O responsável pelo órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Fátima do Sul, Demetrio Marques, informou que o consumidor está sendo enganado pelos provedores de internet em Fátima do Sul.
Demetrio afirmou que a cada três dias existem reclamações no Procon contra os provedores de internet. “O consumidor ao adquirir uma linha telefônica com internet, deverá esperar até cinco dias para instalação da linha telefônica e liberação do sinal da internet pelos técnicos da OI, mas durante esse período, a vida do consumidor vira um verdadeiro inferno, os provedores de internet começam a ligar desesperadamente para os consumidores, exigindo dados cadastrais (dados bancários e cartões de credito), para efetuarem o cadastro e a configuração da internet, e ainda, muitas vezes se passando pela empresa OI, tudo não passa de um golpe, não sabe o consumidor, que estará contratando o provedor de internet”, explicou Demetrio.
Na manhã de ontem (15) o responsável pelo Procon de Fátima do Sul participou de uma reunião com o representante da Oi de Mato Grosso do Sul, que esclareceu como funciona esse processo. ”A configuração é feita pelo técnico da Oi via telefone até 2 mega, acima será de forma presencial” disse Aykel.
Após a contratação pelo consumidor é quase impossível seu cancelamento, vira um jogo de empurra e empurra nos telefones de acesso (SAC). Demetrio alerta aos consumidores a ter cuidado ao fazer qualquer contratação pelo telefone, evitando fornecer dados pessoais e bancários.
Caso o consumidor tenha caído no golpe deverá ir ao Procon e solicitar o ressarcimento do valor pago. É importante lembrar que o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que a devolução deve ser feita em dobro, acrescida de juros e correção monetária. A exceção à regra ocorre caso a empresa comprove que houve “engano justificável”, mas essa exceção não é admitida nas cobranças via débito automático ou nos chamados “erros do sistema”.
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