Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
cidades

Mais 15 municípios elaboram Plano Diretor com auxílio do Governo do Estado

27 Dez 2013 - 18h10Por Notícias MS

Com apoio do Governo do Estado, mais 15 municípios de Mato Grosso do Sul irão elaborar seus Planos Diretores, um instrumento essencial na construção do planejamento, ordenamento do território, gestão e controle da política urbana. Numa segunda etapa de apoio a Prefeituras, o governador André Puccinelli e o secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, assinaram nesta sexta-feira (27), na Governadoria, com prefeitos e prefeitas um Termo de Cooperação Técnica do Projeto de Apoio à elaboração e revisão de Planos Diretores Participativos (PDPs).

Foram beneficiados os municípios de Alcinópolis, Antônio João, Bandeirantes, Bodoquena, Cassilândia, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Juti, Naviraí, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo e Sidrolândia.

         Conforme explicou Marun, com a formalização da parceria, as cidades já começam a preparar a elaboração ou revisão dos planos, sob orientação da Superintendência das Cidades. “Já podem organizar toda a documentação para que, em janeiro, façam a licitação e definam as empresas que irão atuar em apoio nesses projetos”, informou. “O Plano Diretor é um instrumento do Município. Nós apoiamos, porque é importante que as cidades tenham sua ‘Constituição’ urbanística. Fizemos uma seleção criteriosa e queremos que no início de fevereiro o processo licitatório já esteja concluído e as prefeituras concluam os levantamentos”, completou o secretário.

         O governador André Puccinelli ressaltou a importância do projeto no fomento do desenvolvimento organizado dos municípios. “Os últimos 15 municípios terão seus Planos Diretores, que, bem feitos, são um grande instrumento. É importante a participação da Prefeitura, de toda a comunidade, de entidades na construção, para que se encaminhe no bom sentido o desenvolvimento dos municípios, para que se planeje o crescimento”, afirmou André.

           

 

            Municipalista

         Durante o ato de assinatura do Termo de Cooperação, o governador falou com otimismo sobre as expectativas para 2014 e anunciou que caso se confirme o equilíbrio financeiro, o Governo deverá reforçar ações de apoio aos municípios especialmente em setores como os de habitação e o viário – com recapeamento de vias urbanas.

“Queremos ter a obras todas terminadas e pagas até o fim de 2014, e havendo alguma sobra, podemos fazer ações que as prefeituras muito nos pedem, como a construção de casas e o recape”, afirmou, com a presença de 15 prefeitos que participaram da assinatura para o Plano Diretor e para edificação de moradias. As obras de recapeamento poderão ser feitas por meio de convênio ou de execução direta pela Secretaria de Obras do Estado.

“Fazemos por todos, indistintamente. Não deixamos nenhum município sem atendimento, independente do tamanho ou da quantidade de população”, disse, reafirmando a política municipalista da atual administração, e citando exemplos como o de Alcinópolis, com pouco mais de seis mil moradores, que nos últimos anos teve alguns dos maiores investimentos em infraestrutura, com pavimentações que encurtaram distâncias e integraram a cidade a outras regiões.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Fotos: Corpo de Bombeiros de MS / Divulgação AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal
CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS