Menu
SADER_FULL
terça, 2 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
JATEÍ - NA PANDEMIA

Jateí usa plantas suculentas para ocupar idosos na pandemia 'Isolados sim, Sozinhos não'

A ação faz parte do projeto "Isolados sim, sozinhos não", coordenado pela Prefeitura de Jateí

11 Dez 2020 - 13h08Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

JATEÍ - O isolamento social de idosos, necessário para evitar o contágio do coronavírus, tem gerado grandes preocupações em relação à maneira como tem sido realizado. Diferentemente das demais faixas etárias, o maior desafio para esse público é a barreira tecnológica que os isolam ainda mais de familiares e conhecidos além do agravante de não poderem sair de casa e manterem suas interações sociais.

Em Jateí, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos tem sido uma excelente ferramenta de interação, inclusão social e de resgate da autonomia das pessoas, de maneira que possam ter uma vida digna e cheia de propósitos. Uma das ações é usar os cuidados com plantas ornamentais para ocupar o tempo ocioso dos idosos.

A ação faz parte do projeto “Isolados sim, sozinhos não”, coordenado pela Prefeitura de Jateí, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. O projeto foi abraçado pela coordenação do Projeto Conviver e teve ótimo resultado na interação e ocupação da pessoa idosa.  O projeto usa os cuidados com plantio e cuidados com plantas suculentas, que exigem atenção com seu desenvolvimento.

O projeto consiste na distribuição de mudas e utensílios para o plantio, sendo que as orientações e  acompanhamento semanal de idosos acontecem via grupos de aplicativo de mensagem,  visitas em domicílio e/ou ligações telefônicas, além do oferecimento de mudas, vasos, substrato e informações para o cultivo de plantas suculentas. A proposta de trabalho é fazer com o que os beneficiários mantenham contato entre si e sejam estimulados a desenvolver uma atividade ocupacional prazerosa através do contato com as plantas.

De acordo com a coordenação do projeto, o trabalho será desenvolvido durante o período de isolamento social pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para a pessoa idosa, que irá fazer o acompanhamento dos idosos por meio de visitas em domicílio e mídias eletrônicas.

Além da ocupação mental da pessoa idosa, o projeto é também uma importante ferramenta de educação ambiental. Cada idoso irá receber 01 kit e instruções sobre a participação no projeto. As instruções de plantio e cultivo serão apresentadas por meio de vídeos gravados por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT) e vídeos disponibilizados na internet.

A proposta é fazer com que os idosos realizam o cultivo das plantas e façam postagens de suas experiências no grupo, através de fotos e vídeos. Eles também serão estimulados a compor arranjos com suculentas e a reaproveitar materiais disponíveis em suas casas, como recipientes (xícaras, vasos, copos latas etc) e matérias-primas para o preparo de substratos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EM MS
Jateí na lista, Agricultores de 08 cidades tiveram financiamento aprovado para sistema de irrigação
JATEÍ - MAIS 50 CASAS
Jateí terá mais 50 casas que serão implantadas pelo Projeto 'Lote Urbanizado'
VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM MS
Jateí está acima da meta de vacinação com 104,39% na 1ª fase contra covid-19, MS já vacinou 48,22%
Odirlei com a esposa Cirlei: O casal morava em Ponta Porã FÁTIMA DO SUL E JATEÍ DE LUTO
Acidente em Ponta Porã mata agricultor que tem familiares em Jateí e Fátima do Sul
JATEÍ - SESSÃO SOLENE
Na Câmara, Eraldo cita união para vencer desafios e trabalho para garantir resultados para Jateí
JATEÍ - AUXÍLIO FINANCEIRO
JATEÍ: Prefeitura informa datas para inscrições da concessão de auxílio financeiro Bolsa de Estudo
JATEÍ - PROCESSO SELETIVO
Processo Seletivo tem inscrições abertas, confira o edital em Jateí
JATEÍ - VACINAÇÃO COVID-19
Jateí está preparada para começar vacinação, anuncia prefeito Eraldo
JATEÍ - TARDE MEMORÁVEL
Em Jateí, 'escritores da história' recebem obra e destacam sua construção, VEJA FOTOS
JATEÍ - BOLETIM COVID-19
Jateí e mais 4 cidades de MS ainda não registraram óbitos por covid, veja o boletim das últimas 24h