Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 26 de novembro de 2020
SADER_FULL
Busca
JUNINHO DENTISTA NOVO
Glória de Dourados

Médicos e enfermeiros da região participam de capacitação em dengue em Glória de Dourados

Médicos e enfermeiros dos municípios de Glória de Dourados, Jateí, Deodápolis, Vicentina e Deodápolis

13 Dez 2013 - 08h02Por Demerval Nogueira / Fátima News

Médicos e enfermeiros dos municípios de Glória de Dourados, Jateí, Deodápolis, Vicentina e Deodápolis estiveram presentes durante palestra de capacitação em dengue, com a participação do palestrante Prof. Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha, médico infectologista, tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Fiocruz. Responsável técnico pelo escritório da Fiocruz no MS, membro e assessor técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A palestra, “Nova Classificação de Risco e Manejo Clínico de Casos”, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Glória de Dourados, realização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Glória de Dourados, coordenação do secretário municipal Fausto José de Souza, enfermeira Edmara Honório dos Santos e da coordenadora municipal de Saúde Pública, Carla Corbucci.

O palestrante disse que a dengue tem nova classificação, ou seja, Dengue sem sinal de alarme; Dengue com sinal de alarme e Dengue grave. “A dengue não tem segredo, é verificar logo os sinais de alarme e, o primeiro passo é a avaliação geral – história. Avaliação geral através de exames laboratoriais e, principalmente, em primeira mão, verificar a pressão arterial (PA), porque essa medida é praticamente indispensável”, disse o médico.

O infectologista alertou que se chegou à conclusão que a dengue hemorrágica pode acontecer sem o aparecimento de sangue externo, conforme relato da Organização Mundial de Saúde (OMS), com aval da Fundação Oswaldo Cruz, que também chegou à mesma conclusão. O doutor Rivaldo disse que é extremamente necessário evitar ingerir antiinflamatórios não-esteróides (AINE), especialmente o cataflan. Afirmou também, “é necessário evitar sucos que contenham elevado índice de acidez”, e fez questão de frisar novamente, “é obrigatório verificar a pressão arterial, em qualquer circunstância”, alertou o infectologista.

A enfermeira Edmara Honório dos Santos argumentou, “o objetivo desta reunião técnica é a capacitação de nossos profissionais no acompanhamento clínico dos casos de dengue e o consequente aperfeiçoamento de nossas condutas”, disse a especialista em saúde pública. A identificação precoce dos casos é de vital importância para a tomada de decisões de maneira oportuna. A organização dos serviços de saúde, tanto na vigilância quanto na prestação da assistência é essencial para a redução da letalidade das formas graves e conhecer o comportamento da dengue, sobretudo em períodos de epidemia.

O secretário da SMS, Fausto José de Souza agradeceu aos profissionais dos municípios presentes e, de maneira especial ao doutor Rivaldo Venâncio da Cunha, por seu vasto e profundo conhecimento e pela grande colaboração prestada. “Essa reunião foi à primeira realizada na Região da Grande Dourados, discutindo o novo Protocolo referente à dengue”, disse Souza emendando ainda, “a palestra é importante, entretanto, há necessidade da colaboração da população, pois somente dessa forma podemos amenizar os problemas ocasionados pelo mosquito Aedes aegypti”.

O secretário da SMS fez questão de recordar o trabalho que a secretaria municipal de Saúde já realizou no sentido de combater a proliferação do mosquito, como exemplo, citou o Mutirão de Limpeza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul
FALTA DE ENERGIA
Está sem luz? Energisa diz que temporal com '6 mil raios' é responsável por queda de energia
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você