Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Jornal O Progresso - 64 anos

Jornal O Progresso e sua contribuição com a História de Fátima Do Sul

29 Abr 2014 - 13h32Por * Por Wagner Cordeiro Chagas

Graças a Deus e muito empenho encerro em agosto próximo minha pesquisa de mestrado em História pela UFGD. Como bom apaixonado pelo campo da pesquisa histórica, iniciei este ano um novo projeto, o qual buscará compreender alguns aspectos da história política de Fátima do Sul (minha amada terra-natal), mais precisamente as eleições de prefeito e vereador.

Neste desafio, além de vasculhar arquivos locais, oficiais e não-oficiais, entrevistar moradores, ex-dirigentes políticos, entre outros, uma fonte tem feito a diferença em minhas pesquisas: o acervo do jornal O Progresso, que este mês completa 64 anos de existência. Pesquisei em seu acervo entre 2011 e 2012, e, por último, no acervo que se encontra, em partes, digitalizado e disponível no Centro de Documentação Regional (CDR) da FCH-UFGD, devido a uma parceria entre a universidade e o jornal.

Por ser o mais antigo do estado e da cidade de Dourados, distante cerca de 35 quilômetros da cidade “Favo de Mel”, são inúmeras as matérias divulgadas que fazem referência ao município, tendo grande quantidade de matérias relacionadas à formação da região por meio da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND) e à política local. O primeiro, e um dos mais importantes, pois nos permite confirmar fatos relatados pelas memórias de antigos moradores, é o que diz respeito à primeira eleição da então Vila Brasil. Com a emancipação ocorrida no dia 11/12/1963, as eleições estavam marcadas pelo TRE-MT para serem realizadas no mês de maio de 1964, como traz a matéria: “Eleições nos novos municípios”, datada de 20/12/1963. No entanto, devido ao golpe militar de 1964, o pleito foi adiado e só ocorreu em 4 de abril de 1965. O prefeito eleito foi o comerciante Antônio Gabriel (UDN) numa disputa com João de Castro (PTB).

Divulgações comemorativas ao aniversário de emancipação do município, pagas pelos órgãos públicos municipais, também foram e ainda são comuns serem encontradas nas páginas de O Progresso. As mas antigas permitem encontrar discursos, e outros dados que muitas vezes não é possível encontrar em entrevistas. Sobre os resultados dos pleitos, O Progresso fazia e faz questão de divulgar os dados de todos os municípios.

Outro fato registrado pelo jornal foi o da polêmica emancipação do distrito de Vicentina. Tentada pela primeira vez em 1978, a independência política só foi conquistada em 1987, depois de muito debate e brigas que chegaram a atos de violência.

Por enquanto tenho dados coletados do jornal até o pleito de 1988. Ainda há muito que pesquisar para que se possa ter um panorama mais amplo dos embates políticos neste município, afamado por eleições acirradas e quentes, e por ser berço político de importantes nomes da política estadual, como o deputado Londres Machado (PR) e o governador André Puccinelli (PMDB).

Por seu compromisso com o registro dos fatos locais, o jornal O Progresso contribui significativamente com a produção da história de Fátima do Sul e também de outros municípios. A preservação de seu acervo, que vem sendo feita com muita dedicação pelos alunos da UFGD, sem dúvida alguma contribuirá para que outros pesquisadores ou simplesmente curiosos por saber o passado de seus municípios, estado ou país, possam ter acesso a esse tipo de conhecimento. PARABÉNS JORNAL O PROGRESSO PELOS SEUS 64 ANOS DE HISTÓRIA!    

* Professor de História em Fátima do Sul. E-mail: wc-chagas@hotmail.com

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - PRESTANDO CONTAS
Usina Fátima do Sul Agro-Energética publica relatório de Transparência e Igualdade salarial
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ganham premiação estadual
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Foto: Mairinco de Paula AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Workshop de prevenção aos incêndios florestais em MS acontece nos dias 9 e 10 de abril; CONFIRA

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos