Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Glória de Dourados

Médicos e enfermeiros da região participam de capacitação em dengue em Glória de Dourados

Médicos e enfermeiros dos municípios de Glória de Dourados, Jateí, Deodápolis, Vicentina e Deodápolis

13 Dez 2013 - 08h02Por Demerval Nogueira / Fátima News

Médicos e enfermeiros dos municípios de Glória de Dourados, Jateí, Deodápolis, Vicentina e Deodápolis estiveram presentes durante palestra de capacitação em dengue, com a participação do palestrante Prof. Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha, médico infectologista, tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Fiocruz. Responsável técnico pelo escritório da Fiocruz no MS, membro e assessor técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A palestra, “Nova Classificação de Risco e Manejo Clínico de Casos”, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Glória de Dourados, realização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Glória de Dourados, coordenação do secretário municipal Fausto José de Souza, enfermeira Edmara Honório dos Santos e da coordenadora municipal de Saúde Pública, Carla Corbucci.

O palestrante disse que a dengue tem nova classificação, ou seja, Dengue sem sinal de alarme; Dengue com sinal de alarme e Dengue grave. “A dengue não tem segredo, é verificar logo os sinais de alarme e, o primeiro passo é a avaliação geral – história. Avaliação geral através de exames laboratoriais e, principalmente, em primeira mão, verificar a pressão arterial (PA), porque essa medida é praticamente indispensável”, disse o médico.

O infectologista alertou que se chegou à conclusão que a dengue hemorrágica pode acontecer sem o aparecimento de sangue externo, conforme relato da Organização Mundial de Saúde (OMS), com aval da Fundação Oswaldo Cruz, que também chegou à mesma conclusão. O doutor Rivaldo disse que é extremamente necessário evitar ingerir antiinflamatórios não-esteróides (AINE), especialmente o cataflan. Afirmou também, “é necessário evitar sucos que contenham elevado índice de acidez”, e fez questão de frisar novamente, “é obrigatório verificar a pressão arterial, em qualquer circunstância”, alertou o infectologista.

A enfermeira Edmara Honório dos Santos argumentou, “o objetivo desta reunião técnica é a capacitação de nossos profissionais no acompanhamento clínico dos casos de dengue e o consequente aperfeiçoamento de nossas condutas”, disse a especialista em saúde pública. A identificação precoce dos casos é de vital importância para a tomada de decisões de maneira oportuna. A organização dos serviços de saúde, tanto na vigilância quanto na prestação da assistência é essencial para a redução da letalidade das formas graves e conhecer o comportamento da dengue, sobretudo em períodos de epidemia.

O secretário da SMS, Fausto José de Souza agradeceu aos profissionais dos municípios presentes e, de maneira especial ao doutor Rivaldo Venâncio da Cunha, por seu vasto e profundo conhecimento e pela grande colaboração prestada. “Essa reunião foi à primeira realizada na Região da Grande Dourados, discutindo o novo Protocolo referente à dengue”, disse Souza emendando ainda, “a palestra é importante, entretanto, há necessidade da colaboração da população, pois somente dessa forma podemos amenizar os problemas ocasionados pelo mosquito Aedes aegypti”.

O secretário da SMS fez questão de recordar o trabalho que a secretaria municipal de Saúde já realizou no sentido de combater a proliferação do mosquito, como exemplo, citou o Mutirão de Limpeza.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMS COISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro