Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
sistema penitenciário

Membro da OAB diz que recursos “travados” comprometem sistema penitenciário em MS

24 Jan 2014 - 09h53Por Dourados Agora

O membro da comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que investiga a situação de presídios em Mato Grosso do Sul afirma que o cenário é ruim, principalmente por causa de recursos que não podem ser utilizados devido à falta de projetos específicos.

Durante entrevista cedida à TV Morena na manhã desta quinta-feira, o advogado criminalista Luiz Carlos Saldanha Junior destacou os graves problemas que o sistema penitenciário sul-mato-grossense enfrenta, assim como acontece em outros Estados da federação.

“Desde 2010 a OAB verifica a situação dos presídios e sempre tem ouvido do poder público que há a necessidade de investimento neste setor, e apesar de recursos estarem disponíveis, eles não são aplicados por falta de planejamento”, disse ele afirmando que caso seja preciso, a entidade vai buscar ajuda fora do país.

“Em 2013 a OAB vai fazer um levantamento completo em todo Brasil e vai expor a situação para fontes internacionais, para que haja o cumprimento da Lei de Execução Penal que prevê entre outros direitos, o de pelo menos seis metros quadrados para cada preso”, explicou.

Durante a entrevista, Saldanha apontou como principal problema a superlotação, citando como exemplo o caso de um presídio feminino instalado em Campo Grande, no qual gestantes dormem no chão ao lado de crianças, por causa da falta de espaço, assim como em Coxim, onde uma delegacia que deveria abrigar 24 presos, comporta 118.

Em Dourados, segundo matéria publicada pelo Dourados Agora em agosto do ano passado, a Penitenciária Harry Amorim Costa (Phac), possuía na ocasião 1.844 detentos, sendo 1.058 a mais do que a capacidade normal. Em alguns raios com capacidade para cinco pessoas, as celas chegavam a abrigar 15, e as individuais, até quatro pessoas.

Segundo o advogado criminalista, este cenário é totalmente desfavorável e bate de frente com o principal objetivo dos presídios, a ressocialização. “A ideia da ressocialização é dar ao preso as condições para que ele cumpra sua pena e saia de lá regenerado. O problema é que, quando se coloca uma pessoa em local insalubre, lotado, dormindo em pé e com condições sanitárias horríveis, dificilmente haverá recuperação, pelo contrário, essa pessoa se revoltará e sairá da cadeia pior”, explicou.

ESTADO

Através de dados fornecidos pela assessoria de comunicação, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) disse que busca medidas para tentar solucionar o problema da superlotação com mais de 12.600 detentos de Mato Grosso do Sul, criando pelo menos mais duas mil vagas. Na Capital está programada a construção de dois presídios masculinos que vão aumentar a capacidade em mais mil, além de um feminino com espaço para 407 pessoas.

Em Dourados, até o final do primeiro semestre deste ano deverá ser instalado um novo prédio para presos que cumprem regime semiaberto; ao todo serão mais 450 vagas. O presídio está sendo construído às margens da Rodovia MS-379 (saída para o Distrito de Panambi), ao lado da Phac. A previsão é de que a obra seja entregue até dezembro deste ano. O novo Semiaberto custa R$ 6.532.628,72.

O órgão estadual ainda informou ainda que tem como meta a ampliação do estabelecimento penal de Rio Brilhante que receberá mais 81 vagas, e a ampliação do Presídio masculino de Corumbá. O Estado informou recentemente que também busca cadastrar projetos para a construção de mais 10 cadeias públicas com média de 200 vagas cada.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Fotos: Corpo de Bombeiros de MS / Divulgação AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal
CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis