Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de julho de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
tarifa social

Mais de 100 mil famílias podem pagar mais barato na energia no Estado

28 Nov 2013 - 10h22Por Campo Grande News

Cerca de 100 mil famílias de Mato Grosso do Sul podem ter acesso à descontos na conta de energia elétrica, através da chamada tarifa social. Mesmo sem saber, os consumidores têm direito a fatura 65% menor, o que pode dar um alívio nas contas mensais.

“Não sabia desse desconto não, mas eu iria atrás na hora se tiver mesmo direito”, comentou Edison Claudio Luiz, 32 anos, e morador do Jardim Noroeste, em Campo Grande.

Para ter direito ao benefício, o consumidor deve ter número de inscrição em programas sociais do governo. Como até agora não procuraram a Enersul, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 74 das 79 cidades do Estado, estão pagando a tarifa convencional mensalmente pelo consumo de energia tarifa convencional. O NIS (Número de Inscrição Social) é o principal requisito para uma família fazer o cadastramento na Concessionária e passar a ter o consumo da energia elétrica faturado pela chamada tarifa baixa renda.

No caso de Edison, por exemplo, a família tem direito ao desconto, mas não sabe. Ele é carpinteiro e a mulher dona de casa, e ela recebe o bolsa família, programa social que exige o NIS, “porta de entrada” do benefício na conta de energia.

“Nossa, é um desconto bom demais se vier mesmo, tudo só aumenta, um preço menor ajuda muito”, comentou Edison, pai de quatro crianças.

 
Edison comemora possibilidade de economizar nas contas (foto: João Garrigó)Edison comemora possibilidade de economizar nas contas (foto: João Garrigó)

Programa – O programa da tarifa social foi criado para ajudar as pessoas de baixo poder aquisitivo, a ter o custo menor na energia elétrica. Os descontos são aplicados de acordo com a faixa de consumo: 65% para os primeiros 30 kWh, 40% no intervalo de 31 a 100 kWh e, para a faixa de consumo até 220kWh, 10%.

Até o final deste mês de novembro a Enersul estima que, pelo menos, 190 mil clientes vão contar com esse benefício, e estarão pagando uma conta de energia bem mais barata. Esse número, que representa mais de 20% do total de clientes da Enersul, é resultado de campanhas que a Concessionária realiza para informar os direitos do consumidor de energia.

Para que ainda não tem o NIS o caminho é procurar a Secretaria de Ação Social do município onde mora e verificar se enquadra nos requisitos do programa. Depois de entrar para esse cadastro social ganhar a tarifa baixa renda é simples e rápido. De posse do NIS basta ir a qualquer loja de atendimento da Concessionária levando os documentos pessoais e uma conta de energia elétrica da sua residência e solicitar o benefício.

Como fazer? Para agilizar o cadastramento do cliente baixa renda, a Enersul dispõe de estrutura de atendimento nas 74 cidades de sua área de concessão. Além disso, todos os colaboradores estão orientados quanto às regras do programa e ainda atuando como multiplicadores dessas informações nas comunidades onde prestam serviço. O empenho da distribuidora é para que nenhuma família, com direito ao benefício, fique fora do programa tarifa social baixa renda.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - DIA "J"
Com gás a R$ 85,90; Confira às OFERTAS do Dia 'J' deste sábado do Mercado Julifran em Fátima do Sul
Tatyelle Cordeiro Coimbra, de 18 anos, está desaparecida. (Fotos: Reprodução - Facebook) DESAPARECIDA EM MS
Jovem de 18 anos desaparece após sair de Sidrolândia para ir em festa em Campo Grande
Fotos: CBMMS / Gretap FOGO NO PANTANAL
Bombeiros atuam há 04 dias para conter incêndio iniciado por caminhão e monitoram foco na Bolívia
Foto de destaque: Alessandra Cabral/CPB ESPORTE DE MS
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Foto: Divulgação HAP AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com apoio do Governo de MS, Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
A guerreira descansou, morre Louriane Januário, velório já acontece, luto em Fátima do Sul
Saúde
Fátima do Sul se despede da querida professora Irani, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento
Evento
Confira as 10 galerias de fotos do 1° Arraiá do Floresta Clube de Campo em Fátima do Sul!
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede de Hamilton Teixeira, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de João Donizete, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento