Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Dourados

Murilo determina ações para disciplinar e manter patrimônio de árvores em Dourados

6 Dez 2013 - 09h06Por Assecom

Devido ao grande momento econômico vivido pelo município de Dourados, os investimentos em construções particulares crescem a cada dia. Com isso surge a preocupação com o meio ambiente.

Uma árvore é suprimida aqui e outra ali, para dar lugar a uma ampliação ou a um prédio novo. O fato é que aos poucos o patrimônio arbóreo da cidade vai diminuindo e essa situação preocupa o prefeito Murilo.

Atualmente, apenas na região mais habitada do perímetro urbano de Dourados existem 250 mil árvores, a maior parte em áreas particulares. Isso ainda dá à cidade a condição de uma das mais arborizadas do Brasil, comparada apenas à cidade de Aracaju (SE), considerada como a de maior índice de árvores no país.

Preocupado com a ameaça às árvores de Dourados, o prefeito se reuniu nesta semana com o diretor-presidente do Imam (Instituto de Meio Ambiente) de Dourados Rogério Yuri Farias Kintschev, com o presidente do Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Ataulfo Alves Stein e com o procurador geral do município, Alessandro Lemes Fagundes.

O foco da reunião foi o patrimônio arbóreo público, que são as árvores dos passeios e as providências a serem tomadas para manter a preservação e os cuidados ambientais, entre as quais a finalização das alterações necessárias no Plano Diretor de Arborização Urbana e na Lei Verde municipal, para adequar e garantir sintonia com o plano.

DIAGNÓSTICO

Murilo autorizou ainda estudos para o lançamento de concurso para contratação de funcionários no Imam, a aquisição de um equipamento de ultra-sonografia para fazer o diagnóstico fitossanitário das árvores e determinou a centralização no Imam de todos os serviços relacionados às árvores.

Para Ataulfo Stein, a iniciativa do prefeito é uma demonstração de sensibilidade para com as questões ambientais e atende a antigas reivindicações do Conselho e dos ambientalistas do município. Segundo ele, a falta informação ao cidadão é grande. Mas através de uma cartilha que também está prevista no Plano Diretor de Arborização, serão sanadas as dúvidas de onde requerer a supressão ou poda radical de uma árvore e informações sobre que espécie plantar em frente à sua propriedade.

O presidente do Comdam lembrou que atualmente o Imam é responsável pela autorização de cortes de árvores em imóveis particulares e a Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) pelos cortes de árvores públicas. “Com a centralização no Imam, a prefeitura vai facilitar não só na obtenção de autorizações como nas informações”, comentou Stein.

Outra situação importante, pontuada pelo presidente do Comdam, é em relação à situação das árvores. “Elas envelhecem, adoecem e em muitos casos devem ser suprimidas para evitar maiores danos e, além disso, muitas espécies não têm mais o plantio recomendado, como o fícus, cujas raízes podem danificar calçadas, muros e até mesmo a rede de água”, explicou.

O diretor do Imam Rogério Yuri ressaltou que o equipamento de ultra-sonografia é fundamental para detectar situações como essas. “Ele vai detectar problemas, emitir um diagnóstico da planta, com avaliação da saúde dela e, a partir daí serão tomadas as providências necessárias”, explicou.

Durante a reunião, o prefeito até sugeriu o plantio de mudas de Resedá Branco ao longo da Avenida Marcelino Pires, por ser uma planta muito bonita e de tamanho médio, não comprometendo o visual da fachada das empresas comerciais. Mas, espécies como o Ipê Anão e “escova de garrafa” também são recomendadas para áreas comerciais.

Murilo destacou na reunião, a parceria do município com a Enersul e lembrou que nesta sexta-feira, às 10h, no Imam de Dourados, a empresa e a prefeitura vão oficializar o plantio de 800 novas mudas de árvores dentro do Programa de Arborização Urbana.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMS COISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste