Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 25 de novembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
opinião

Leia o artigo Democracia Militar?, por Autenir Rodrigues

19 Mar 2014 - 18h10

Democracia Militar?

Os brasileiros estão mais acostumados com a beleza da palavra, do que com o entendimento da “Democracia” comoessência vital para um povo livre de verdade! Liberdade vigiada, controlada e censurada de qualquer forma, não faz parte da democracia. O que se questiona hoje é se, ainda vivemos em um País democrático? Será que temosplena liberdade de expressão e manifestação de nossas insatisfações? Será que de alguma forma estamos ameaçados a perder o que com muita luta e derramamento de sangue inocente, conseguimos conquistar?

Recentemente, em meio a tanta desordem e total sensação de “desgoverno”, fizeram surgirquestionamentos perigosos sobrea necessidade de rigor militar como poder de governo, muito mais do que como força policial, para colocar ordem neste País.

Em momentos de revolta e indignação, no calor das emoções, fica fácil apoiar idéias radicais, mesmo sem saber ao certo os riscos, caso ganhe uma dimensão maior que a desejada. Regime militar não é solução de nada, e ainda pode se tornar um imenso problema.  Que o digam os cubanos e os venezuelanos. Mesmo que a ascensão dessa forma de governo se dê por vias democráticas, sempre haverá duvidas quanto a uma transição pacifica, sem que se use a força para manter-se no poder a qualquer preço. Ou será que alguém apostaria em um regime militar moderninho,altruísta e defensor de liberdades?

Apesar de tantas dificuldades para que sejam assegurados na pratica, direitos básicos à população, não se pode dizer que não vivemos em um País democrático.  O Brasil possui todas as ferramentas necessárias para que a democracia seja exercida em toda sua plenitude.Podemos escolher nossos representantes, podemos exigir e cobrar nossos direitos. Temos poderes independentes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Temos uma constituição embasada no que há de mais expressivo em termos de democracia e direitos individuais e coletivos no mundo! Enfim, temos os meios. Falta a atitude!

Os brasileiros se colocam de vitimas, e não reconhecem em sí, a coautoria de suas próprias mazelas! Faltam atitudes mais enérgicas de um povo historicamente acomodado com a politica e a politicagem que se faz com tudo que deveria ser tratado com seriedade neste País! Falta ao povo, sair dessa passividade irritante diante dessa epidemia chamada corrupção! Falta cobrar mudanças sérias nas leis brasileiras para que a justiça seja igual para todos, e não apenas uma utopia em beneficio dos ricos e poderosos!

Enfim, a democracia não é por sí só um dispositivo automático!Porvezes é necessário atitude, coragem e principalmente a vigilância de um povo para que ela não desapareça em meio ao caos e ao oportunismo de regimes autoritários que emergem como salvadores da pátria e discurso de “Ordem e Progresso”.Não há nada de errado com a Democracia brasileira! O povo é que nunca soube usufruí-la de verdade!

Estão em estágio avançado, o recolhimento de assinaturas para a criação do Partido Militar Brasileiro – PMB, o que deve atrair para a legenda além de oportunistas, todos que comungam da mesma opinião. A principio, pode parecer exagero considerar como ameaça a organização destes movimentos, mas não se pode negar que o momento é propicio para que se tenha o aval dos brasileiros, que pode no fim das contas, colocar nas mãos dos militares, o que não teve competência para fazer exercendo seus direitos democráticos!  Só o tempo pode dizer!

 

Autor: Autenir Rodrigues de Lima

Funcionário – Prefeitura de Jateí/MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul
FALTA DE ENERGIA
Está sem luz? Energisa diz que temporal com '6 mil raios' é responsável por queda de energia
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você
MS DESTAQUE
Com práticas voltadas para Educação e Gestão Pública, MS é destaque em 1º Prêmio do Brasil Central