Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de fevereiro de 2021
SADER_FULL
Busca
JATEÍ - ÁRVORES

Jateí planta árvores para semear a vida e embelezar a cidade

Jateí planta árvores para semear a vida e embelezar a cidade

9 Nov 2020 - 11h08Por ELIAS FERREIRA

Árvore é vida. Com essa filosofia, o município de Jateí mantém um trabalho permanente de arborização, tanto na cidade quanto na zona rural, especialmente no repovoamento das matas ciliares dos rios e córregos.
Para garantir um processo continuado de reflorestamento, Jateí implantou um Sítio-Escola, que foi idealizado e coordenado pelo saudoso Gerson Pereira Dias. No local, um viveiro de mudas fornece a matéria–prima para que a cidade e o campo tenham mais verde, fonte da vida terrestre.

Uma das ações mais recentes do trabalho de plantio e replantio de árvores aconteceu na semana passada, quando foram plantadas espécies nativas na praça central da cidade. São quaresmeiras, pau-brasil, jacarandá, pau-ferro e pau-de-rosas. As espécies se juntaram onde já existem árvores de ipê-rosa, realçando a beleza nativa e proporcionando outros espaços com sombra. Fotos: Elias Ferreira 

O plantio priorizou o uso de espécies de ocorrência natural na região, ou seja, plantas nativas, pois Jateí está situado no bioma da mata atlântica. Também foi levado em conta a diversidade de espécies e suas características, como velocidade de crescimento, produção de frutos secos e madeira resistente para evitar quedas, madeiras livres de espinhos e que não produzem substâncias tóxicas, além de promoverem bom efeito estético. 

Uma espécie, em especial, foi plantada com um olhar diferente. O plantio de pau-brasil foi feito pelo valor simbólico e histórico, mesmo sendo uma espécie espinhenta. A muda da espécie de pau-de-rosas foi doada pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina, Pablo Diego Barros de Jesus. 

USO E PRESERVAÇÃO 

Ao fazer o plantio, integrantes da equipe pedem para a população ajudar a cuidar,  tendo o máximo de respeito com as mudas plantadas, que são frágeis e precisam de atenção até que se estabeleçam. 

A equipe lembra que a praça é um espaço público com função social, histórica e cultural, dotada de cobertura vegetal, brinquedos e outros materiais lúdicos, canteiros e bancos. Sua existência em áreas urbanas traz enormes benefícios às pessoas como melhoria da qualidade do ar, formam barreiras para a propagação do som e de poluição, além de promover a estabilidade climática com redução da temperatura e aumento na umidade do ar.

As praças também favorecem o solo, o ciclo hidrológico - mesmo que em pequena escala -, facilitando o escoamento e a absorção das águas pluviais, bem como a melhoria no aspecto da paisagem urbana, no aspecto psicológico (gerando conforto e bem-estar

Deixe seu Comentário

Leia Também

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EM MS
Jateí na lista, Agricultores de 08 cidades tiveram financiamento aprovado para sistema de irrigação
JATEÍ - MAIS 50 CASAS
Jateí terá mais 50 casas que serão implantadas pelo Projeto 'Lote Urbanizado'
VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM MS
Jateí está acima da meta de vacinação com 104,39% na 1ª fase contra covid-19, MS já vacinou 48,22%
Odirlei com a esposa Cirlei: O casal morava em Ponta Porã FÁTIMA DO SUL E JATEÍ DE LUTO
Acidente em Ponta Porã mata agricultor que tem familiares em Jateí e Fátima do Sul
JATEÍ - SESSÃO SOLENE
Na Câmara, Eraldo cita união para vencer desafios e trabalho para garantir resultados para Jateí
JATEÍ - AUXÍLIO FINANCEIRO
JATEÍ: Prefeitura informa datas para inscrições da concessão de auxílio financeiro Bolsa de Estudo
JATEÍ - PROCESSO SELETIVO
Processo Seletivo tem inscrições abertas, confira o edital em Jateí
JATEÍ - VACINAÇÃO COVID-19
Jateí está preparada para começar vacinação, anuncia prefeito Eraldo
JATEÍ - TARDE MEMORÁVEL
Em Jateí, 'escritores da história' recebem obra e destacam sua construção, VEJA FOTOS
JATEÍ - BOLETIM COVID-19
Jateí e mais 4 cidades de MS ainda não registraram óbitos por covid, veja o boletim das últimas 24h