Menu
SADER_FULL
terça, 1 de dezembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CIA DO BICHO
Culturama

Natal Fraterno proporciona a alegria para mais de mil crianças em Culturama

Realizado desde 1974, o evento chega à sua 40ª edição e mais uma vez atinge os objetivos

27 Dez 2013 - 07h15Por Alexandre Duarte

Mais uma vez as crianças no distrito de Culturama, no município de Fátima do Sul, foram presenteadas com o Natal Fraterno. O evento, sem fins lucrativos e políticos, ocorre desde 1974 e neste ano de 2013 chegou à sua 40ª edição. Conforme os organizadores, mais de 1000 crianças foram atendidas.

Ontem (25), durante todo o dia, as crianças puderam participar de diversas brincadeiras na sede da Associação Espírita Amor em Ação, como a esperada ‘caça ao tesouro’, entre outras atividades. Além disso, um kit com vários doces e um brinquedo foi distribuído para a criançada.

Conforme Rivail Mattos, um dos organizadores e filho do idealizador, o Natal Fraterno é para todas as crianças, sem distinção de poder aquisitivo ou religião. O evento é bancado através da arrecadação das promoções que são feitas ao longo do ano, como também com a ajuda de várias doações individuais.

Segundo Rivail, um exemplo da semente da fraternidade e solidariedade que o evento planta, está em ex-morador de Culturama, que hoje reside no estado de São Paulo. Ele quando criança, por muitos anos participou do Natal Fraterno. Agora adulto, ele resolveu contribuir para a perpetuação do legado e nas últimas edições foi o doador dos mais 1000 saquinhos personalizados, utilizados para embalar o kit.

História

O evento no formato como conhecemos hoje teve início em 1974, quando o saudoso Doné de Mattos resolveu colocar em prática um antigo sonho de sua mãe, Aracy Pereira de Matos. À época, Doné fez um humilde kit contendo pequenos tabletes de vários tipos de rapadura e os distribuiu às crianças do distrito.

Contudo, a idéia remonta ao início dos anos 40, quando no natal de 1943, Dona Aracy arriou um cavalo e com a filha mais velha na garupa, saiu visitando as famílias da vizinhança e presenteando as crianças com o que ela pode comprar.

Rivail conta que a avó Aracy, mesmo não sendo uma pessoa abastada financeiramente, se preocupava com a situação de várias famílias da área rural, muitas morando em ranchos improvisados e vivendo de uma arcaica agricultura familiar.

Hoje o evento conta com o trabalho e empenho de mais de 40 integrantes da família, de crianças a idosos. De acordo com os organizadores, o saldo do Natal Fraterno é muito positivo, pois além de proporcionarem a alegria de centenas de crianças, os participantes ainda agregam um imensurável conhecimento que contribui para seu crescimento pessoal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CNH EM 2021
Confira as 9 multas que não vão mais gerar pontos na CNH em 2021
EMPREGO E RENDA
Cerca de 5 mil indígenas de MS são contratados por empresas de SC e RS para a colheita da maçã
MIRANDA - MS - PROJETO SALOBRA
Mais uma parceria CRAS e Projeto Salobra, em Miranda
SEGURANÇA NO FIM DE ANO
Segurança no Estado durante as festas de fim de ano terá mais de 2 mil policiais nas ruas em MS
NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ: Mais de R$ 640 mil ainda não foram resgatados do Nota MS Premiada
Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos