As empreiteiras venceram a queda de braço com o Ministério dos Transportes e o leilão da rodovia BR-163 , entre Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso, marcado para o dia 27 de novembro, terá uma tarifa máxima de R$ 5,50 por cada 100 km. Vence quem oferecer o maior deságio, isto é, a empreiteira que conseguir o menor preço, abaixo dos R$ 5,50, levará a concessão.
O governo federal avalia que com esse preço as chances de muitos concorrentes aumentaram substancialmente. O novo ajuste do pedágio na rodovia também foi saudado pelas empreiteiras. Nos bastidores eles elogiam o diálogo aberto com o Palácio do Planalto nas últimas semanas e afirmam que o ponto de inflexão foi o fracasso na tentativa de leiloar a BR-262 entre o Espírito Santo e Minas Gerais.
Nos estudos realizados pelo TCU (Tribunal de Contas da União), o valor máximo do pedágio seria maior que os R$ 5,50. O governo federal teve de fazer alguns ajustes para assegurar a concorrência, reduziu a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e o impacto que cada ponto percentual de expansão da economia tem sobre o fluxo de veículos e também um risco maior de engenharia.
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