Menu
SADER_FULL
sábado, 8 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER ECO TOUR
ensino superior

MEC abre inscrições para o Prouni 2014; cadastro online termina sexta

Prazo termina às 23h59 da próxima sexta-feira (17). Resultado da primeira chamada sai no dia 20 de janeiro.

13 Jan 2014 - 07h16Por Uol

As inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2014 já podem ser feitas no site http://siteprouni.mec.gov.br/. O prazo de inscrição para bolsas parciais e integrais em cursos de ensino superior privados vai até as 23h59 de sexta-feira (17). 

O MEC (Ministério da Educação) ainda não divulgou o número de bolsas e de instituições que fazem parte do programa no primeiro semestre deste ano. As bolsas existentes podem ser pesquisadas aqui sem necessidade de ingresso no sistema.

Segundo o edital, somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 que tiver média acima de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. É preciso ainda atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • seja pessoa com deficiência;
  • seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. 

Serão ofertadas bolsas integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio, e bolsas parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos. 

No momento da inscrição, o estudante deverá indicar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição de ensino, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa dentre as disponíveis conforme sua renda familiar. 

Aprenda a fugir das pegadinhas da publicidade na escolha de um curso superior
A UNIVERSIDADE TEM NOTAS POSITIVAS NO MEC - Ou seja, a instituição tem cursos com avaliação maior do que a mínima para que o MEC permita sua continuidade. É preciso saber qual o desempenho do curso pretendido e da instituição na avaliação do Ministério da Educação. A nota 3 é a mínima e a nota 5 é a máxima para que o curso seja reconhecido. Cursos com nota 1 e 2 não têm a qualidade mínima exigida pelo MEC.
Resultados

Serão realizadas duas chamadas, nas seguintes datas: 

  • Primeira chamada: 20 de janeiro
  • Segunda chamada: 3 de fevereiro

O estudante pré-selecionado na primeira ou na segunda chamada deverá comparecer à instituição de ensino para qual foi aprovado para comprovação de informação e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:

  • Comprovar informações - Primeira chamada: 20 a 24 de janeiro
  • Comprovar informações -  Segunda chamada: 3 a 6 de fevereiro 

O registro da aprovação ou reprovação do estudante no Sisprouni (Sistema Informatizado do Prouni) e a emissão dos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação deverão ser realizados nas seguintes datas, pelas instituições de ensino:

  • Registro - Primeira chamada: 20 a 29 de janeiro
  • Registro - Segunda chamada: 3 a 10 de fevereiro 

Lista de espera 

As inscrições na lista de espera serão realizadas nos dias 13 e 14 de fevereiro. A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta das instituições de ensino no dia 17 de fevereiro.

No período de 19 a 20 de fevereiro os estudantes convocados deverão comparecer às instituições de ensino e entregar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio.

O registro da aprovação ou reprovação do estudante pré-selecionado na lista de espera e a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados no período de 21 a 26 de fevereiro

Deixe seu Comentário

Leia Também

HORÓSCOPO DE HOJE
Horóscopo: Confira a previsão de hoje (08/08) para seu signo
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Servidor de MS tem descontos de 3% a 30% no comércio da Capital para presentear no Dia dos Pais
OPORTUNIDADE NO MS
JBS oferece 600 vagas de emprego em 6 cidades de MS
REINFECÇÃO EM ALERTA
Novo coronavírus tem segundas novas ondas de reinfecção e acendem sinal de alerta
FÁTIMA DO SUL - EMENDAS DA SENADORA
Entre construção do Corpo de Bombeiros e saúde, Simone já destinou R$ 1,8 milhão para Fátima do Sul
JATEÍ - TRABALHOS RETOMADOS
Reeducandas retomam trabalho de limpeza urbana com adoção de medidas preventivas em Jateí
RETORNO ÀS AULAS EM MS
MS discute estratégias de retorno às aulas presenciais de forma segura
PONTE DE MADEIRA
Fogo 'engole' ponte e Agesul trabalha para liberar tráfego na MS-228
JATEÍ - PESQUISA REGISTRADA
Eraldo tem 71,2%, indica instituto London Pesquisas, veja os números em Jateí
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Polícias e Bombeiros do MS recebem R$ 50 milhões em investimentos do Governo do Estado