Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Dourados - legislativo

Justiça suspende eleição da Mesa Diretora da Câmara de Dourados

A Justiça suspendeu a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dourados

3 Out 2014 - 07h10Por 94 FM
A Justiça suspendeu a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dourados que seria realizada, em sessão extraordinária, nesta sexta-feira (03). 
 
A medida é referente ao mandado de segurança, com pedido de liminar, no qual foi denunciada a desnecessária e  imprudente pressa com a qual está sendo conduzido o processo de composição da nova diretoria, que já levantou suspeitas, conforme matérias publicadas na mídia, de favorecimento indevido à reeleição da atual Mesa Diretora, presidida pelo vereador Idenor Machado (DEM).
 
A suspeita está fundada na celeridade com a qual o processo está sendo conduzido: no dia 17 de setembro foi mudada a LOM (Lei Orgânica do Município) para permitir a reeleição; no dia 29, a Câmara aprovou a antecipação da eleição, em clima tenso, pois sete dos 19 vereadores votaram contra e, no dia 30, foi convocada sessão extraordinária para a escolha dos novos dirigentes, para acontecer já no dia 3 de outubro, ou seja, na mesma semana. 
 
E, soma-se a isto, que a data insere-se em dois dias antes das eleições estaduais e nacional, o que significa que a sociedade está voltada para assuntos alheios ao legislativo municipal. 
 
Candidatos
 
Outro detalhe alegado na Ação protocolada é que seis integrantes da Casa estão em plena campanha eleitoral e, nessa reta final, serão prejudicados, pois não tiveram tempo hábil de articular formação de chapa. 
 
O autor da ação é o vereador e candidato a deputado estadual Sergio Nogueira (PSB). Além dele, estão em campanha eleitoral os colegas Marcelo Mourão (que disputa vaga de deputado federal), Délia Razuk (estadual), Bebeto (estadual), Nelson Sudário (estadual) e Virgínia Magrini (à vice-governadora). 
 
“Desta forma, é impossível, nos únicos três dias concedidos pela Mesa Diretora, organizarem chapa concorrente, afinarem o ajuste de cargos (na Mesa), elaborarem propostas para convencimento dos demais vereadores, e ainda dar conta do desafio que constitui a última semana da campanha eleitoral estadual e nacional”, afirma.
 
“Ora, neste período, toda a população está com os olhos e coração voltado para estas eleições (...). Neste sentido, o Legislativo Municipal não pode dar asas à acusação de que está  ‘agindo na surdina, em um momento em que ninguém está olhando’ para suas ações”, consta na ação.
 
Continuando, salienta que ‘’certo é que quem define a Mesa Diretora são os vereadores. Estes, no entanto, agem em conformidade com o clamor social, que deve estar sempre presente na votação de assuntos estruturais do município. Ademais, a imagem dos vereadores que hoje disputam vagas no legislativo estadual e federal ou no executivo estadual, seria indevidamente afetada com o resultado de um pleito realizado na Câmara Municipal, fato que configuraria propaganda ou contra-propaganda eleitoral”.
 
Sem respaldo
 
Outro argumento apresentado à Justiça é que a convocação de sessão extraordinária desrespeita a Lei Orgânica que estabelece, para isso, caso de urgência ou de interesse público relevante. 
 
“Ainda faltam dois meses para o fim do mandato da atual gestão da Mesa Diretora,  não há que se falar em urgência. Portanto, a convocação desta sessão extraordinária é abusiva e fere a Lei Orgânica do Município”, diz trecho do documento.
 
Na ação, o autor destaca que não se questiona o fato a reeleição mas “o processo pelo qual a atual Mesa  Diretora está a conduzir, que impede a participação isonômica de todos os vereadores interessados, bem como da sociedade civil através de mobilização".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho