Menu
SADER_FULL
quinta, 26 de novembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CIA DO BICHO
DEODÁPOLIS - vacinações das estudantes

Maria Viana acompanha vacinações das estudantes contra o HPV em Deodápolis

Teve início a vacinação das estudantes da rede estadual de ensino no município de Deodápolis

21 Mar 2014 - 09h09Por Elinton Santos

As vacinações das estudantes da rede estadual de ensino no município de Deodápolis contra o HPV teve inicio na manhã desta quinta (20) com a presença da Prefeita Maria Viana e alguns funcionários da Gerencia de Saúde, entre elas a médica Cubana Mayelin Aidana que auxiliou a equipe. “A vinda das médicas do PROVAB e da médica cubana do Mais Médicos tem nos auxiliado e muito com os trabalhos da Gerencia de Saúde. Hoje nesta oportunidade da Dr(a) tem auxiliado a equipe que dá inicio nesta manhã as vacinações contra o HPV com as alunas aqui desta escola!” ressaltou uma das enfermeiras.

Segundo a equipe de saúde foram realizadas nesta quinta a vacinação de 80 estudantes com idade entre 11 e 13 anos. A ação contou com os trabalhos da Médica Mayelin Aidana, de uma enfermeira, uma agente de saúde que trabalha na região, a Coordenadora de imunização e da Coordenadora de vigilância epidemiológica. Na manhã desta quinta (20) a Prefeita Maria Viana também compareceu a escola e destacou a importância dos cuidados com a saúde da mulher também na adolescência.

“Ver tantas meninas aqui se cuidando, nos mostra que este é um exemplo a ser seguido. É muito bom ver vocês aqui com esta consciência de que o melhor a se fazer é se cuidar ainda na adolescência. Parabéns a todas vocês pela coragem e não se esqueçam: A 2ª dose da vacina ocorrerá no mês de setembro deste ano e é muito importante que vocês tomem as duas doses! Esta vacina é para prevenir o câncer cervical e foi constatado pelo Ministério da Saúde que para a vacina ter eficácia 100% deve ser aplicada nesta faixa etária [de 11 a 13 anos de idade], que tem menos risco de ter tido contato com a doença, porem é necessário que o cronograma de vacinas seja obedecido direitinho.” destacou Maria Viana.

Nesta sexta (21) a equipe estará na E.E. Edwirges e na próxima segunda (24) a E.E. 13 de Maio receberá também a ação que faz parte de um projeto do Ministério da Saúde que visa combater o Câncer do Colo do útero. Dados apontam que O vírus HPV — sigla de papiloma vírus humano — é responsável por quase 100% dos casos de câncer no colo uterino. No Brasil, 4.800 mulheres morrem vítimas desse câncer a cada ano, segundo dados de 2008 do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A intenção é que a vacina seja uma aliada das ações para o rastreamento do câncer do colo de útero e uma ferramenta importante na prevenção contra essa doença, que representa a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres em todo o país.

“Agora neste período da campanha esta vacina é gratuita, porem caso a adolescente tenha que tomar esta vacina a mesma poderá custar em torno de R$ 368 cada dose. Então aproveitem esta oportunidade que esta sendo oferecida a vocês através do Governo Federal que é muito valiosa para a saúde de todas vocês!” finalizou a Prefeita Maria Viana.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul
FALTA DE ENERGIA
Está sem luz? Energisa diz que temporal com '6 mil raios' é responsável por queda de energia
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você