Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 2 de dezembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Dourados

Murilo determina ações para disciplinar e manter patrimônio de árvores em Dourados

6 Dez 2013 - 09h06Por Assecom

Devido ao grande momento econômico vivido pelo município de Dourados, os investimentos em construções particulares crescem a cada dia. Com isso surge a preocupação com o meio ambiente.

Uma árvore é suprimida aqui e outra ali, para dar lugar a uma ampliação ou a um prédio novo. O fato é que aos poucos o patrimônio arbóreo da cidade vai diminuindo e essa situação preocupa o prefeito Murilo.

Atualmente, apenas na região mais habitada do perímetro urbano de Dourados existem 250 mil árvores, a maior parte em áreas particulares. Isso ainda dá à cidade a condição de uma das mais arborizadas do Brasil, comparada apenas à cidade de Aracaju (SE), considerada como a de maior índice de árvores no país.

Preocupado com a ameaça às árvores de Dourados, o prefeito se reuniu nesta semana com o diretor-presidente do Imam (Instituto de Meio Ambiente) de Dourados Rogério Yuri Farias Kintschev, com o presidente do Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Ataulfo Alves Stein e com o procurador geral do município, Alessandro Lemes Fagundes.

O foco da reunião foi o patrimônio arbóreo público, que são as árvores dos passeios e as providências a serem tomadas para manter a preservação e os cuidados ambientais, entre as quais a finalização das alterações necessárias no Plano Diretor de Arborização Urbana e na Lei Verde municipal, para adequar e garantir sintonia com o plano.

DIAGNÓSTICO

Murilo autorizou ainda estudos para o lançamento de concurso para contratação de funcionários no Imam, a aquisição de um equipamento de ultra-sonografia para fazer o diagnóstico fitossanitário das árvores e determinou a centralização no Imam de todos os serviços relacionados às árvores.

Para Ataulfo Stein, a iniciativa do prefeito é uma demonstração de sensibilidade para com as questões ambientais e atende a antigas reivindicações do Conselho e dos ambientalistas do município. Segundo ele, a falta informação ao cidadão é grande. Mas através de uma cartilha que também está prevista no Plano Diretor de Arborização, serão sanadas as dúvidas de onde requerer a supressão ou poda radical de uma árvore e informações sobre que espécie plantar em frente à sua propriedade.

O presidente do Comdam lembrou que atualmente o Imam é responsável pela autorização de cortes de árvores em imóveis particulares e a Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) pelos cortes de árvores públicas. “Com a centralização no Imam, a prefeitura vai facilitar não só na obtenção de autorizações como nas informações”, comentou Stein.

Outra situação importante, pontuada pelo presidente do Comdam, é em relação à situação das árvores. “Elas envelhecem, adoecem e em muitos casos devem ser suprimidas para evitar maiores danos e, além disso, muitas espécies não têm mais o plantio recomendado, como o fícus, cujas raízes podem danificar calçadas, muros e até mesmo a rede de água”, explicou.

O diretor do Imam Rogério Yuri ressaltou que o equipamento de ultra-sonografia é fundamental para detectar situações como essas. “Ele vai detectar problemas, emitir um diagnóstico da planta, com avaliação da saúde dela e, a partir daí serão tomadas as providências necessárias”, explicou.

Durante a reunião, o prefeito até sugeriu o plantio de mudas de Resedá Branco ao longo da Avenida Marcelino Pires, por ser uma planta muito bonita e de tamanho médio, não comprometendo o visual da fachada das empresas comerciais. Mas, espécies como o Ipê Anão e “escova de garrafa” também são recomendadas para áreas comerciais.

Murilo destacou na reunião, a parceria do município com a Enersul e lembrou que nesta sexta-feira, às 10h, no Imam de Dourados, a empresa e a prefeitura vão oficializar o plantio de 800 novas mudas de árvores dentro do Programa de Arborização Urbana.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CNH EM 2021
Confira as 9 multas que não vão mais gerar pontos na CNH em 2021
EMPREGO E RENDA
Cerca de 5 mil indígenas de MS são contratados por empresas de SC e RS para a colheita da maçã
MIRANDA - MS - PROJETO SALOBRA
Mais uma parceria CRAS e Projeto Salobra, em Miranda
SEGURANÇA NO FIM DE ANO
Segurança no Estado durante as festas de fim de ano terá mais de 2 mil policiais nas ruas em MS
NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ: Mais de R$ 640 mil ainda não foram resgatados do Nota MS Premiada
Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos