Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Glória de Dourados - museu

Município preserva acervo do Museu Américo Bricatti em Glória de Dourados

A prefeitura de Glória de Dourados deu início ao processo de preservação, digitalização

5 Ago 2014 - 16h30

A prefeitura de Glória de Dourados deu início ao processo de preservação, digitalização e higienização do acervo do Museu Histórico "Américo Bricatti", o projeto idealizado pela Prefeitura é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais do Governo do Estado de MS e tem por objetivo, preservar e salvaguardar o acervo, uma vez que estão reunidas ali uma série de documentos, fotos e objetos de relevância para a história do município e região.
 
O Museu representa um papel preponderante na história da colonização, sua importância se reporta a criação da CAND (Colônia Agrícola Nacional de Dourados) idealizada pelo governo de Getúlio Vargas criado pelo Decreto-Lei nº 5.941 de 28 de outubro de 1943, instalada em 1944, tendo como um dos objetivos, ocuparem os espaços vazios, resguardar as regiões de fronteira e desenvolver os rincões mais longínquos do Brasil, dentre outros.

Sendo assim, foram demarcados os primeiros lotes em 1948 e a partir de 1950, intensificou-se o fluxo migratório para a região de Dourados. Atraídos pela forte propaganda por parte do Governo Federal, vieram muitas famílias de todas as partes do Brasil, sobretudo oriundas da região nordeste, para receberem seus lotes objetivando dar cabo ao projeto governamental.

A criação da CAND significou para esta região um fator de desenvolvimento que através da ocupação proposta pelo projeto do governo Vargas, possibilitou a criação de inúmeras cidades e vilarejos que atualmente compõe o cenário da região da Grande Dourados e Vale do Ivinhema. Com o advento da colonização, muitos foram os fatos históricos que marcaram época, desde os primeiros momentos até os dias atuais a história vem sendo construída e registrada, tanto na memória como em documentos e objetos que ajudam a compor o acervo do Museu.
P
ara o chefe da divisão municipal de cultura Jefferson Barros, "o museu tem uma grande importância para a preservação da memória histórica da região, ao reunir um acervo significativo que vai desde fotos, objetos e documentos diversificados, possibilitando ao público um melhor entendimento da nossa história. O projeto de digitalização de preservação das coleções veio em boa hora, pois Glória de Dourados completou 51 anos de emancipação política e administrativa, porém tudo se iniciou muito antes, com a odisseia dos migrantes no afã de possuir um pedaço de terra e construírem uma nova vida na região Sul do país e, com isso, marcarem nossa história, contribuindo nos primeiros passos da consolidação, projeto ao qual propunha o Estado Novo", relata Barros.

O princípio da história somado ao desenrolar dos fatos, pode ser conferido através do acervo disponibilizado ao público. Sendo que a proposta para esta renovação do Museu, objetiva incluir o acervo dentro de uma proposta que envolve as mídias contemporâneas através da digitalização e higienização. Deste modo, o acervo será mais preservado.

Para o diretor de cultura de Glória de Dourados, professor Fábio Germano, o projeto, vêm ao encontro aos interesses do Departamento Municipal de Cultura juntamente com a Fundação de Cultura do MS, em preservar a memória histórica e disponibilizá-la a toda população gloriadouradense e região, para que as gerações possam entender e se orgulharem da nossa história. "Somente através da consciência e preservação da nossa memória histórica é que podemos construir um futuro cada vez melhor", afirma Germano.

Criado pelo Decreto Lei nº 752, de 05 de junho de 2002 o Museu Histórico "Américo Bricatti" tem por objetivo preservar a memória histórica do povo gloriadouradense, foi inaugurado na administração do senhor José de Azevedo, figura ilustre da sociedade local e região, tendo sido um dos grandes incentivadores da cultura, foi o primeiro prefeito de Glória de Dourados e administrou o município por quatro mandatos. Durante os primeiros momentos da formação da CAND, e, posteriormente a criação e desenvolvimento das cidades e vilas, ele sempre se fez presente tendo o cuidado de registrar nossa história através de fotos, documentos, objetos, livros dentre outros. Somado aos demais registros dos pioneiros e suas famílias que com sua luta escreveram a história desta região.

Arceno Athas Júnior, prefeito municipal, não polpa comentários de satisfação ao referir-se a este projeto, para ele esta iniciativa enaltece e reaviva parte da história. "Estamos sempre buscando desenvolver uma administração respeitando nosso passado histórico, para que possamos construir um futuro alicerçado em nossas raízes, buscando fazer jus as famílias que aqui iniciaram uma nova fase da história do Brasil e também de suas próprias vidas", contempla Athas. O prefeito aproveita para agradecer aos envolvidos no projeto, sobretudo ao governo do Estado de MS que através da Fundação de Cultura e FIC, (Fundo de Investimentos Culturais) possibilitaram a realização deste sonho.

O Museu Histórico "Américo Bricatti" é mantido pela Prefeitura de Glória de Dourados através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semec), localizado na Rua Melvin Jones, sem número, com visitação de segunda a sexta-feira das 8 às 11h e das 13 às 17h, com entrada franca.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS anuncia 63 benefícios fiscais que vão gerar impacto no bolso do cidadão
Foto: Redes Sociais CRIME EM MS
Cabeleireira é morta a tiros em MS
Jornal São Carlos Agora LAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro
DEPUTADO LONDRES MACHADO AÇÕES DEPUTADO LONDRES MACHADO
Deputado Propõe Nomear Anel Viário em Santa Rita do Pardo em Homenagem a Fernando Martins Mendes
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Confira as OFERTAS desta segunda e terça, QUARTA-FEIRA será fechado o Jorge Mercado em Fátima do Sul

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
Jornal São Carlos AgoraLAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro