As prefeituras de Mato Grosso do Sul vão começar a apertar o cerco na fiscalização do ITR (Imposto Territorial Rural), tributo que fica 100% nos cofres públicos municipais e considerado uma das saídas para o pagamento do décimo terceiro dos servidores no fim do ano, a exemplo do repasse de 1% extra do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), efetuado em dezembro.
Em encontro na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), às 14 horas desta sexta-feira, prefeitos e técnicos da Receita Federal discutem as regras para fiscalização do imposto
Mergulhada em crise, a maioria das prefeituras está em dificuldades financeira por causa da queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em decorrência da concessão de incentivos fiscais à indústria automotiva e a outros setores da economia.
A isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que compõe o FPM juntamente com o Imposto de Renda, acaba afetando em cheio as prefeituras.
Na reunião desta sexta-feira, os técnicos da Assomasul e da Receita Federal vão orientar os prefeitos sobre as normas para fiscalização do ITR, incumbência esta de responsabilidade das prefeituras.
O encontro foi definido durante reunião recente ocorrida entre os técnicos da Assomasul e o delegado da Receita Federal, Flávio Cunha.
A fiscalização do ITR foi definida a partir de um convênio assinado entre as prefeituras e a Receita Federal, mas somente agora começa a ser colocada em prática.
O objetivo dos debates é orientar, conscientizar os gestores públicos sobre a normatização do ITR, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Refeita Federal.
Em agosto deste ano, representantes do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), da Receita Federal e da Assomasul se reuniram na capital, onde se comprometeram criar ações de esclarecimentos aos prefeitos sobre ITR.
De acordo com o presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB), ainda há muitos equívocos a respeito da municipalização, ou a adesão ao convênio com a União, por intermédio da Secretaria da Receita Federal, e consequentemente, sobre a avaliação do valor da terra nua das propriedades rurais.
O principal desafio dos prefeitos de Mato Grosso do Sul é otimizar a gestão pública na busca de ultrapassar as dificuldades em relação às atribuições da prefeitura relativas ao ITR.
O prazo final para o ITR é 30 de setembro. Para fazer a declaração o interessado deve acessar o site da receita federal e utilizar o Programa Gerador e logo em seguida o Programa Receita Net, através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Vicentina 38 anos: Programação de aniversário resgata tradição e também valoriza artistas locais

Operação Pantanal: com preparação e planejamento bombeiros mantém atuação em todo o MS

Fortalecendo parceria com os municípios, MS Ativo desembarca na região de Jardim

QUINTOUUU no Mercado Julifran com as OFERTAS da QUINTA FILÉ em Fátima do Sul

Calendário oficial pode ter eventos que fortalecem a prática do laço comprido em MS
Mais Lidas

Sucesso de público e emoção: Dia dos Namorados encanta casais no Hotel e Restaurante Na Chácara

Fátima do Sul se despede do João Rodrigues, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

EXPORAMA 2025 abre hoje com Rodeio em Touros e Laço Comprido em comemoração aos 60 anos de Culturama

Veja as 6 galerias de fotos e relembre os momentos memoráveis do aniversário de 15 anos de Ana Lívia
