Menu
SADER_FULL
quarta, 2 de dezembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SITIOCA ALVORADA
mato grosso do sul

MS está entre regiões que mais aumentaram área de produção

7 Fev 2014 - 07h54Por Campo Grande News

No quesito expansão agrícola, Mato Grosso do Sul está entre as regiões brasileiras que mais aumentaram sua área de produção entre 1994 e 2010, segundo estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O centro norte do Estado e o sudoeste de Mato Grosso do Sul, que engloba grande parte do Pantanal, se destacam entre as áreas de maior crescimento.

O estudo tinha o objetivo de mapear as diferenças de crescimento da área de produção agrícola entre os anos de 1994 e 2005 e de 1994 a 2010.

Entre 94 e 2005, o centro norte do Estado ficou em quarto lugar no país em crescimento de área plantada. Já de 94 a 2010 a mesma região se destacou em quinto lugar.

O estudo apontou também que certas mesorregiões, como classifica a análise, se destacaram individualmente por conta de seu crescimento “absoluto de área agrícola, superior a 400.000 hectares, entre 1994 e 2010, como o sudoeste de Mato Grosso do Sul, norte Mato-Grossense e sul Goiano, extremo oeste baiano, sudeste mato-grossense, triângulo mineiro, alto Paranaíba, nordeste mato-grossense, São José do Rio Preto, sul maranhense e norte central Paranaense”.

Motivos de expansão - Conforme o estudo do Ipea, os resultados da pesquisa “evidenciaram um crescimento intenso da área plantada no sentido centro-noroeste do território brasileiro, com diferentes eixos e epicentros de expansão agrícola em relação às tradicionais regiões do Sul e do Sudeste do país”.

A estratégia de modernização que teve início em 1960 consolidou a produção agropecuária em larga escala, com base no uso de insumos, máquinas e técnicas de vanguarda. Em contrapartida, instrumentos de políticas públicas e crédito subsidiado, elevaram a produtividade da terra e do trabalho.

Depois dos anos 80 e 90, quando o setor enfrentou dificuldades, em seguida se consolidou e ocorreu a profissionalização crescente do produtor.

Em especial a partir de 2000, de acordo com o estudo, os saldos agropecuários foram crescentes. Nas últimas duas décadas, a ampliação do setor redefiniu “áreas geográficas e culturas dinâmicas”.

País - A maior expansão agrícola recente aconteceu no Amapá e no Tocantins. No país, a extensão das terras ocupadas por áreas plantadas aumentou 24% entre 1994 e 2010.

“Norte do Amapá, Oriental de Tocantins, e Sul do Amapá foram as mesorregiões que mais elevaram sua participação na área plantada brasileira no período de 1994 a 2010”.

“O Norte do Amapá, por exemplo, multiplicou por nove sua participação no total da área plantada. Os dados estão em um estudo recém-publicado pelo Ipea, que analisou o perfil e a desigualdade da expansão da área plantada nas mesorregiões brasileiras, entre 1994 e 2010”.

“A pesquisa mostra um aumento da área plantada no sentido centro-noroeste do país, com diferentes eixos e epicentros de crescimento de área plantada. Entre as mesorregiões identificadas com maior ritmo de expansão, no entanto, destacaram-se também algumas localizadas em fronteiras agrícolas já teoricamente estabilizadas, como São José do Rio Preto (SP), do Alto Paranaíba/Triângulo Mineiro (Minas Gerais) e do Norte Central Paranaense (Paraná)”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CNH EM 2021
Confira as 9 multas que não vão mais gerar pontos na CNH em 2021
EMPREGO E RENDA
Cerca de 5 mil indígenas de MS são contratados por empresas de SC e RS para a colheita da maçã
MIRANDA - MS - PROJETO SALOBRA
Mais uma parceria CRAS e Projeto Salobra, em Miranda
SEGURANÇA NO FIM DE ANO
Segurança no Estado durante as festas de fim de ano terá mais de 2 mil policiais nas ruas em MS
NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ: Mais de R$ 640 mil ainda não foram resgatados do Nota MS Premiada
Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos