Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
JATEÍ - TÍTULO CIDADÃO

Depois de 62 anos em Jateí, Eraldo Jorge Leite recebe o título de Cidadão Jateiense

10 Nov 2021 - 11h50Por Elias Ferreira / Lupa News

Nascido em Presidente Venceslau-SP há 69 anos de idade, sendo mais de 62 morando em Jateí, o prefeito Eraldo Jorge Leite recebeu, enfim, o título de cidadania local. A outorga foi entregue na noite de segunda-feira, em sessão solene da Câmara de Vereadores realizada no Centro Cultural José Jorge Leite. A entrega ocorreu junto com outras dezenas de homenageados, pois há mais de cinco anos o Legislativo não fazia este tipo de homenagem.

Eraldo Leite recebeu o título acompanhado de sua esposa Maria Aparecida Neres Leite e demais familiares. Ao comentar sobre a comenda, o prefeito agradeceu a Câmara pelo gesto e reafirmou sua disposição em continuar sendo um guerreiro na luta em defesa de Jateí e sua população. "Eu ainda criança já acompanhava meu pai nos movimentos políticos e comunitários que culminaram com a emancipação de nossa Jateí. E este amor por Jateí vou carregar para a vida toda, em todos os dias que Deus me der vida e saúde", enfatizou o prefeito.Eraldo recebeu o título ladeado pela filha Kelly e esposa Maria Neres Leite. Sessão também entregou título para dezenas de homenageados.

Eraldo Leite recebeu o título de Cidadão Jateiense dentro das comemorações dos 58 anos de independência política e administrativa, celebrado em 11 de novembro.

ERALDO E JATEÍ: UMA HISTÓRIA DE AMOR E LUTA

A história do município de Jateí e a de seu atual prefeito, Eraldo Jorge Leite, andam juntas no tempo. O município completa neste dia 11 de novembro seus 58 anos de emancipação político administrativa, enquanto o prefeito completou em 28 de setembro 69 anos de idade. A diferença é que o prefeito Eraldo chegou a Jateí, junto com sua família, quando ainda se formava o então povoado, no final de 1.959 e começo de 1.960, época que ainda pertencia a Dourados. O filho de Bernadete e José Jorge Leite tem, então, mais de seis décadas de existência em Jateí, quatro anos a mais que os 58 anos de emancipação de Jateí.

Eraldo Leite aportou em Jateí quando tinha por volta de seus 7 anos de idade, vivenciando todo o processo de desenvolvimento da localidade. Seu pai, Zé Jorge, foi uma das lideranças políticas da época que encamparam a luta pela independência política de Jateí, vindo a ser o seu terceiro prefeito, já na década de 1.970.

A paixão política de Zé Jorge acabou por atrair Eraldo para disputas eleitorais no município, tendo disputado sete eleições e vencido cinco delas, estando no quinto mandato como prefeito, um recordista no Estado. Além de Eraldo, o patriarca da família também despertou o gosto para a política em seus irmãos Carlos Aberto (Beto) - que foi vereador em Jateí -, Maria Jorge (Mariquinha) e José Jorge Filho (Zito), que tiveram mandatos na Câmara de Fátima do Sul.

Durante a campanha de reeleição em 2020, Eraldo se encontrou com o empresário Alessandro Boigues, na Fazenda Chapadão, que se tornou expoente na criação de suínos no Estado.  Eraldo Leite se emocionou ao relembrar sua própria história em Jateí. Alessandro é filho de Arthur Boigues, dono da primeira cerealista de Jateí - que era localizada onde hoje está o Clube Piscina - onde Eraldo trabalhou dos 13 aos 16 anos. "Comecei trabalhar cedo e seu Arthur foi meu primeiro empregador", relembrou o atual prefeito para Alessandro, que atualmente é um dos principais suinocultores do município. (Da redação com o livro Jateí - História e Cultura -, publicado em dezembro de 2020.

(Da redação com o livro Jateí – História e Cultura -, publicado em dezembro de 2020)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AÇÕES
Em Jateí, Prefeitura mantém trabalho permanente de atenção às estradas rurais
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
CAMPANHA ACIFAS DAS MÃES 2024 FÁTIMA DO SUL - CAMPANHA DAS MÃES ACIFAS
ACIFAS vai sortear R$ 10 mil e 02 Bicicletas Elétricas na campanha da Mães, veja como participar

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS