Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
domingo, 14 de junho de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
JATEÍ EM DESTAQUE

Jateí participa da campanha de prevenção ao câncer bucal na população carcerária de MS

31 Mai 2025 - 10h27Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

Em parceria com o governo estadual, a Prefeitura de Jateí, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, participou esta semana de uma importante campanha, que é a de prevenção do câncer bucal na população carcerária de MS. Profissionais da odontologia foram até o presídio feminino de Jateí para levar orientações e atendimentos às internas.

O foco da ação foram as palestras visando conscientizar as internas sobre a importância da higiene bucal e dos cuidados preventivos.

Durante a atividade, foram abordadas orientações sobre escovação, uso do fio dental, alimentação saudável e sinais de alerta para doenças bucais.

Maio Vermelho – Coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, através da Divisão de Assistência à Saúde Prisional, a campanha faz parte do Maio Vermelho, que é uma campanha anual que visa não só informar, mas também criar uma cultura de autocuidado entre a população carcerária. O trabalho conjunto entre Estado e municípios mobilizou profissionais de saúde bucal que atuam tanto nas unidades prisionais como nas redes públicas.

Palestras levaram orientações para a prevenção do câncer às internas, em Jateí

Segundo a chefe da Divisão de Assistência à Saúde da Agepen, Liléia Leite, o “Maio Vermelho” é uma campanha anual que visa não só informar, mas também criar uma cultura de autocuidado entre a população carcerária. “Nosso objetivo é alertar sobre os principais fatores de risco, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a má higiene bucal. Além disso, buscamos capacitar os participantes para que sejam multiplicadores dessa informação dentro das celas”, destaca Liléia.

Ações práticas e educativas – As atividades incluíram palestras, rodas de conversa e exames preventivos, além da entrega de kits de higiene bucal, compostos por escova, creme dental e fio dental. Os temas abordados nas palestras destacaram temas como a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca; sinais e sintomas que devem ser observados; fatores de risco associados à doença, orientações práticas sobre higiene bucal e prevenção etc.

A campanha não ficou restrita à capital. Unidades prisionais de diversas cidades, como Três Lagoas, Jateí, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Corumbá, Jardim e Aquidauana, além dos grandes presídios da região de Campo Grande — como o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Penitenciária da Gameleira e o Instituto Penal de Campo Grande — também receberam as ações.

Para a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, a iniciativa reafirma a importância de ações preventivas no sistema prisional, promovendo dignidade e bem-estar, além de reduzir custos futuros com tratamentos de doenças que poderiam ser evitadas. “Trabalhar a prevenção é fundamental. A informação salva-vidas e, dentro dos presídios, ela tem ainda mais impacto, pois rompe ciclos e transforma realidades”, conclui a dirigente.

Conforme a diretora, a campanha reforça o cuidado que já é oferecido dentro da rotina de assistência à saúde prestada à população carcerária do Estado.

(Da redação com assessoria/Agepen/MS)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ABUSO INFANTIL
Jateí faz jornada contra abuso e exploração do trabalho infantil
FROTA MUNICIPAL
Prefeitura de Jateí anuncia aquisição de mais três veículos para frota municipal
CONVIVER JATEI
Em Jateí, Arraiá do Conviver faz "esquenta" para a grande festança de São Pedro
JATEI
Visita a história: Em Jateí, prefeita e estudantes conhecem "Sala da Memória" do Sítio São Pedro
CONFERÊNCIA DE SAÚDE
Jateí realiza sua Conferência Municipal de Saúde no dia 12 de junho

Mais Lidas

LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
Região
A Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
Ana Célia de Medeiros Santana Vicente será a primeira mulher a presidir a ACIFAS. FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIAFÁTIMA DO SUL - NOVA DIRETORIA
Ana Célia entra para a história como a primeira mulher a assumir a presidência da ACIFAS de Fátima
Projeto de Lei de autoria da vereadora Elizângela da Komby garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima do SulAÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBY
Elizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
COPA DO MUNDO 2026
Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026