saindo na frente”, diz Reinaldo sobre projeto de concessão da Sanesul
COVID-19
Em sessão remota, Eduardo Rocha pede um minuto de silêncio pelas mais de 100 mil mortes por covid-19
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo desta quarta-feira 12 de agosto de 2020
DEU RUIM - OZONIOTERAPIA
COVID: Deputada que apoia aplicação de ozônio no combate ao coronavírus é internada com covid-19
PROCESSO SELETIVO
Governo divulga resultado preliminar de processo seletivo para área da saúde
SAÚDE
CLOROQUINA: Pacientes reumáticos que fazem uso de cloroquina não estão imunes ao coronavírus
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Estado autoriza obras nas rodovias Guaíra Porã e MS-290, em Iguatemi
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo do dia: a previsão de hoje (11/8) para o seu signo