Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
rever a legislação

Maioridade trabalhista aos 16 anos é defendida por sindicalista de MS

24 Out 2014 - 13h45Por Assessoria

O Brasil deveria rever a legislação que disciplina o trabalho do menor e permitir que jovens a partir dos 16 anos de idade, ingressem em condições normais no mercado de trabalho, deixando a condição de “menor aprendiz”, apenas para aqueles com idade de 14 e 15 anos. A opinião é de José Lucas da Silva, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – Feintramag.

“Os jovens estão demorando demais para entrar no mercado de trabalho e ajudar na economia familiar”, afirma José Lucas, que é diretor da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) e coordenador do Fórum Sindical dos Trabalhadores de MS, organismo que integra dezenas de sindicatos e federações de trabalhadores de MS.

Os menores, segundo José Lucas, poderiam aproveitar os inúmeros cursos profissionalizantes oferecidos hoje no Brasil, como os do Pronatec, que durante três meses, com 160 horas/aula, acabam formando profissionais com as mais variadas habilidades (mecânico de automóveis, eletricista de automóveis, auxiliar de recursos humanos, soldador, assistente de operações, assistente de planejamento, Controle de produção, padeiro, almoxarife, operador de processos químicos, eletricista industrial...)

“E o mais importante é que são formações necessárias para o mercado de trabalho. Ou seja, quem faz um desses cursos, como aqueles oferecidos também pelo SENAI, SESC, SESI, SENAR e outros, têm emprego garantido no mercado”, explica José Lucas.

O sindicalista espera que os novos parlamentares, que assumem a partir de 1º de janeiro de 2015, considerem essa sugestão que tem sido levantada em todo o Brasil, pelas próprias famílias. “Não podemos perder tanto tempo. Os jovens, a partir dos 16 anos, podem sim ser responsáveis e aptos para ingressar definitivamente no mercado de trabalho, sem perder as chances de continuar seus estudos, como acontece hoje com quem tem acima de 18 anos e trabalha para o sustento da família e ainda busca oportunidades em bancos de universidades”, explica o sindicalista.

ENSINO INTEGRAL – Outra sugestão de José Lucas da Silva é que os governos, municipal, estadual e federal levem mais a sério a educação no Brasil e criem escolas em tempo integral por todos os cantos deste País.

“Enquanto as crianças e adolescentes estão impedidos de trabalhar, a educação deve ser não apenas prioridade, mas, acima de tudo, de qualidade e em tempo integral, para que o volume de conhecimento seja maior e chegue mais cedo para esses menores que têm grande capacidade de absorção de conhecimento”, argumenta José Lucas da Silva, que é membro (voluntário) do CMDU – Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização de Campo Grande.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Jornal São Carlos Agora LAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro
DEPUTADO LONDRES MACHADO AÇÕES DEPUTADO LONDRES MACHADO
Deputado Propõe Nomear Anel Viário em Santa Rita do Pardo em Homenagem a Fernando Martins Mendes
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Confira as OFERTAS desta segunda e terça, QUARTA-FEIRA será fechado o Jorge Mercado em Fátima do Sul
FUNTRAB BORA TRABALHAR
EMPREGO: Veja as 3.955 mil vagas distribuídas em 33 cidades de MS; 1.629 são na Capital
FOTO: RÁDIO CAÇULA TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Marido espanca esposa em recuperação de cesariana

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOPCRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS