Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
previsão para MS

Mato Grosso do Sul terá setembro chuvoso e quente

29 Ago 2014 - 07h43Por Jornal do Tempo

Faltam apenas 3 dias para a entrada do primeiro mês com chuva no Brasil. Depois do mês mais seco do ano, setembro é considerado um período de transição entre a secura do inverno e o excesso de umidade do verão.

A quantidade de chuva aumenta em relação ao mês anterior em todo o país. De acordo com a Somar Meteorologia, a precipitação vai voltar a atingir o Sudeste e Centro-Oeste, especialmente na segunda quinzena do mês.

Vale salientar que a chuva não será volumosa o suficiente para alcançar a média climatológica no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e oeste de Minas Gerais. Por outro lado, a chuva será intensa e vai ultrapassar a climatologia no sul de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e do Espírito Santo, no Rio de Janeiro e no centro e sul de São Paulo.

Vem chuva forte para o Sul do país. Os três Estados da região vão ficar debaixo de água já no início do mês. “Setembro normalmente é chuvoso no Sul, mas este ano, a precipitação será ainda mais intensa, especialmente em Santa Catarina e Paraná. Estados onde as frentes frias ficarão ativas por mais tempo” - comenta o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. O contraponto será o sul do Estado gaúcho, que deverá ter chuva forte, porém dentro da média. O volume de chuva pode chegar aos 200mm em algumas áreas do oeste catarinense.

Em setembro, geralmente a chuva também aumenta no Norte do Brasil, neste ano apesar de eventuais chuvas intensas, elas ficarão abaixo do normal. A expectativa é de acumulado na casa dos 100mm no sudoeste do Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.

O contraponto do aumento da chuva é o Nordeste. Ao invés de aumentar, a chuva perde força em toda a região. Este ano, o Nordeste terá precipitação abaixo da média, com volume em torno dos 50mm entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte. “A chuva costuma ser ainda mais fraca no interior nordestino e na costa norte da Região” - salienta Oliveira.

A expectativa é de temperatura acima da média nos três Estados do Sul do país e também em grande parte do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e no centro e sul de Minas Gerais). O calor acima do normal também vai ser visto no Mato Grosso do Sul, centro e oeste de Mato Grosso, sul de Goiás, Maranhão, Pará, Amapá, Acre e Rondônia. O maior desvio é visto no Pará e Amapá (mais de 2°C acima do normal).

“Percebe-se que o Nordeste será a região com menores desvios em relação à média climatológica. Ou seja, não fará mais calor que o normal” - afirma o meteorologista.

Vale lembrar que temperatura acima da média não quer dizer que não teremos frio. Para se ter uma ideia, já nesta primeira quinzena de setembro, a temperatura vai cair sobre o Sul, Sudeste e o Mato Grosso do Sul.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho