Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
JATEÍ - ÁRVORES

Jateí planta árvores para semear a vida e embelezar a cidade

Jateí planta árvores para semear a vida e embelezar a cidade

9 Nov 2020 - 11h08Por ELIAS FERREIRA

Árvore é vida. Com essa filosofia, o município de Jateí mantém um trabalho permanente de arborização, tanto na cidade quanto na zona rural, especialmente no repovoamento das matas ciliares dos rios e córregos.
Para garantir um processo continuado de reflorestamento, Jateí implantou um Sítio-Escola, que foi idealizado e coordenado pelo saudoso Gerson Pereira Dias. No local, um viveiro de mudas fornece a matéria–prima para que a cidade e o campo tenham mais verde, fonte da vida terrestre.

Uma das ações mais recentes do trabalho de plantio e replantio de árvores aconteceu na semana passada, quando foram plantadas espécies nativas na praça central da cidade. São quaresmeiras, pau-brasil, jacarandá, pau-ferro e pau-de-rosas. As espécies se juntaram onde já existem árvores de ipê-rosa, realçando a beleza nativa e proporcionando outros espaços com sombra. Fotos: Elias Ferreira 

O plantio priorizou o uso de espécies de ocorrência natural na região, ou seja, plantas nativas, pois Jateí está situado no bioma da mata atlântica. Também foi levado em conta a diversidade de espécies e suas características, como velocidade de crescimento, produção de frutos secos e madeira resistente para evitar quedas, madeiras livres de espinhos e que não produzem substâncias tóxicas, além de promoverem bom efeito estético. 

Uma espécie, em especial, foi plantada com um olhar diferente. O plantio de pau-brasil foi feito pelo valor simbólico e histórico, mesmo sendo uma espécie espinhenta. A muda da espécie de pau-de-rosas foi doada pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina, Pablo Diego Barros de Jesus. 

USO E PRESERVAÇÃO 

Ao fazer o plantio, integrantes da equipe pedem para a população ajudar a cuidar,  tendo o máximo de respeito com as mudas plantadas, que são frágeis e precisam de atenção até que se estabeleçam. 

A equipe lembra que a praça é um espaço público com função social, histórica e cultural, dotada de cobertura vegetal, brinquedos e outros materiais lúdicos, canteiros e bancos. Sua existência em áreas urbanas traz enormes benefícios às pessoas como melhoria da qualidade do ar, formam barreiras para a propagação do som e de poluição, além de promover a estabilidade climática com redução da temperatura e aumento na umidade do ar.

As praças também favorecem o solo, o ciclo hidrológico - mesmo que em pequena escala -, facilitando o escoamento e a absorção das águas pluviais, bem como a melhoria no aspecto da paisagem urbana, no aspecto psicológico (gerando conforto e bem-estar

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AÇÕES
Em Jateí, Prefeitura mantém trabalho permanente de atenção às estradas rurais
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados