Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Teste toxicológico

Maior rigor em legislação cassa CNH de caminhoneiro que usa drogas

7 Dez 2013 - 11h10Por Campo Grande News

Motoristas profissionais que têm CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E terão que fazer testes toxicológicos, a partir do segundo semestre de 2014, para poder renovar ou tirar a habilitação. A medida, estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), deixa o processo do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) mais rigoroso e pode cassar o direito de dirigir de caminhoneiros que usam drogas como estimulantes. Atualmente, Campo Grande possui 110,8 mil motoristas profissionais.

Segundo a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran/MS, Beth Felix, a medida também vale para candidatos que querem adição ou mudança de categoria. “Clínicas e laboratórios serão homologados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Quando o condutor entrar no processo de renovação, ele terá que levar o exame para o médico do Detran analisar”, explica. Um exame toxicológico pode custar até R$ 290.

Beth ainda explica que essa é mais uma ferramenta para melhorar as condições de quem trabalha com transporte. Atualmente, motoristas profissionais já passam por um exame psicológico para ter o direito de trabalhar com a direção. “A maior preocupação é com relação aos carreteiros, que se envolvem em um número grande de acidentes, principalmente por dirigirem a noite e, às vezes, sob efeito de substâncias ilícitas”, acredita.

Opinião dos caminhoneiros – Para saber a opinião dos motoristas que trabalham com o transporte de cargas pelo Brasil, o Campo Grande News foi até o Posto Caravágio, que fica na BR-163, saída da Capital para São Paulo. Dos entrevistados, todos avaliaram a nova medida como positiva para aumentar a segurança nas rodovias.

“Acho importante, mas acredito que 70% dos motoristas vão reprovar nesse teste”, disse, aos risos, o caminhoneiro Rosinaldo de Pontes Gerônimo, 42 anos, que exerce a profissão há 18. Apesar de brincar, ele afirma que a maioria faz uso de comprimidos estimulantes, como os chamados rebites, por causa das condições impostas pelas empresas. “Muitos têm que se sacrificar para cumprir os prazos”, avalia.

Ereni Luiz Rosset, 47, que trabalha há nove anos como caminhoneiro e faz transportes de frios na rota São Paulo, Recife, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, aprova o teste toxicológico e diz que “a estrada precisa ter segurança, o que não ocorre hoje”.

Já Flávio Carlos Dias Costa, 48, caminhoneiro desde 1994, lembra que vê, com frequência, motoristas dirigindo sob efeito de drogas ou com sono. “E o rebite é coisa do passado. Agora, a cocaína é mais usada”, alerta. Ele afirma que profissionais nessas condições são encontrados, facilmente, em rodovias como a Fernão Dias (MG) e a Régis Bittencourt (SP).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMS COISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto