Menu
SADER_FULL
segunda, 26 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Jornal O Progresso - 64 anos

Jornal O Progresso e sua contribuição com a História de Fátima Do Sul

29 Abr 2014 - 13h32Por * Por Wagner Cordeiro Chagas

Graças a Deus e muito empenho encerro em agosto próximo minha pesquisa de mestrado em História pela UFGD. Como bom apaixonado pelo campo da pesquisa histórica, iniciei este ano um novo projeto, o qual buscará compreender alguns aspectos da história política de Fátima do Sul (minha amada terra-natal), mais precisamente as eleições de prefeito e vereador.

Neste desafio, além de vasculhar arquivos locais, oficiais e não-oficiais, entrevistar moradores, ex-dirigentes políticos, entre outros, uma fonte tem feito a diferença em minhas pesquisas: o acervo do jornal O Progresso, que este mês completa 64 anos de existência. Pesquisei em seu acervo entre 2011 e 2012, e, por último, no acervo que se encontra, em partes, digitalizado e disponível no Centro de Documentação Regional (CDR) da FCH-UFGD, devido a uma parceria entre a universidade e o jornal.

Por ser o mais antigo do estado e da cidade de Dourados, distante cerca de 35 quilômetros da cidade “Favo de Mel”, são inúmeras as matérias divulgadas que fazem referência ao município, tendo grande quantidade de matérias relacionadas à formação da região por meio da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND) e à política local. O primeiro, e um dos mais importantes, pois nos permite confirmar fatos relatados pelas memórias de antigos moradores, é o que diz respeito à primeira eleição da então Vila Brasil. Com a emancipação ocorrida no dia 11/12/1963, as eleições estavam marcadas pelo TRE-MT para serem realizadas no mês de maio de 1964, como traz a matéria: “Eleições nos novos municípios”, datada de 20/12/1963. No entanto, devido ao golpe militar de 1964, o pleito foi adiado e só ocorreu em 4 de abril de 1965. O prefeito eleito foi o comerciante Antônio Gabriel (UDN) numa disputa com João de Castro (PTB).

Divulgações comemorativas ao aniversário de emancipação do município, pagas pelos órgãos públicos municipais, também foram e ainda são comuns serem encontradas nas páginas de O Progresso. As mas antigas permitem encontrar discursos, e outros dados que muitas vezes não é possível encontrar em entrevistas. Sobre os resultados dos pleitos, O Progresso fazia e faz questão de divulgar os dados de todos os municípios.

Outro fato registrado pelo jornal foi o da polêmica emancipação do distrito de Vicentina. Tentada pela primeira vez em 1978, a independência política só foi conquistada em 1987, depois de muito debate e brigas que chegaram a atos de violência.

Por enquanto tenho dados coletados do jornal até o pleito de 1988. Ainda há muito que pesquisar para que se possa ter um panorama mais amplo dos embates políticos neste município, afamado por eleições acirradas e quentes, e por ser berço político de importantes nomes da política estadual, como o deputado Londres Machado (PR) e o governador André Puccinelli (PMDB).

Por seu compromisso com o registro dos fatos locais, o jornal O Progresso contribui significativamente com a produção da história de Fátima do Sul e também de outros municípios. A preservação de seu acervo, que vem sendo feita com muita dedicação pelos alunos da UFGD, sem dúvida alguma contribuirá para que outros pesquisadores ou simplesmente curiosos por saber o passado de seus municípios, estado ou país, possam ter acesso a esse tipo de conhecimento. PARABÉNS JORNAL O PROGRESSO PELOS SEUS 64 ANOS DE HISTÓRIA!    

* Professor de História em Fátima do Sul. E-mail: wc-chagas@hotmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você
MS DESTAQUE
Com práticas voltadas para Educação e Gestão Pública, MS é destaque em 1º Prêmio do Brasil Central
FERIADÃO CHEGANDO
Feriado prolongado na pandemia: consciência, reponsabilidade e cuidados redobrados
TURISMO
Conheça o Vancouver com um visto Canadense
DEFESA CIVIL ALERTA
ALERTA DEFESA CIVIL: Tempo seco pode trazer riscos à saúde e incêndios florestais em todo MS
TECNOLOGIA
Detran-MS implementa sistema inovador para pagamento de guias por cartão de débito de todos os bancos
TRAGÉDIAS DA COVID-19
Grávida morre após pegar Covid durante chá de fraldas surpresa
ESPAÇO SAÚDE
Gripe, alergia ou resfriados? Você sabe a diferença?